Do pesadelo à redenção: como Sancho se reergueu no Borussia Dortmund
Criticado pelo próprio treinador e afastado no Manchester United, meia-atacante volta ao clube onde brilhou e agora leva time alemão à final da Champions como protagonista Jadon Sancho viveu sonhos e pesadelos nos últimos anos como jogador profissional. Depois de brilhar pelo Borussia Dortmund entre 2018 e 2021, o meia-atacante inglês voltou ao país natal ao assinar como um nome de peso para o Manchester United. Nos Red Devils não se encontrou e deixou o clube pelas portas dos fundos. Agora, de volta ao futebol alemão, ele volta a brilhar e se torna destaque de um Dortmund finalista da Liga dos Campeões.
Acompanhe Borussia Dortmund x Real Madrid em Tempo Real no ge a partir das 16h do dia 1 de junho.
Do sonho ao pesadelo
Após se destacar nas categorias de base do Watford e do Manchester City, Sancho entrou no radar do Borussia Dortmund e logo foi contratado para o sub-19. No clube alemão, não demorou muito para subir aos profissionais. Com apenas 17 anos, ele já se tornou uma das principais peças do time alemão na temporada 2017/2018.
Nos anos seguintes, o desempenho só melhorou. Sancho assumiu um estilo artilheiro e irreverente até se tornar uma das maiores promessas do futebol europeu.
Números de Sancho na 1ª passagem no Dortmund:
2020/2021: 38 jogos, 16 gols e 18 assistências;
2019/2020: 44 jogos, 20 gols e 19 assistências;
2018/ 2019: 43 jogos, 13 gols e 16 assistências;
2018/2017: 12 jogos, 1 gol e 4 assistências.
Sancho em ação pelo Borussia Dortmund em 2018
Sascha Steinbach/EFE
A grande fase pelo Dortmund chamou a atenção do Manchester United e acendeu o sonho de retornar à terra natal. Em um investimento de 73 milhões de libras (mais de R$ 521 milhões na cotação da época) no meio de 2021, os Red Devils acertaram a volta do meia-atacante à Inglaterra.
Sob o comando de Solskjaer, Sancho viveu um período turbulento do United. O clube passou por vexames na temporada 2021/2022, terminou fora da zona classificatória para a Liga dos Campeões e demitiu o treinador no meio da Premier League.
Foi então que o pesadelo de Sancho começou.
O substituto definitivo de Solskjaer foi Erik ten Hag, ex-técnico do Ajax. Durante o período em que trabalharam juntos, o treinador holandês e Sancho não se deram bem e terminaram 2023 em rota de colisão.
Na primeira temporada de ten Hag, Sancho terminou com números bem abaixo do esperado para uma contratação tão cara. O meia-atacante marcou sete gols e deu quatro assistências em 41 jogos disputados.
Em 2023/2024, o treinador e o jogador romperam de vez a relação.
A briga entre Sancho e Ten Hag começou após o técnico não relacionar o jogador para uma partida contra o Arsenal no início da temporada. Na ocasião, Ten Hag explicou a decisão e disse que o meia não vinha treinando bem.
Sancho usou as redes sociais para contestar o técnico e afirmou que estava sendo um “bode expiatório” pelos problemas do clube. Logo em seguida, foi afastado do elenco. De acordo com a imprensa britânica, o meia vinha chegando atrasado aos treinos.
Depois de disputar apenas três jogos na temporada atual, todos saindo do banco, Jadon Sancho buscou novos ares.
Números de Sancho no Manchester United:
2023/2024*: 3 jogos, sem gols ou assistências;
2022/2023: 41 jogos, 7 gols e 4 assistências;
2021/2022: 38 jogos, 5 gols e 3 assistências.
*Emprestado em janeiro de 2024 ao Borussia Dortmund.
Sancho Manchester United
Getty Images
A redenção
Em baixa pelo período ruim e conturbado no Manchester United, Sancho buscava redenção e para isso apostou no retorno para casa. O meia-atacante inglês assinou por empréstimo com o Borussia Dortmund e se tornou um dos pilares do time que hoje é finalista da Liga dos Campeões.
— Quando entrei no vestiário hoje, senti como se estivesse voltando para casa. Conheço o clube por dentro e por fora, estive muito próximo dos torcedores aqui e nunca perdi contato com os dirigentes — contou.
Sancho teve impacto imediato no Borussia Dortmund e nem de longe parecia o mesmo jogador que atuou pelo Manchester United. Apesar de ainda não ter os números impressionantes da primeira passagem, o meia-atacante encaixou no esquema de Edin Terzic e virou titular do treinador alemão.
Até aqui, Sancho disputou 23 jogos desde o retorno ao Dortmund com três gols marcados e duas assistências.
O objetivo principal de Sancho era voltar a ser feliz e jogar bem. Entre os caminhos para isso estava a sonhada Liga dos Campeões.
— Mal posso esperar para ver meus companheiros novamente, entrar em campo, jogar futebol com um sorriso no rosto, proporcionar gols, fazer gols e ajudar na classificação para a Champions League — declarou Sancho na volta ao Dortmund.
Sancho comemora gol pelo Borussia Dortmund na Liga dos Campeões 2023/2024
Hendrik Deckers/Borussia Dortmund via Getty Images
Sancho foi titular em todos os confrontos de mata-mata da Champions desde a chegada no Borussia Dortmund em janeiro deste ano.
No primeiro confronto com o PSG pela semifinal da Liga dos Campeões, Sancho brilhou. Ele infernizou a defesa do rival francês durante os 90 minutos no Signal Iduna Park. Segundo o site de estatísticas Sofascore, o inglês foi o melhor da vitória por 1 a 0 em casa, que encaminhou a vaga na decisão da Champions, com a nota 8,3.
Falta pouco para Sancho concluir essa jornada de herói, com brilho, tropeços e recomeço, para entrar de vez na história do Borussia Dortmund ao conquistar a segunda taça da Liga dos Campeões do clube.
O Borussia Dortmund encara o Real Madrid neste sábado, às 16h (horário de Brasília), em Wembley, pela final da Liga dos Campeões 2024/2024. O ge transmite a decisão em Tempo Real. geRead More