Seniesa se aposenta e boxe perde uma das suas maiores estrelas
Americana se retira invicta após tornar-se campeã indiscutível Saudações Pugilísticas.
.
Surpreso, quando soube eu fui me informar em outra fonte. Uma das minhas boxeadoras preferidas, Seniesa Carmem “superbad” Estrada, invicta com 26-0, 9 KOs, está se aposentando com apenas 32 anos de idade e um passado admirável no boxe.
.
Nos últimos 3/4 anos, eu escrevi cinco ou seis vezes sobre Seniesa, sempre comentando suas lutas por títulos mundiais e a qualidade do seu boxe, até tornar-se campeã indiscutível.
.
Boxeadoras como Katie Taylor, Claressa Shields, Jessica McCaskill, Cecília Braekus e Amanda Serrano são algumas das que normalmente permanecem em evidência. Mas quando surge um novo talento como, por exemplo, Seniesa Estrada, é preciso se tenha a mente aberta, não só para reconhecer, mas também visando a divulgação dos seus feitos.
.
Por que não se comentou no Brasil que Seniesa é detentora do mais rápido nocaute aplicado no boxe feminino com 7 segundos, mesmo depois da minha divulgação no blog do GE há anos? Ignorância? Falta de vontade? Preconceito? Seniesa já teve luta transmitida para o Brasil e não é tratada aqui como grande atleta que é. Aliás, depois da falta de informação no Brasil sobre as duas disputas por mundiais, uma delas com vitória na luta pelo interinato, pela brasileira Danila Ramos, eu não deveria estranhar.
.
Descendente de mexicanos, Seniesa precisou superar o preconceito para encontrar uma academia que preparasse mulheres para o boxe. O seu esforço foi recompensado tornando-se no amadorismo duas vezes campeã nacional dos Estados Unidos.
.
No profissionalismo, conquistou como mosca e mosca ligeiro o interino WBA e o prata WBC. Mas isso não era suficiente para Seniesa. A boxeadora baixou de peso para conquistar os mundiais peso-mínimo da WBA, do WBC, da IBF e da WBO. Seniesa unificou toda a categoria peso-mínimo, tornando-se campeã indiscutível.
.
No início da semana, Seniesa abdicou dos quatro tronos e se aposentou como boxeadora. Está esgotada e consciente da renúncia. Possivelmente, sente a vida dura como pugilista desde a infância. Numa carta aberta, Seniesa escreveu que depois de 23 anos dedicados ao boxe, ela não pode continuar, fisicamente e mentalmente, seguindo na carreira.
.
O aficionado que acompanha o boxe vai lamentar. Perdemos uma das maiores boxeadoras da atualidade, que optou corretamente pela sua saúde. geRead More