RÁDIO BPA

TV BPA

Vasco x Palmeiras será disputado sob a menor umidade no DF desde 2016

Vasco x Palmeiras será disputado sob a menor umidade no DF desde 2016

Balanço divulgado no início da tarde deste domingo apontou índice de 13% A partida válida pela 27ª do Campeonato Brasileiro, entre Vasco da Gama e Palmeiras, será sob o menor percentual de umidade relativa do ar já registrado na capital do país em um dia de uma partida desde 2016. O jogo ocorre às 16h deste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Vasco x Palmeiras: saiba tudo sobre o jogo da 27ª rodada do Brasileirão Série A
Por volta de 14h, a estação automática que fica dentro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 13% de umidade relativa do ar. A medição começou no início dos anos 2000, mas o recorte é desde 2013, quando o Mané Garrincha foi reinaugurado.
Vasco x Palmeiras no Mané Garrincha
Lucas Magalhães / ge
Em 9 de agosto de 2016, pelos Jogos Olímpicos, houve duas partidas com umidade muito baixa também.. A primeira foi entre Alemanha e Canadá, pelo Grupo F do futebol feminino. O time da América do Norte venceu por 2 a 1, sob uma umidade média de 14,7% durante a partida, que começou às 16h.
A segunda também foi na disputa do futebol feminino, mas entre China e Suécia, terminando em 0 a 0. Entretanto, como a partida ocorreu às 22h, a média da umidade no período foi de 32,7%.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a umidade do ar recomendada é em até 40%. Abaixo disso entre 21 e 30% temos o estado de atenção. Entre 12 e 20%, o estado de alerta e abaixo disso o estado de emergência.
No DF, nenhuma partida ocorreu abaixo de 12%. Entretanto, 62 partidas aconteceram com a umidade relativa do ar no dia abaixo de 40%. E quando analisados os dados da umidade durante as partidas, 40 partidas ocorreram com umidade abaixo dos percentuais recomendados.
Partida com a menor umidade
Já a partida realizada com a menor taxa de umidade relativa do ar média foi entre Brasiliense x Caldense, válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da série D de 2020. O jogo foi vencido pelo time da casa por 3×1.
A partida ocorreu em 20 de setembro, um domingo, às 15h, sob uma temperatura média de 33,5ºC e umidade média de 14,3%.
Pela Série A do Campeonato Brasileiro, a partida mais seca que aconteceu no DF foi entre Fluminense x Corinthians, em 2019, pela 19ª rodada. O jogo aconteceu num domingo, às 16h, e os termômetros registraram uma umidade média de 18% e temperatura média de 29,7%.
Seca no DF
Nas últimas semanas, a população do Distrito Federal sofreu com o clima seco e com as queimadas decorrentes da secura. O Parque Nacional e a Floresta Nacional sofreram com as queimadas, lançando fumaça e fuligem por todo o território.
No último dia 3 de setembro, o DF registrou a marca de 7% de umidade relativa do ar, a menor da história do Distrito Federal. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *