Presidente da federação analisa obras nas ciclovias de Maceió: “Estão chegando ao viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal”
Fachinetti diz que a capital tem hoje cerca de 60 km de estrutura exclusiva para os ciclistas As obras da ciclovia que liga os bairros do Farol e da Cidade Universitária, em Maceió, estão avançando. Presidente da Federação de Ciclismo de Alagoas, Antônio Fachinetti conversou com o ge nesta terça e comentou o projeto que pretende ajudar na mobilidade urbana da capital alagoana.
– Essa obra (que está sendo executada próximo à Praça do Centenário) me foi dito que era pra colocação de iluminação de leds na lateral da ciclovia. Mas a ciclovia está em obras e quase chegando no viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela vai até lá – detalhou Antônio, acrescentando que o projeto vai adiante:
– Após o viaduto, existe uma ciclofaixa que vai até o Conjunto Eustáquio Gomes.
Ciclistas na ciclovia da Avenida Fernandes Lima
Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Além da ciclovia na principal avenida de Maceió, o presidente da federação de ciclismo comemorou a implantação de outros espaços.
– Vale destacar que foram feitas, também, ciclofaixas na Rua Sandoval Arroxelas, na Avenida Siqueira Campos, na Avenida Marília Mendonça e existem ainda projetos para outras, como a que vai ligar a Avenida Galba Novaes de Castro à ciclovia da Durval de Góes Monteiro, passando ali pela lateral do antigo Makro.
Antonio Fachinetti, presidente da federação de ciclismo de Alagoas
Arquivo Pessoal
Apesar da ampliação, Fachinetti entende que a capital precisa aumentar as áreas destinadas aos ciclistas.
– Não tenho um número exato, mas acredito que Maceió tem cerca de 60 quilômetros (de estrutura exclusiva para os ciclistas). Não é o suficiente. Na minha opinião, a estrutura para a cidade ficar boa para o ciclista seria de 800 quilômetros de infraestrutura cicloviária, o que corresponde a ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas…
O presidente também fez um apelo para oferecer melhores condições aos usuários das bikes.
– Entendo que a cidade precisa ter, dentro da infraestrutura cicloviária, equipamentos como bicicletários e espaços para pequenos reparos nas bicicletas.
O ge apurou ainda que existe um estudo do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito para fazer a interligação cicloviária entre as partes alta e baixa de Maceió.
Avenida Galba Novaes de Castro deve receber ciclofaixa
Antonio Fachinetti/Cortesia geRead More