RÁDIO BPA

TV BPA

Chances Série B: Santos e Novorizontino vencem e superam os 90% de chances de subir

Chances Série B: Santos e Novorizontino vencem e superam os 90% de chances de subir

Tigre tem 91% de possibilidade de estar na Série A em 2025, mas o Peixe lidera o ranking do acesso com 93,9%. Na lanterna, o Guarani triunfa e segue na luta para fugir do rebaixamento Botafogo-SP 0 x 1 Santos | Melhores momentos | 27ª rodada | Série B 2024
O Santos está firme na missão para voltar ao Brasileiro Série A em 2025. O Peixe visitou o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz e venceu por 1 a 0. A vitória alavancou as chances do acesso do Peixe para 93,9%. Antes do início da 27ª rodada, o Peixe tinha 89,29%, representando um aumento de 4,61 pontos percentuais.
Na ponta da tabela da Série B, o Novorizontino recebeu o Brusque no Jorge Ismael de Biasi e saiu triunfante: 1 a 0. A magra vitória eleva ainda mais a possibilidade do inédito acesso do Tigre de Novo Horizonte de 83,57% para 91%, com um aumento de 7,49 pontos percentuais.
Vale destacar que Santos e Novorizontino, os únicos times com mais de 90% de chances de subir, vão se enfrentar na 28ª rodada, na próxima segunda-feira (21/09), na Vila Belmiro, às 21h (de Brasília)
+ Confira a tabela da Série B
Novorizontino tem 91% de chances de conquistar o inédito acesso
Pedro Zacchi/AGIF
Mesmo na segunda posição, o Santos ainda é o time que mais tem possibilidades de acesso. Nas chances da Série B, não são considerados somente os pontos, mas também os parâmetros de ataque e defesa dos últimos jogos (gols, finalizações, etc), adversários restantes, mandos de campo, entre outros critérios. Por exemplo, segundo colocado, o Santos em 27 jogos tem mais gols pró (40) do que o líder Novorizontino (32) e, além disso, o Peixe sofreu menos gols (19) do que o Tigre (21).
O Sport ficou no 1 a 1 com o Goiás e permaneceu na zona de acesso. Com o resultado do jogo, que foi disputado na Arena Pernambuco, o Leão da Ilha ficou na quarta colocação, mas teve uma ligeira queda nas suas possibilidades de acesso: de 63,02% para 54,65%, uma redução de 8,37 pontos percentuais.
Sport 1 x 1 Goiás | Melhores momentos | 27ª rodada | Série B 2024
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.
Veja a tabela abaixo:
Chances de acesso à Série A após a 27ª rodada
Risco de rebaixamento
Na parte de baixo da tabela, o Guarani, que vinha de duas derrotas, surpreendeu ao vencer o Mirassol por 1 a 0 no Brinco de Ouro. Anteriormente, o Bugre tinha 88,8% de chances de cair, mas o resultado positivo diminuiu as possibilidades para 72,76%, com uma redução de 16 pontos percentuais. Outro fator positivo para o Guarani é que o time foi o único time entre as equipes que lutam contra a degola que venceu na 27ª rodada.
Já o Brusque é o clube com mais chances de estar na Série C em 2025. O Quadricolor foi derrotado pelo Novorizontino por 1 a 0 no estádio Jorge Ismael de Biasi e aumentou em 5,6 pontos percentuais as suas chances de cair. A equipe tinha 81,8%, porém, com a derrota, ficou com 87,4%.
Guarani 1 x 0 Mirassol | Melhores Momentos | 27ª Rodada | Série B 2024
Veja a tabela abaixo:
Risco de rebaixamento para a Série C após a 27ª rodada
Metodologia
Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais dos quadros acima.
Apresentamos as probabilidades estatísticas baseadas em parâmetros de ataque e defesa das equipes quando jogam em casa ou fora. O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo). Para chegar às previsões sobre as chances de cada time terminar o campeonato em cada posição foi empregado o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações para gerar resultados. Para cada jogo ainda não disputado, realizamos dez mil simulações.
*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Igor Mattos, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *