RÁDIO BPA

TV BPA

A Informação Errada que Ganha Adeptos II: Daniel Dubois

A Informação Errada que Ganha Adeptos II: Daniel Dubois

Dubois é mais um exemplo que falta de conhecimento gera informações erradas Saudações Pugilísticas.
.
Daniel Dubois é o segundo boxeador desta série iniciada em julho com Terence Crawford. O objetivo desta linha de artigos é mostrar que informações incorretas por falta de conhecimento, pesquisa ou comprometimento com o boxe por quem as divulga, leva o aficionado pela modalidade a um caminho diferente ao da realidade sobre alguns boxeadores.
.
O peso-pesado inglês Daniel Dubois (21-2, 20 KOs) surgiu no profissionalismo como um furacão, em 2017, vencendo as primeiras lutas por nocaute/nocaute técnico. Com cinco ou seis vitórias de Dubois, comentei que era preciso um pouco de calma antes de aponta-lo como a grande estrela do boxe mundial, conforme alguns pareciam acreditar.
Lembro-me de uma crítica que recebi por ter expressado minha opinião recomendando cautela.
.
Foi a partir da 9ª luta do boxeador inglês que o conceito sobre ele no Brasil começou, erroneamente novamente, a mudar. Foi muito estranho ouvir de um “especialista” que antes o elogiava, que por ser um peso-pesado e ter vencido Kevin Johnson, um pugilista em final de carreira, apenas por pontos (mesmo depois das oito vitórias seguidas por nocaute), “talvez não fosse o boxeador que se esperava”. Não fizeram uma pesquisa para saber que apesar de várias derrotas, Johnson também perdera por pontos a disputa do título mundial contra Vitali Klitschko. Johnson, fora derrotado igualmente por pontos por Tyson Fury, Kubrat Pulev, Derek Chisora e Andy Ruiz, antes da luta contra Dubois. Mas isso também foi omitido.
.
Quando Dubois perdeu o combate e a invencibilidade para Joe Joyce, devido a uma lesão seríssima que ocasionou a fratura da órbita do olho esquerdo obrigando-o a abandonar a disputa, por aqui quem sempre o elogiara publicamente só faltou chama-lo de covarde. Diante da omissão, divulguei no blog não só a opinião do médico que realizou o procedimento para o tratamento, comunicando que a continuidade da luta poderia cega-lo, como informei que Dubois estava vencendo a luta no momento da paralização. A razão dessas informações serem omitidas no momento da crítica negativa, só o autor poderá explicar.
.
Mas talvez o ponto mais bizarro do que se comenta sem conhecimento de causa sobre Dubois, eu assisti em um vídeo que recebi de um amigo. Numa self, um especialista afirma que Daniel Dubois estava tão mal que a WBA o tinha retirado do ranking e já não ocupava nenhuma das 15 posições.
.
O especialista desconhecia que o motivo de não ocupar nenhuma das 15 posições no ranking fora ocasionado porque Dubois derrotara Trevor Bryan e se tornara campeão mundial. O campeão mundial sempre figura em posição de destaque no ranking e não entre os 15 colocados. É por esta razão que normalmente o 1º colocado no ranking é chamado de desafiante obrigatório. O tal especialista inacreditavelmente não sabia que Dubois se sagrara campeão WBA dos pesados e informava com erro.
.
Daniel Dubois não é o meu peso-pesado preferido na atualidade. Eu não sei quem vencerá o duelo contra Anthony Joshua no final do mês. Porém, assim como ocorre com Terence Crawford e outros que escreverei em futuros episódios, a informação errada por falta de conhecimento e/ou pesquisa de quem não deveria se pronunciar sem o devido cuidado, leva o aficionado por boxe muitas vezes a um entendimento errado sobre algum fato da modalidade. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *