Após bater, calouro argentino põe dupla da Williams no top 10 do grid
Com Colapinto e Albon garantidos no último segmento na disputa pela pole do GP do Azerbaijão, a equipe britânica voltou a ter seus dois pilotos no Q3 pela primeira vez em 2024 Franco Colapinto está sob os hofolotes de toda a Argentina desde sua repentina estreia na F1 há duas semanas, na Itália. Elogiado até pelo técnico da seleção argentina de futebol, o piloto da Williams bateu no primeiro treino livre do GP do Azerbaijão desta sexta-feira; na classificação deste sábado, porém, ajudou a equipe a voltar a largar entre os dez primeiros colocados com o colega Alexander Albon.
Acesse o canal do ge no WhatsApp
Leclerc conquista quarta pole no GP do Azerbaijão; veja grid
Franco Colapinto no GP do Azerbaijão de F1 em 2024
Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
A Williams não colocava seus dois pilotos no Q3 desde o GP de Las Vegas do ano passado, quando Albon chegou em quinto lugar e Logan Sargeant, em sexto. A dupla, porém, não conseguiu pontuar na prova; ficaram respectivamente com as 14ª e 16ª colocações.
NA PONTA DOS DEDOS: Raphael Sibilla e a repercussão da estreia de Franco Colapinto na F1
Colapinto não chegou a sofrer uma batida tão forte no TL1 no Circuito de Baku, nesta sexta. Mas o contato, a 18 minutos da bandeirada, interrompeu a sessão por oito minutos. O treino foi liderado por Max Verstappen, da RBR, e teve ainda outra batida, esta causada por Charles Leclerc.
Carro de Franco Colapinto é removido após batida no TL1 do GP do Azerbaijão da F1 em 2024
Andrej ISAKOVIC / AFP
A convocação de Colapinto, egresso da Fórmula 2, foi motivada por desempenho: a equipe se manteve insatisfeita com os resultados de Sargeant, que só pontuou uma única vez ao chegar em décimo lugar no GP dos Estados Unidos. Neste meio tempo, porém, Albon esteve entre os dez primeiros colocados em oito ocasiões.
O argentino de apenas 21 anos é o primeiro piloto do país na F1 nas últimas duas décadas: ele sucede Gaston Mazzacane, que disputou duas temporadas na categoria, a última em 2001, participando só de quatro GPs e abandonando três com falhas mecânicas.
Capa do Olé enaltece Franco Colapinto
Olé
Em sua primeira corrida, no Circuito de Monza duas semanas atrás, Colapinto classificou-se apenas em 18º mas ganhou seis posições, chegando em 12º na corrida. Já Alex Albon pontuou, em nono lugar.
Apesar do início promissor, já é uma certeza que o argentino não estará na F1 ano que vem: a vaga que ele ocupa hoje será assumida em 2025 por Carlos Sainz, que deixa a Ferrari para dar lugar a Lewis Hamilton – este, de saída da Mercedes após 11 anos.
Infos e horários – GP do Azerbaijão da F1 2024
Infoesporte geRead More