Juventude dá foco em ajustes defensivos e irá manter zagueiro na lateral esquerda
Equipe alviverde deixou o campo sem sofrer gols em apenas seis das 33 rodadas disputadas da Série A Juventude apresenta uniformes da coleção 2025
O Juventude terá um tempo importante para realizar ajustes antes do “sprint” final do Campeonato Brasileiro. Devido à Data Fifa, a equipe alviverde só volta a atuar no próximo dia 20, diante do Grêmio, na Arena.
O momento é oportuno para o técnico Fábio Matias trabalhar ainda mais no aspecto defensivo da equipe, maior preocupação desde a sua chegada.
– Tivemos um bom equilíbrio defensivo (contra o Bahia), de estabilização da nossa equipe pela quantidade de gols tomados nos últimos três jogos. Então, temos que buscar esse equilíbrio. O futebol é uma matemática muito simples: é um jogo de quem oferece mais gols e toma menos – analisou o técnico Fábio Matias, após a vitória frente ao Bahia.
Elenco do Juventude em treino no Estádio Alfredo Jaconi
Fernando Alves/E.C Juventude
Contratado em meio à sequência negativa do Ju na competição, Matias se deparou com o pior momento do sistema defensivo em toda a temporada. Antes da estreia, frente ao Fortaleza, o clube amargava nove gols sofridos em apenas dois jogos, contra Palmeiras e Flamengo.
+ Leia mais notícias do Juventude
Logo de cara, o novo comandante tentou estabilizar o setor com a entrada do zagueiro Lucas Freitas improvisado na lateral-esquerda, no lugar de Alan Ruschel. No entanto, no primeiro momento, a opção não surtiu efeito, visto que a equipe foi superada por 3 a 0 para o Fortaleza.
– Para ter estabilização do corredor esquerdo, que é um corredor que a gente vinha tendo dificuldade em algum momento. O Freitas cumpriu bem a função. A mudança teve um simples objetivo de ajuste posicional em relação ao corredor, que era algo que a gente observou ser necessário – afirmou Matias.
Mesmo com o desempenho positivo durante boa parte do duelo com os baianos, as estatísticas mostram o motivo da preocupação de Fábio Matias. Somente nos dois jogos em que esteve na casamata alviverde, o treinador presenciou a construção de todos os gols dos adversários passar por cruzamentos ou avanços com liberdade pelos lados do campo.
– Temos que ter um bloqueio de cruzamento, sustentar o corredor por mais tempo. Temos que ter esse parâmetro de fechar esses cruzamentos para que essa bola toda hora não esteja atravessando a nossa área – reforçou o treinador.
Goleira Claudia, do Juventude, é convocada para a Seleção Brasileira
Para o confronto com o Grêmio, Matias não deve promover mudança na lateral esquerda. Titular nas últimas duas partidas, Lucas Freitas seguirá na equipe. Até porque Alan Ruschel está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A dúvida fica em relação a quem será o companheiro de zaga de Danilo Boza. Rodrigo Sam e Zé Marcos disputam a vaga.
O Juventude treina nesta quarta-feira e tenta repetir um desempenho que pouco aconteceu na atual edição do Brasileiro, o de sair de campo sem sofrer gols. A última vez ocorreu no empate em 0 a 0 com o Cuiabá, na Arena Pantanal, em 5 de setembro.
Os números da defesa alviverde
Jogos: 33
Gols Sofridos: 52
Média por jogo: 1,57 gol permitido
Jogos sem ser vazado: 6
+ Assista: tudo sobre o Juventude no ge e na TV geRead More