RÁDIO BPA

TV BPA

Taça das Favelas RS conhece campeões neste sábado; conheça os quatro times finalistas

Taça das Favelas RS conhece campeões neste sábado; conheça os quatro times finalistas

RBS TV transmite ao vivo as finais das categorias masculina e feminina a partir das 14h Sonha e joga: definidos os finalistas da Taça das Favelas RS 2024
O maior campeonato de favelas do mundo, a Taça das Favelas, criada com o objetivo de dar mais visibilidade às comunidades e revelar futuros talentos do esporte, ocorre pela segunda vez no Rio Grande do Sul. As finais das categorias masculina e feminina serão disputadas neste sábado, dia 21, com transmissão ao vivo da RBS TV para todo o Rio Grande do Sul.
+ Finais da Taça das Favelas RS: saiba onde assistir e como adquirir ingressos
Das 724 equipes inscritas, apenas quatro chegaram à grande decisão. O Municipal, atual campeão, encara o Bom Jesus, na categoria masculina, em busca do bicampeonato, enquanto as equipes do Piratini e Florescente vão em busca de uma conquista inédita na categoria feminina.
Os times que se sagrarem campeões de cada categoria representarão o estado na etapa nacional. Saiba mais sobre os quatro finalistas:
Municipal
O Municipal chega à decisão pela segunda vez. O time de Montenegro sagrou-se campeão ao bater o River da Estalagem na final do ano passado, em decisão por pênaltis. O goleiro Ryan foi o destaque da conquista ao defender três cobranças na decisão, garantindo a vitória por 4 a 3.
O time de Montenegro teve de superar as enchentes que atingiram sua sede, um dia após a conquista do título no ano passado e novamente em maio desse ano. O espaço ficou completamente inundado e quase tudo foi destruído, exceto a vontade de triunfar novamente.
– Nós fomos campeões no dia 19, e no dia 20 teve a enchente. Cheguei na sede e a água estava praticamente na altura da mesa, já era uns 90 centímetros de água. E eu lembrei da taça. Era o título mais importante da minha vida, da minha carreira. E eu não podia deixar a taça estragar – relembra o técnico Alex Gonçalves, o Leleco.
Taça das Favelas RS: Municipal e Bom Jesus são os finalistas masculinos
Com a conquista do título, a equipe do Municipal foi representar o Rio Grande do Sul na final da etapa nacional, em São Paulo. Para Leleco, a viagem para a capital paulista teve um significado especial de mostrar o potencial as comunidades e serviu de combustível para o time se reerguer e chegar novamente à decisão.
– Quando a gente foi a São Paulo, eu vi o pessoal falando que favela não era carência, era potência. E eu acho que é isso – resume Leleco.
Bom Jesus
– É uma oportunidade para mostrar o nosso futebol.
Dessa forma, Eduardo Pereira Martins, capitão do time do Bom Jesus, vê a chance de disputar a final da Taça das Favelas. O time leva o nome do conhecido bairro na zona leste de Porto Alegre, que já revelou jogadores como Luiz Adriano e mais recentemente Gabriel Carvalho, atual titular do Inter.
A equipe utiliza um campo da comunidade da capital gaúcha para realizar os treinamentos, já que não tem sede própria. Com o espírito comunitário que caracteriza a região, os jogadores se apoiam uns nos outros para superar os obstáculos e sonhar com o título inédito da competição.
– É mais orgulho dessa gurizada de realizar um sonho que eles têm no coração – diz o técnico Joel.
Piratini
O Piratini, de Alvorada, é um time de futsal que nasceu a partir da persistência e perseverança da capitã Claudineia Eckardt. Apaixonada por futebol, ela teve a ideia de chamar as amigas e filhas para formar um time. Das quadras, a equipe migrou para os gramados e conquistou a vaga na final.
– É um time de salão que pegou uma ou duas ali e está dando certo desde o começo. Agora a gente quer usufruir de tudo que a gente tem direito – diz Claudineia.
Equipe Piratini durante treinamento
RBS TV
Em busca da taça inédita, o time de Alvorada aposta na união das jogadores e nos laços de família. Duas filhas de Claudineia, Jessica e Karol, fazem parte da equipe.
– Tudo começou com a minha mãe. Ela tinha um time de futebol, jogava e eu sempre acompanhava ela nas quadras. Ela entrou para um time, as meninas foram saindo, e ela batalhou pelo projeto. Foi crescendo e se tornando o nosso time do coração. A nossa família está ali – resume Karol.
Florescente
A equipe do Florescente, de Viamão, foi criada em 2016 e conta atualmente com 16 atletas. O time surgiu após uma brincadeira entre amigas até a chegada da jogadora Tais Marques, em 2019. A atleta é uma das principais estrelas do time, com passagens pela dupla Gre-Nal e América-MG.
Tais Marques, atleta do Florescente
RBS TV
Como profissional, a jogadora atuou pelo Inter por dois anos e pelo Grêmio por um ano. Depois de seis meses jogando no América-MG, voltou ao Rio Grande do Sul, mas parou de jogar profissionalmente por causa da pandemia. Mas ao conhecer o time de Viamão, decidiu retornar ao futebol. Ela vê a Taça das Favelas como uma forma de reconhecer o trabalho de muitas jogadores.
– Eu amo estar jogando, eu quero estar ali para dar suporte, lugar de mulher é onde elas querem – diz Tais. – A Taça das Favelas é uma grande oportunidade, porque é muito difícil ter o reconhecimento para aquelas meninas sonhadoras que querem ter a oportunidade e essa está sendo a melhor oportunidade de todas, de incentivar o futebol feminino – acrescenta.
RBS TV transmite finais da Taça das Favelas RS neste sábado geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *