RÁDIO BPA

TV BPA

Nadal se despede do tênis na Copa Davis, na Espanha: “Espero que as emoções não me afetem”

Nadal se despede do tênis na Copa Davis, na Espanha: “Espero que as emoções não me afetem”

Ainda com indefinição acerca da escalação de Nadal, Espanha e Holanda fazem primeiro confronto da competição, às 13h Rafael Nadal anuncia a aposentadoria
Chegou a hora do adeus às quadras de Rafael Nadal. Depois de uma carreira brilhante, com 22 títulos de Grand Slam e dois ouros olímpicos, o espanhol disputa seu último torneio como tenista profissional nesta semana, na Copa Davis, que começa nesta terça-feira (19), em Málaga, na Espanha.
+ Copa Davis 2024: onde assistir à despedida de Rafael Nadal
+ Tio de Nadal revela: “Desde 2005 é incapaz de jogar um Grand Slam sem analgésicos”
A fase final da Copa Davis, espécie de Copa do Mundo do tênis masculino, reúne oito países e é disputada em mata-mata direto. A Espanha enfrentará a Holanda nas quartas de final, nesta terça, às 13h (horário de Brasília), e quem vencer o confronto, jogará contra Alemanha ou Canadá na semifinal. O outro lado da chave conta com Estados Unidos x Austrália e Itália x Argentina.
Rafael Nadal durante os treinos antes da estreia da Copa Davis
Matt McNulty/Getty Images for ITF
Os duelos da Copa Davis são disputados em melhor de três jogos, sendo que os dois primeiros são de simples e, em caso de necessidade, a partida de desempate é jogada por duplas. Todos os encontros acontecem na Martin Carpena Arena, que pode receber até 11 mil espectadores.
Ainda não se sabe se Nadal jogará contra a Holanda, seja em simples ou em duplas. A definição ocorrerá até uma hora antes da partida. Ainda que não entre em ação, a partida marcará sua despedida das quadras.
– Não posso prever o que vai acontecer. Se estiver em quadra, espero que as emoções não me afetem, porque não estou aqui para me aposentar. Estou aqui para tentar ajudar a equipe. Será minha última semana no circuito profissional, mas estamos em uma competição de equipes. O mais importante é tentar ajudar a equipe e manter focado no que temos que fazer, que é jogar tênis e fazer isto muito bem. As emoções ficarão para o final, e antes e durante, se trata de estar focado no que necessitamos fazer – disse Nadal em entrevista coletiva.
Initial plugin text
O tenista de 38 anos vem convivendo com lesões desde o início de 2023 e, durante esse período, disputou apenas oito torneios – sua grande última aparição foi nas Olimpíadas de Paris, em julho. Em outubro, anunciou que a Copa Davis seria seu último torneio antes da aposentadoria.
Elencos de peso
Além de Nadal, o técnico David Ferrer convocou Carlos Alcaraz, Pedro Martínez, Roberto Bautista Agut e Marcel Granollers para formar o time da Espanha. A Holanda, adversária da estreia, tem Wesley Koolhof, número 8 do mundo nas duplas, e Tallon Grikspoor, top-40 em simples, como principais nomes.
Quem vencer, voltará a jogar na sexta-feira (confira o cronograma completo abaixo), contra a Alemanha, de Jan-Lennard Struff e Yannick Hanfmann, ou o Canadá, que tem Denis Shapovalov e Milos Raonic.
Jannik Sinner é o número 1 do mundo e vem do título do ATP Finals
Stefano Guidi/Getty Images
A Itália conta com a estrela do momento, Jannik Sinner, para lutar pelo bicampeonato do torneio. Além do número 1 do mundo, integram a equipe: Musetti, Berrettini, Vavassori e Bolelli. O adversário nas quartas será a Argentina, que conta com Báez, Cerúndolo e Etcheverry como principais nomes.
Fechando as quartas de final, a Austrália, atual vice-campeã, conta com Alex de Minaur, Alexei Popyrin, Jordan Thompson, Thanasi Kokkinakis e Matthew Ebden, para enfrentar os Estados Unidos, de Taylor Fritz, Tommy Paul e Ben Shelton.
Histórico da Davis
Os Estados Unidos são os maiores vencedores da Copa Davis, torneio que surgiu em 1900. Apesar de não vencer a competição há 17 anos, o país norte-americano possui 32 taças. A Austrália aparece em segundo lugar, com 28 títulos, seguida por França e Grã-Bretanha, com dez troféus cada.
Taylor Fritz quer quebrar jejum dos Estados Unidos que dura desde 2007
sportinfoto/DeFodi Images
A Espanha possui seis títulos da Copa Davis. Rafael Nadal esteve no elenco em quatro deles e teve grandes vitórias na competição. Uma de suas principais conquistas foi em 2004, quando tinha 18 anos de idade e derrotou o norte-americano Andy Roddick, que era o número 2 do mundo, e ajudou seu país na conquista da taça.
Elencos do Final 8 da Copa Davis:
Espanha: Carlos Alcaraz, Pablo Martínez, Roberto Bautista Agut, Rafael Nadal e Marcel Granollers
Holanda: Tallon Griekspoor, Botic van de Zandschulp, Jesper De Jong e Wesley Koolhof
Alemanha: Jan-Lennard Struff, Daniel Altmaier, Yannick Hanfmann, Kevin Krawietz e Tim Putz
Canadá: Denis Shapovalov, Gabriel Diallo, Alexis Galarneau, Milos Raonic e Vasek Pospisil
Itália: Jannik Sinner, Lorenzo Musetti, Matteo Berretini, Andrea Vavassori e Simone Bolelli
Argentina: Sebastián Báez, Francisco Cerúndolo, Tomás Martín Etcheverry, Andrés Molteni e Máximo González
Austrália: Alexei Popyrin, Jordan Thompson, Thanasi Kokkinakis, Max Purcell e Matthew Ebden
Estados Unidos: Taylor Fritz, Tommy Paul, Ben Shelton, Rajeev Ram e Austin Krajicek
Datas, horários e confrontos da Copa Davis 2024:
Quartas de final
19/11, às 13h (de Brasília): Espanha x Holanda
20/11, às 8h (de Brasília): Alemanha x Canadá
21/11, às 6h (de Brasília): Estados Unidos x Austrália
21/11, às 13h (de Brasília): Itália x Argentina
Semifinais:
22/11, às 13h (de Brasília): Espanha ou Holanda x Alemanha ou Canadá
23/11, às 9h (de Brasília): Estados Unidos ou Austrália x Itália ou Argentina
Final
24/11, às 12h (de Brasília) geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *