RÁDIO BPA

TV BPA

McLaren chega a 10 pódios seguidos pela primeira vez desde 2011

McLaren chega a 10 pódios seguidos pela primeira vez desde 2011

Boa temporada de Lando Norris e Oscar Piastri faz equipe britânica repetir seu feito em temporadas com Senna, Hamilton e outros nomes de destaque Oito vezes campeã mundial na Fórmula 1, a McLaren vive em 2024 um ano de protagonismo. Com o pódio conquistado por Oscar Piastri no GP da Bélgica no último fim de semana, a equipe britânica alcançou a marca de 10 pódios consecutivos, o que não acontecia há 13 temporadas, desde 2011, quando Jenson Button e Lewis Hamilton eram os pilotos.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Lando Norris e Oscar Piastri largaram na primeira fila do GP da Hungria de F1 2024
Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Com Oscar Piastri e Lando Norris à frente da equipe, a McLaren neste momento briga pelo título de construtores. Os britânicos têm 366 pontos e estão atrás somente da RBR, que tem o líder do campeonato Max Verstappen responsável pelos 277 dos 408 pontos.
Pódios
Mas o que fez a McLaren dar um salto e brigar no alto da F1? Após um início de temporada irregular, o conjunto britânico se encontrou a partir do GP da China, quando Norris ficou em segundo lugar. Foi na corrida seguinte, porém, que a maré virou de vez, e o inglês conquistou sua primeira vitória na carreira em Miami, nos Estados Unidos.
Chefe da equipe, Andrea Stella explicou a reação e a briga com a RBR, que tem dominado nos últimos anos a F1. Segundo o dirigente, a McLaren utilizou um pacote de atualizações a partir do GP de Miami que permitiu a competição em pé de igualdade com os austríacos. Ainda de acordo com ele, a segunda metade da temporada tem tudo para ser ainda melhor para o time inglês;
Lando Norris e Oscar Piastri no pódio do GP da Hungria de F1 2024
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
– Efetivamente, a Red Bull levou, para a pista, mais melhorias até agora em termos de peças físicas do que nós. Mas, falando pela McLaren, parece que agora estamos em condições de ter alguma vantagem com o desenvolvimento que tivemos, e diria que, para a segunda parte da temporada, teremos, em diferentes pistas, algumas atualizações. De certa forma, estou surpreso que tenhamos sido tão competitivos, considerando que, de Miami em diante, não trouxemos para a pista muitas peças novas. Então, isso significa que, obviamente, a atualização de Miami foi grande, mas ainda tem novidades para chegar na segunda parte da temporada – destacou Stella.
O ápice da McLaren em 2024 aconteceu no GP da Hungria, quando seus dois pilotos fizeram a dobradinha: vitória de Piastri e segunda colocação para Norris. A corrida, contudo, marcou a disputa entre os colegas de equipe e uma ordem dos chefes da equipe para o inglês ceder a primeira colocação ao australiano a três voltas da bandeirada.
No mês passado, o ge explicou essas mudanças e atualizações citadas por Andrea Stella que fizeram a McLaren melhorar. Confira abaixo:
Alteração nas entradas de resfriamento nos sidepods para um formato mais estreito e arredondado com o objetivo de melhorar a passagem do ar para a traseira do MCL38;
Mudanças na carroceria da máquina para aumentar a entrada de ar na parte traseira do carro;
Assoalho redesenhado com novas entradas de ar laterais para aumentar a aerodinâmica;
Nova asa dianteira, com troca dos flaps para aumentar a carga aerodinâmica, mudanças na geometria de suspensão dianteira e também nos dutos de freio dianteiros para aumentar o downforce.
Lando Norris: conheça a trajetória do jovem piloto britânico da F1
A boa fase pode fazer com que a McLaren iguale a segunda melhor campanha em termos de pódios consecutivas caso Piastri ou Norris conquistem uma das três primeira colocações na próxima corrida. Em 1988, ano de estreia de Ayrton Senna na equipe e também do primeiro título mundial do brasileiro, ele e Alain Prost conseguiram 11 pódios seguidos para o time inglês. A melhor marca da escuderia aconteceu em 2007 com Alonso e Hamilton ficando 17 vezes consecutivas entre os três melhores.
Pódios seguidos
A F1 encara uma pausa de quatro semanas e retorna em 25 de agosto com o GP da Holanda, 15ª etapa da temporada. Veja o calendário completo! geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *