RÁDIO BPA

TV BPA

Ceará realiza Dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado

Ceará realiza Dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado

 Estado antecipa campanha nacional de vacinação, prevista para iniciar na segunda-feira. Ceará realiza Dia D de vacinação contra poliomielite neste sábado (27)
SMS
O Ceará realiza neste sábado (25) mais um Dia D de vacinação em todo o estado, marcando o início antecipado da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde, começará oficialmente em todo o Brasil na próxima segunda-feira, 27 de maio, e seguirá até 14 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Ceará, Ana Karine Borges, destacou a importância do evento: “No Dia D, estaremos com a vacina oral e injetável contra a paralisia infantil disponível para as crianças menores de 5 anos.” O objetivo é alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal.
Além de iniciar a campanha da pólio, o Dia D visa aproveitar os últimos dias da campanha nacional de vacinação contra a influenza, reforçar o esquema vacinal contra a Covid-19 com a vacina atualizada, XBB, e atualizar o esquema de vacinação da população em geral, conforme o calendário nacional.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil ou pólio, é uma doença contagiosa aguda e irreversível causada pelo poliovírus selvagem (PVS). Nos casos graves, pode causar paralisias musculares, afetando principalmente os membros inferiores.
No Dia D, o Governo do Ceará abrirá o Vapt Vupt do Papicu, das 10h às 16h, em parceria com as secretarias da Saúde (Sesa) e da Proteção Social (SPS). Nos municípios, a programação depende de cada secretaria de saúde.
Vacinas contra gripe e Covid-19 disponíveis
O Dia D também contemplará a aplicação de outras vacinas, como a da gripe. A campanha contra a influenza, iniciada no Ceará em 11 de março, aplicou até agora 1.349.713 doses, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 38,19%, segundo dados do LocalizaSUS.
Ana Karine Borges explicou que esse percentual está abaixo do esperado, especialmente para os grupos de risco. “O Ceará apresenta uma cobertura acima da média do país. No entanto, o percentual ainda é muito abaixo do esperado, sobretudo dos grupos prioritários,” destacou.
Para aumentar esses números, é importante que as pessoas procurem os postos de saúde dos municípios para tomar a dose do imunizante contra a influenza. Desde 29 de abril, a vacina está disponível para todos os públicos no estado.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: g1 Read More 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *