RÁDIO BPA

TV BPA

Podcorrer #04 discute importância dos cuidados com a saúde mental

Podcorrer #04 discute importância dos cuidados com a saúde mental

Suzana Lyra lista ações que podem fazer a diferença em uma prova É indiscutível a importância da atividade física e o cuidado com a alimentação no dia a dia de todo atleta. Contudo, outro aspecto fundamental e que é muitas vezes deixado de lado é o cuidado com a saúde mental. Este é o tema do quarto e último episódio da temporada do vídeocast Podcorrer, que recebe a neuropsicóloga Suzana Lyra e a atleta Brenda Viana [assista no vídeo abaixo].
+ Podcorrer #01: o que um atleta de primeira viagem precisa fazer antes da maratona
+ Podcorrer #02: entenda os cuidados essenciais para um maratonista
+ Podcorrer #03: maratonista de 69 anos e nutricionista dão dicas para atletas
De início, Suzana fez um alerta para os praticantes de esporte que pensam muito mais nos cuidados físicos que na saúde mental.

“Muitos atletas não cuidam da saúde mental. E isso pode influenciar no desempenho deles”, destacou.
Suzana explica que a ansiedade é um dos problemas mais comuns relatados não só por atletas, mas qualquer praticante de atividade física. Segundo a neuropsicóloga, muitas vezes os pacientes contam que tudo acontece de forma repentina, mas não é bem assim.
– O poder da escolha é muito importante. Mas quando chega na ansiedade a escolha é diferente. Todos nós temos ansiedade, mas em graus diferentes. Ansiedade é antecipação de coisas futuras. Trago algo que não me aconteceu e nem sei se vai acontecer. E isso vai causando peso. Costumo dizer que a gente vai carregando sacos de batatas. É o famoso “do nada” a pessoa explode. Mas não existe “do nada” – esclarece a neuropsicóloga.
Podcorrer debate saúde mental no esporte
Podcorrer
Quem conhece bem os benefícios de ter um acompanhamento psicológico contínuo é a jornalista e atleta Brenda Vianna, que usa a terapia como uma ferramenta para lidar com a ansiedade.
– Eu faço terapia. E por conta dela consegui desabafar e tenho melhorado bastante. Mas quando não consigo fazer a terapia, a minha opção é tentar desafiar o meu corpo, tentar ir para o crossift, fazer corrida. Às vezes a gente está tão ansioso que reage com dor – inicia.
– Não adianta fazer atividade física se você não está bem com a saúde mental. O que a gente sente acaba acarretando muito na saúde mental. Às vezes, a ansiedade toma conta do seu corpo que você paralisa – completa Brenda.
Cuidados
Podcorrer debate saúde mental no esporte
Podcorrer
Além das consultas com psicólogos ou terapeutas, Suzana Lyra listou outras ações que podem fazer a diferença em uma prova e aumentar o desempenho dos atletas.
Primeiro lugar precisa ter bom sono. Um sono reparador, regulador. Precisa ter confiança de que fez a sua parte. Boa autoestima, respiração também. Saber respirar faz uma diferença enorme. E uma coisa importantíssima é a família, que precisa dar apoio. A gente precisa do apoio familiar”.
– Na dúvida, decida. A dúvida escraviza. A gente tem que tirar as dúvidas perguntando o que o fez paralisar. Muitas vezes o porquê é uma resposta. A gente consegue traçar manejos para que você se sinta mais preparado. Muitas vezes as pessoas não querem ir para psicólogo. Se a gente não trata da ansiedade, que na maioria das fases começa na infância, vai se sobrepondo – concluiu.
Com trabalho físico, nutricional e mental em dia, é hora de ir para a corrida e desfrutar do momento. A Maratona Salvador vai ser disputada neste domingo, e você pode ver aqui os detalhes dos percursos. O regulamento geral está disponível na internet.
Maratona Salvador: veja como serão camisa e medalha da prova
Maratona Salvador: inscrição solidária arrecada R$ 18 mil para Hospital Martagão Gesteira
Maratona sustentável: prova vai ter medalhas de plástico reciclável e redução de resíduo geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *