Vice-presidente do River-PI não confirma cargo em nova chapa para eleições: “Eu ainda não decidi”
Genivaldo Campelo, gestor do Galo, cita que foi feito a ele convite para participar de novo grupo, que vai disputar pleito em novembro. Entretanto, ele não quer estar presente no dia a dia do clube River-PI anuncia antecipação das eleições para presidência do Clube
Antes do lançamento do edital para as eleições do River-PI, previstas para novembro deste ano, o vice-presidente do Galo, Genivaldo Campelo, deixou o futuro dele em aberto no clube. O gestor confirmou que não tem mais o interesse de seguir no dia a dia do clube para resolução de problemas.
Convidado pela chapa da situação, que deve ser encabeçada por Jairo Cavalcante (candidato a presidente) e Júlio Arcoverde (candidato a vice-presidente), para ser diretor de futebol, Genivaldo não confirmou presença como peça da composição no pleito. De acordo com o dirigente, a ideia que ficaria mais confortável para ele é que ele fosse um “conselheiro do clube”.
Genivaldo Campelo, presidente do River-PI
Victor Costa/River AC
– A nossa chapa está montada. Jairo (Cavalcante) de presidente e Júlio (Arcoverde) de vice. Eles fizeram convite para eu ser diretor de futebol na chapa, mas eu ainda não decidi. Não vou conseguir ficar mais no dia a dia do clube. Eu estou precisando administrar mais meu tempo. Não dá mais para mim (ficar no clube de forma integral) – comentou Genivaldo Campelo, vice-presidente do River-PI, que ainda completou:
Queria ser um conselhieiro, que ajudasse na montagem do elenco, que indicasse qual jogador serve, o que não serve. Eu não tenho mais como me preocupar no dia a dia. Não queria ter essa obrigação”
+ River-PI posta TBT, e torcida cobra reforços da diretoria para 2025: “Viver de passado?”
+ Ex-diretor do River-PI confirma intenção de ser oposição em eleições e critica atual gestão
Genivaldo Campelo, vice-presidente do River-PI
Pablo Cavalcante
Sobre a antecipação das eleições, o gestor comentou sobre o processo, que agora deve ocorrer no próximo mês. Além disso, Genivaldo comentou sobre o baixo número de sócios adimplentes com o clube, um dos fatores determinantes para que os colaboradores do clube possam votar e também participar das chapas.
– A gente tinha que antecipar (as eleições). A gente tinha prometido que ia chamar as eleições. Não iamos ser incompetentes de chamar as eleições somente em janeiro. Foi feito essa reunião (com dirigentes), foi feita a chapa desse grupo (com Jairo e Júlio). Está um problema tão grande (número de sócios adimplentes). Foi baixado o edital para pagar as taxas e colocar em dias. Mas o número está baixo – comentou o gestor.
Entrevista com Genivaldo Campelo, vice-presidente do River-PI, sobre PPP do Albertão
Relação de temporadas do River-PI de 2018 a 2024 (Período com Genivaldo na gestão do clube)
2018: vice-campeão do Piauiense e queda na pré-Copa do Nordeste;
2019: campeão do Piauiense e eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e Série D;
2020: quinto lugar no Piauiense, eliminado na primeira fase da Copa do Nordesde e na segunda fase da Série D e Copa do Brasil;
2021: sexto lugar no Piauiense e eliminado na pré-Copa do Nordeste;
2022: quinto lugar no Piauiense;
2023: campeão do Campeonato Piauiense;
2024: semifinalista do Piauiense, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste e Copa do Brasil e na segunda fase da Série D.
+ Acompanhe mais notícias do River-PI
+ River-PI convoca sócios para regularizações de débitos antes das eleições gerais de 2025
+ River-PI confirma antecipação das eleições do clube para novembro de 2024; edital será lançado
Como estão projetadas as eleições do River-PI?
O River-PI vai antecipar o processo de eleições para definir a composição da nova diretoria do clube para o triênio de 2025 a 2027. De acordo com Augusto Chabloz, vice-presidente jurídico do Galo, a diretoria se reuniu e definiu que o edital deve ser lançado o quanto antes possível. É necessário que o documento informativo sobre o pleito seja divulgado com 15 dias antes do processo eleitoral. A expectativa é que as eleições, desta forma, sejam realizadas na segunda quinzena de novembro – antes seriam em janeiro de 2025.
CT do River-PI
Arthur Ribeiro/ge Piauí
Augusto Chabloz, vice-presidente jurídico do River-PI, confirmou que a atual diretoria vai lançar nova candidatura. De acordo com o gestor, a ideia é que uma chapa do Galo seja formada com o empresário Jairo Cavalcante como candidato à presidência e o dirigente e deputado federal, Júlio Arcoverde, como vice-presidente da chapa. Outras chapas poderão se candidatar caso os membros estejam aptos e cumprirem os seguintes pré-requisitos.
Quem pode participar das eleições no River-PI?
Sócios do clube que são membros por mais de um ano;
Associados maiores de 18 anos;
Sócios com situação financeira em dias com o clube.
O clube ainda detalhou dois pontos quanto ao cargo de presidente na Diretoria Executiva do clube:
Empréstimo financeiro somente poderá ser realizado com autorização do Conselho Deliberativo e celebrado com instituição financeira regularmente registrada no Banco Central do Brasil (art. 55, VI e VII), sob pena do gestor responder pessoalmente com seu patrimônio pela operação financeira (art. 55,§ 1° do Estatuto Social);
Alienação de bens imóveis do Clube somente poderá ocorrer com autorização da Assembleia Geral em reunião convocada estritamente para esse fim e quórum de, no mínimo, 30 (trinta) sócios com direito a voto.
Recentemente, o River-PI convocou os sócios proprietários do clube, através de um edital, para regularização de débitos antes do processo de eleições gerais, que estava prevista para primeira quinzena de janeiro de 2025. No documento, o Galo solicitou que os associados regularizarem a parte financeira junto ao clube que possam ter a disponibilidade de votarem nas próximas eleições.
CT do River-PI, Afrânio Nunes, em Teresina
Pablo Cavalcante/ge
*Os cargos para definição da diretoria executiva do River-PI são:
Presidente;
Vice-Presidente;
Vice-Presidente de Finanças;
Secretário Geral;
Vice-Presidente de Marketing e Relações Públicas;
Vice-Presidente de Patrimônio;
Vice-Presidente de Futebol;
Vice-Presidente Jurídico;
Vice-Presidente do Departamento Médico.
*Os cargos da Diretoria Executiva foram modificados com a reforma estatutária feita em 2023.
Em relação à composição dos órgãos internos do clube, houve redução de membros no Conselho Deliberativo, na Diretoria Executiva e no Conselho Fiscal. Confira abaixo.
Nova estrutura de conselhos e diretoria do River-PI
Conselho Deliberativo: De 50 para 25 conselheiros
Conselho Fiscal: De 6 para 5 conselheiros
Diretoria Executiva: De 12 para 9 membros
Atual presidente, Ítalo Rodrigues deve tentar reeleição
Ítalo Rodrigues, do River-PI, tem mandato prorrogado
Ascom
Em julho de 2023, a última movimentação na diretoria do River-PI estabeleceu, através do voto de sócios proprietários e conselheiros do clube, a aprovação da reforma do estatuto social do Clube. No encontro, os membros do clube reduziram o tamanho de órgãos internos e estruturara, o clube legalmente para aderir à lei da SAF.
Além da mudança no documento, foi aprovada de maneira excepcional a prorrogação do mandato do atual presidente, Ítalo Rodrigues, e sua diretoria até janeiro de 2025.
A gestão de Ítalo, que deveria se encerrar ao fim de 2023, foi prorrogada até janeiro de 2025. A medida é uma forma de evitar turbulências na preparação para a próxima temporada. Além disso, seria uma forma de não prejudicar o processo de transição entre estatutos. Desta vez, Ítalo deve ficar de fora do pleito. A chapa da situação, do grupo aliado ao presidente, elegeu um novo nome para o comando.
+ Assembleia aprova reforma de estatuto e prorroga mandato de Ítalo Rodrigues no River-PI geRead More