RÁDIO BPA

TV BPA

Em formatura de diplomatas, Lula diz que Brasil não tem desavenças e ‘quer estar’ com Venezuela, Argentina e ‘todo mundo’

Em formatura de diplomatas, Lula diz que Brasil não tem desavenças e ‘quer estar’ com Venezuela, Argentina e ‘todo mundo’

 Presidente participou de evento no Itamaraty nesta segunda. Ele também destacou diversidade da turma de formandos e criticou ‘supremacia branca’ no Judiciário. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta segunda-feira (16) o fato de o Brasil não ter conflitos com nenhum país e que “quer estar” com Venezuela, Argentina, China, Estados Unidos e “todo o mundo”.
Ele deu as declarações durante cerimônia, no Itamaraty, de formatura de novos diplomatas formados pelo Instituto Rio Branco.
No pronunciamento, Lula defendeu a soberania brasileira e afirmou que o Brasil “não tem nada contra nenhum país”.
“Não temos nada contra os Estados Unidos, mas somos soberanos. Não temos nada contra a China, mas somos soberanos. E o Brasil quer estar com a China, com a Índia, com os Estados Unidos, com a Venezuela, com a Argentina. O Brasil quer estar com todo mundo. Agora, de forma soberana, respeitável. Porque não aceitamos ser menor que ninguém”, disse.
‘Supremacia branca’ no Judiciário
Lula também elogiou o Instituto Rio Branco, responsável pela formação dos novos diplomatas, pela turma com maior presença de mulheres e negros.
O presidente também disse ter se deparado com uma “supremacia branca” durante a posse de um ministro em um tribunal. Ele não especificou a qual evento se referia.
“Eu fui na posse de um ministro em um tribunal, era uma supremacia branca que não tem nada a ver com a realidade brasileira. Eu dizia que não vi nenhum aluno do Prouni naquela posse. Eu não vi nenhum aluno do Fies. Parecia que era um outro mundo”, afirmou.
“Então quando venho aqui e vejo que o Brasil está representado na questão de gênero, representado na questão racial, eu fico com orgulho. Orgulho porque o Itamaraty é um centro de excelência”, completou o petista.g1 > Mundo Read More  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *