F1: Verstappen desafia pilotos a serem mais rápidos que ele na RBR
Sexto no GP de Mônaco, tricampeão mundial não conseguiu a pole position pela primeira vez em 2024: “Carro está no fio da navalha” A sexta colocação no Grande Prêmio de Mônaco não agradou Max Verstappen. O holandês, pela primeira vez em 2024, não conquistou a pole position, e largou da mesma posição que terminou a corrida. Longe dos líderes da prova, o tricampeão mundial de F1 afirmou que não foi um erro dele, e convidou pilotos a serem mais rápidos que ele no RB20.
GP de Mônaco: Leclerc quebra “maldição” e vence em casa pela 1ª vez
Review: F1 24 avança no modo carreira e piora na jogabilidade
Siga o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Max Verstappen no Grande Prêmio de Mônaco de F1 2024
Stefanos Kyriazis/NurPhoto via Getty Images
Errar não é algo que aparece no caminho de Max Verstappen nas pistas de Fórmula 1. Nos últimos anos, o holandês conquistou títulos com sobras. A concorrência cresceu em 2024, com mais vitórias de pilotos diferentes nos primeiros oito GPs do que em toda a temporada passada. Além do tricampeão, Carlos Sainz, Lando Norris e Charles Leclerc também subiram ao lugar mais alto do pódio.
Até Mônaco, Verstappen tinha oito pole positions seguidas, e igualou o recorde de Ayrton Senna, vigente desde 1989. Na última etapa, Charles Leclerc quebrou a sequência do holandês, que ficou apenas em sexto. Perguntado pela SkySports Itália se esse poderia ser considerado o seu primeiro erro da temporada, o piloto da RBR afirmou que não.
– Eu diria que não, e ficaria feliz em convidar qualquer pessoa para o paddock e dirigir este carro mais rápido do que eu. Eu estava forçando muito. O carro é super difícil. Entrei na primeira curva e de repente o carro está em cima de você. Não foi nada que tenha sido um grande erro, mas o carro está literalmente no fio da navalha para dirigir.
Novo projeto de autódromo no Rio inclui preservação ambiental
Sem F1 há 35 anos, Rio já teve fim de autódromo e projeto arquivado
Verstappen e Pérez garantiram dobradinha da RBR no GP do Japão
Mark Thompson/Getty Images
A lógica do carro difícil de pilotar pode ser apoiada com base no resultado do companheiro de equipe de Max Verstappen na classificação. Sergio Pérez enfrentou dificuldades e foi apenas o 18º no grid de largada do GP de Mônaco. Na corrida, o mexicano foi tocado por Kevin Magnussen e teve o carro destruído já na largada.
– Somos P18 e P6. Normalmente o Checo é muito bom nos circuitos de rua, ele é encorajado lá e acho que isso já diz o suficiente, que ele está nessa posição, então não posso ficar desapontado por estar em sexto.
Mônaco foi a segunda corrida do ano em que Verstappen foi superado na pista. No GP da Austrália, ele abandonou e abriu caminho para a vitória de Carlos Sainz. Em Miami, Lando Norris levou a McLaren ao primeiro lugar, enquanto o holandês ficou logo atrás, em segundo.
Alpine pode substituir Esteban Ocon no GP do Canadá; entenda
Max Verstappen no TL1 do GP de Mônaco
Clive Rose/Getty Images
– Eu sabia que Mônaco seria um dos nossos finais de semana mais difíceis e nós. provamos isso conscientes de que não somos perfeitos e que temos que trabalhar, temos que entender melhor nossas limitações e tentar trabalhar nisso.
Líder do campeonato, Verstappen já havia enfrentado problemas em outras corridas. Além da derrota em Miami, ele também quase foi superado por Lando Norris em Imola, no GP da Emilia-Romagna. O piloto da McLaren diminuiu uma larga diferença nas últimas voltas, mas o tricampeão foi esperto e soube segurar o adversário para garantir a vitória.
– Tem sido problemas diferentes. Provavelmente em Miami não acertamos o equilíbrio e talvez também com os pneus. Em Ímola, acho que conseguimos virar rodamos muito bem, mas por causa de todos os problemas, provavelmente não estávamos no nosso melhor com o pneu duro. Mas no geral, o desempenho foi muito bom.
FIA aconselha Andretti a comprar equipe que esteja em crise na F1
Max Verstappen, em exclusiva ao ge, opina sobre mudanças no regulamento da F1
A F1 retorna daqui a uma semana com o GP do Canadá, válido como a nona etapa da temporada. Confira o calendário completo. geRead More