RÁDIO BPA

TV BPA

Copa do Mundo 2034: Arábia Saudita promete oito estádios na mesma cidade

Copa do Mundo 2034: Arábia Saudita promete oito estádios na mesma cidade

Sauditas se comprometem a erguer oito arenas do zero até 2032, e Marrocos garante maior estádio do mundo para 115 mil pessoas em 2030; confira mais detalhes das candidaturas Arábia Saudita anuncia estádio futurista para a Copa de 2034
A Fifa publicou nesta quarta-feira os dossiês das candidaturas às sedes da Copa do Mundo de 2030 e 2034, dois dias depois de receber os chamados “bid books” das federações interessadas em receber o evento. Para a edição de 2034, a Arábia Saudita promete um torneio em apenas cinco cidades, e com oito estádios em Riade.
✅Siga o canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
As cidades candidatas para 2034 são: Neom (que ainda nem existe e deve custar R$ 5 trilhões), Jedá, Abha, Riade e Al-Khobar. Outras 11 devem servir de suporte logístico para a Copa.
A promessa é que a capital Riade contará com oito estádios, sendo o maior deles o Rei Salman Internacional, com capacidade para mais de 92 mil pessoas. Ele deverá ficar pronto até 2029. Ao todo serão 15 arenas, sendo oito construídas do zero, com entrega até 2032.
Riade: oito estádios;
Jedá: quatro estádios;
Neom, Abha e Al-Khobar: um estádio em cada.
Nos meses entre junho e julho, quando costuma acontecer a Copa do Mundo, a temperatura média em Riade, por exemplo, é de 36 e 38 graus Celsius, respectivamente. A candidatura da Arábia Saudita não detalha quando o Mundial será realizado por lá.
+ Arábia Saudita anuncia projeto de estádio futurista para Copa 2034
King Salman International Stadium, maior estádio para a Copa do Mundo de 2034
Divulgação / Fifa
Estádio em Neom, na Arábia Saudita, ficará a 350 metros acima do nível do mar
Divulgação / Federação Saudita Futebol
Receber a Copa do Mundo de 2034 faz parte de um grande plano da Arábia Saudita para diversificar a sua economia, chamado “Visão 2030”. Isso inclui o futebol, esporte mais popular do país. Nesse dossiê, a federação de futebol saudita e o governo local não detalham ou sequer estimam o custo geral de realizar o megaevento.
Como só há candidaturas únicas, ou seja, sem concorrência, está definido que a Copa em 2030 será em Espanha, Portugal e Marrocos, além de Argentina, Paraguai e Uruguai, e a de 2034 será na Arábia Saudita.
Copa 2030: Espanha com mais sedes
Em relação ao Mundial daqui a seis anos, a maior parte dos jogos será na Espanha. O dossiê de candidatura em conjunto com Portugal e Marrocos apresenta 17 cidades candidatas a sedes, sendo nove espanholas.
Espanha: Barcelona, Bilbao, Corunã, Las Palmas, Madri, Málaga, San Sebastián, Sevilla e Zaragoza.
Marrocos: Tanger, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech, Agadir.
Portugal: Lisboa e Porto.
A proposta é de uso de 20 estádios, sendo um em cada cidade do Marrocos, três em Portugal e outros 11 na Espanha. Oito dessas arenas têm capacidade para mais de 60 mil pessoas sentadas, sendo três para mais de 80 mil torcedores. O maior deles será o Grand Stade Hassan II, na região de Casablanca, para 115 mil fãs de futebol.
Grand Stade Hassan II, estádio prometido por Marrocos para a Copa do Mundo de 2030
Divulgação / Yalla Vamos
Outra sugestão é que a Copa do Mundo de 2030 aconteça entre 13 de junho e 21 de julho, com a fase de grupos indo até 30 de junho. Seriam portanto 39 dias de competição, ao todo.
Argentina, Paraguai e Uruguai publicaram um “bid book” paralelo ao documento de Espanha, Marrocos e Portugal. Nele, são apresentadas como candidatas à Copa 2030: Assunção, Buenos Aires e Montevidéu.
+ Uruguai divulga projeto do novo Centenário para Copa do Mundo 2030
Projeto do novo Estádio Nacional do Paraguai, candidato a sede da Copa do Mundo de 2030
Divulgação / Conmebol
Esse dossiê destaca que os “Jogos de Celebração do Centenário Sul-Americano” serão antes das partidas do outro lado do Oceano Atlântico, e que as seleções terão entre 11 e 12 dias de viagem, mais cinco a seis dias de preparação para suas respectivas estreias.
Os estádios serão o Centenário, o Monumental e o Defensores del Chaco, além do novo Estádio Nacional do Paraguai, com capacidade para mais de 47 mil pessoas, e a ser construído a partir de 2026.
Fifa anuncia Copa de 2030 em seis países geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *