RÁDIO BPA

TV BPA

Por que ostarina é doping? Entenda efeitos da substância

Por que ostarina é doping? Entenda efeitos da substância

Ostarina, que levou à suspensão de Thiago Braz, já provocou punições a outros atletas brasileiros Ostarina é uma substância com ação anabolizante, que atua nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona, e contribui para o aumento de massa muscular. Ela resultou na suspensão por 16 meses do campeão olímpico do salto com vara Thiago Braz e já apareceu em exames de antidoping que causaram punições a Tandara, do vôlei, a Manoel, zagueiro do Fluminense, e a Rodrigo Moledo, hoje na Chapecoense.
Thiago Braz durante salvo com vara em Mundial de Atletismo
Sam Barnes/Getty Images
Ostarina ém considerada doping pela Agência Mundial Antidoping (WADA) pelo efeito anabolizante que possui, aumentando massa muscular, força e potência.
— Ela se liga aos receptores andrógenos nas células e aumenta a síntese das proteínas, principalmente das proteínas musculares, induzindo o efeito anabolizante que a testosterona tem como característica. Isso faz com que aumente massa muscular e melhore a performance. Por isso é considerado doping, da mesma maneira que se consideram outros esteroides anabolizantes — explica Clayton Macedo, presidente do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
A substância é da classe SARM, sigla para Modulador Seletivo de Receptores Androgênicos (Selective Androgen Receptor Modulators, em inglês). Trata-se de uma classe de medicamentos proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2021.
A Resolução 791/2021 da Anvisa proíbe a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação, a manipulação, a propaganda e o uso desses produtos. Tal proibição se aplica a produtos industrializados e manipulados, importados e nacionais, com o objetivo, segundo a Anvisa, de “proteger a saúde da população”, visto que “os efeitos desses produtos, categorizados como medicamentos, são desconhecidos no corpo humano a longo prazo”.
Ostarina está listada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem como pertencente à categoria S1, de agentes anabolizantes, sendo “proibida em todo tempo, em competição e fora de competição”.
Saiba o que é ostarina, substância que foi encontrada no antidoping de Tandara
Fonte:
Clayton Macedo é presidente do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *