RÁDIO BPA

TV BPA

Com Guarani e Ponte na degola, dérbi pode ser disputado na Série C pela primeira vez na história

Com Guarani e Ponte na degola, dérbi pode ser disputado na Série C pela primeira vez na história

Bugre corre o risco de cair já na rodada 36 da Série B, enquanto Macaca abre a zona de rebaixamento Guarani está entre os times com piores campanhas da Série B
A triste realidade de Guarani e Ponte Preta na Série B do Brasileiro reflete a crise atual do futebol campineiro e também abre possibilidade para uma situação inédita envolvendo o dérbi.
Com os dois times na zona de rebaixamento, o clássico da cidade pode ser disputado na Série C pela primeira vez na história da centenária rivalidade – que começou em 1912.
+ Rodada da Série B pode definir três acessos e três rebaixamentos
Ponte e Guarani fizeram recentemente o dérbi 208
Diogo Reis/PontePress
Nas outras vezes em que um dos times jogou a Série C do Brasileiro, o outro estava em divisão superior. Veja abaixo:
Ponte na Série C
1987 – Guarani na Série A
1990 – Guarani na Série B
Guarani na Série C
2007 – Ponte na Série B
2008 – Ponte na Série B
2013 – Ponte na Série A
2014 – Ponte na Série B
2015 – Ponte na Série A
2016 – Ponte na Série A
Amor ao time faz Brigatti voltar a comandar Ponte Preta
O momento atual em nada lembra os tempos áureos dos rivais. No fim da década de 70, por exemplo, Ponte e Guarani tinham grandes esquadrões e realizavam campanhas de destaque no cenário nacional (o Bugre foi campeão brasileiro em 1978), levando Campinas a ser chamada de “a capital do futebol” em manchetes de jornais e revistas.
Os times também chegaram a decidir o primeiro turno do Campeonato Paulista de 1981. Em 5 de agosto daquele ano, a Macaca venceu o Guarani por 3 a 2 no Majestoso, em jogo que ficou marcado pela falha do goleiro Birigui, do Bugre, em um dos gols da Ponte.
Ponte Preta vence o Guarani em final do turno do Campeonato Paulista de 1981
Já neste século, outro dérbi memorável valeu vaga para a final do Paulistão 2012. Na oportunidade, o Bugre levou a melhor de virada no Brinco de Ouro e se classificou ao fazer 3 a 1 naquele que ficou conhecido como o “Dérbi do Século”. A última vez que o clássico campineiro ocorreu na elite nacional foi em 2004 (0 a 0 no Brinco).
Guarani faz 3 a 1 na Ponte Preta pela semifinal do Paulistão de 2012
Hoje, o cenário é bem diferente. As equipes se enfrentaram recentemente, em 20 de outubro, quando fizeram um duelo direto contra o rebaixamento no “dérbi dos desesperados”. A vitória por 1 a 0 do Guarani no Estádio Moisés Lucarelli empurrou a Macaca para a degola.
O Bugre frequenta o Z-4 desde a primeira rodada e amarga a lanterna por 28 rodadas consecutivas – 29 ao todo.
Existe o risco de o time, com 31 pontos, ter a queda sacramentada antes mesmo de entrar em campo pela 36ª rodada, na terça-feira, contra o Amazonas, no Brinco de Ouro. CLIQUE AQUI e veja os cenários na luta contra a degola!
‘Dérbi 208’: Guarani vence Ponte Preta e quebra jejum no Majestoso
+ Confira a tabela completa da Série B!
A Ponte, por sua vez, passou a figurar entre os ameaçados nesta reta final devido à pior campanha do returno, com 25% de aproveitamento (12 pontos em 16 jogos).
O time abre a degola, na 17ª colocação, com 38 pontos, a um do CRB, primeira equipe fora do Z-4. O próximo desafio alvinegro está marcado para segunda-feira, contra o Vila Nova, às 18h30, em Goiânia.
A última cartada para tentar escapar do rebaixamento é a volta do técnico João Brigatti para os três jogos finais. Ele iniciou a Série B no comando da Macaca e retornou nesta semana para substituir Nelsinho Baptista, justamente o seu sucessor no cargo.
* Gustavo Seneme, estagiário, colaborou sob a supervisão de Heitor Esmeriz geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *