Você sabe como nasceu o Joinville Esporte Clube?
Tricolor surgiu da fusão entre dois times da cidade que se encontravam em grave crise financeira e administrativa na década de 1970 Um dos clubes mais vencedores de Santa Catarina passa por um momento de reestruturação. O Joinville Esporte Clube, que conquistou treze títulos estaduais no futebol e que ainda engloba inúmeros títulos em modalidades como o futsal e o basquete, busca voltar aos momentos de glória. A situação é bastante desafiadora, mas a atual gestão e os torcedores podem se inspirar no próprio surgimento do clube para acreditar que é possível dar a volta por cima.
A história do Joinville, o JEC, como é carinhosamente chamado por conta da sigla do nome, é repleta de momentos desafiadores. Inclusive o surgimento do clube ocorreu por conta das inúmeras dificuldades financeiras enfrentadas por duas entidades esportivas da cidade do norte do estado. O América Futebol Clube e o Caxias Futebol Clube, times tradicionais do município, passavam por momentos de grandes dificuldades financeiras, sem recursos para arcar com as despesas e salários de atletas e funcionários. Há relatos de jogadores que não recebiam os devidos pagamentos há mais de seis meses – situação que resultou em uma greve geral no América.
Entre greves e prováveis desistências do futebol profissional, um empresário influente da cidade teve a ideia: fundir os dois clubes em uma única entidade. A iniciativa de João Hansen Neto, apresentada a outros líderes comerciais e a nomes de destaques da imprensa de Joinville, era unir os dois departamentos de futebol, fundando um único clube na cidade, tornando mais viável manter o clube sustentável e competitivo.
“O que eu quero dizer aos senhores, é que eu tenho recebido reiterados apelos para assumir a presidência do Caxias, e jamais vou aceitá-los. Se o fizesse, estaria suportando conscientemente os maiores despropósitos. Se me permitem, posso prestar uma colaboração ao futebol de Joinville se tivermos no lugar do Caxias e do América, apenas um clube”, contou o empresário João Hansen Neto, em entrevista ao Jornal A Notícia, em 1976.
E foi com para superar as dificuldades enfrentadas por América e Caxias que, no dia 29 de janeiro de 1976, se consolidou a fusão entre os dois times e o surgimento de uma nova entidade desportiva: o Joinville Esporte Clube.
A fusão entre América e Caxias e o nascimento do Joinville Esporte Clube foi sacramentada na sede de uma das empresas lideradas por João. A reunião aconteceu no dia 27 de janeiro. O evento foi acompanhado por lideranças empresariais da cidade, diretores dos dois times e membros da imprensa esportiva de Santa Catarina. Dois dias depois, o JEC foi fundado oficialmente. E, como o ditado expressa, o resto é história.
“As duas equipes estavam em jejum de títulos por muitos anos, o que tornou mais fácil o trabalho de convencimento entre caxienses e americanos. Óbvio que foram alguns dias de grande tensão, pois haviam alguns cartolas da velha guarda que se opunham, mesmo sem apresentar argumento contrário. Mas acabaram cedendo às pressões , principalmente da população, que queria a fusão”, conta Hansen Neto.
O primeiro presidente
Com o clube fundado, o próximo passo seria estabelecer uma nova diretoria, e, de forma mais específica, escolher um novo presidente, alguém para comandar o recém-nascido time de futebol da cidade de Joinville. Coube ao empresário João Hansen Neto liderar essa procura.
Antes, porém, era necessário fazer caixa. Neto conseguiu doações e investimentos de alguns empresários da região, sem a necessidade de gerar algum tipo de retorno, o que deu fôlego para os primeiros meses. Com as finanças mais equilibradas, era o momento de definir o novo presidente.
Após avaliar alguns nomes indicados, Neto estabeleceu que o novo presidente não poderia ser torcedor nem do América e nem do Caxias, e precisava entender de questões administrativas e financeiras, além de ser apaixonado por esporte. E foi por indicação do pai, João Hansen Júnior, que Waldomiro Schutzler, que atuava como gerente de banco, foi o escolhido.
Foi sob o comando de Waldomiro e com o apoio de João Hansen Neto que o Joinville disputou a primeira partida oficial: um amistoso contra o Vasco da Gama, no dia 9 de março de 1976, levou mais de 15 mil pessoas ao Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho. A partida terminou empatada em 1 a 1. Tonho marcou o gol do JEC e Roberto Dinamite empatou para o time carioca.
Waldomiro permaneceu na presidência do clube por 17 anos, entre 1976 e 1993, conquistando onze títulos estaduais e fazendo do Joinville um dos clubes mais relevantes de Santa Catarina.
Nasceu campeão
Logo no primeiro ano de fundação, o JEC já deu demonstrações de como seria a história do clube. O tricolor foi campeão catarinense de 1976, superando o Juventus de Rio do Sul na final por 1 a 0, com gol de Tonho. O capitão Fontan, remanescente do Caxias, um dos clubes originários, levantou a taça daquela que seria a primeira conquista, e precursora de um feito até hoje inigualável no futebol catarinense: o octacampeonato consecutivo.
A façanha do JEC ocorreu entre os anos de 1978 e 1985, quando o clube conquistou oito títulos estaduais de futebol seguidos, um feito histórico no futebol catarinense e brasileiro. A conquista que selou a epopeia contou com a participação de grandes nomes do esporte, como Carlos Alberto e Jorge Luís Carneiro, frutos de grande investimento feito pela diretoria do clube na época, com o apoio de empresários – entre eles, o grande idealizador do projeto: João Hansen Neto.
O clássico do adeus
Caxias e América, que encerraram as atividades para dar origem ao JEC, fizeram um jogo de despedida no dia 11 de fevereiro de 1976, poucos dias após o nascimento do novo clube. A partida terminou empatada em 1 a 1 e ficou conhecida como o “Clássico do adeus”. O jogo aconteceu no campo do Caxias.
Segundo consta em registros de cartórios da cidade, o Joinville Esporte Clube pagou cerca de 347 mil cruzeiros para efetuar a compra de jogadores e funcionários das duas entidades que, como contrapartida, não poderiam voltar ao futebol profissional por um período de dez anos.
Saiba mais sobre a história do Joinville Esporte Clube acessando o canal JEC Nasceu Campeão no GE SC. geRead More