Após passagem pela Europa, jogadora ex-Flu reforça seleção do Rio na final da Taça das Favelas Brasil
A meia Marcelly Costa é um dos destaques da equipe carioca que disputará a final do torneio contra a seleção de Minas Gerais É possível dizer que a Taça das Favelas mudou a vida de Marcelly Costa. Foi a competição que abriu as portas para a jogadora realizar o sonho de se tornar profissional e atuar na Europa. Agora, após recuperação de uma dura lesão, novamente ela encontra acolhimento no torneio para retomar a carreira. Marcelly é um dos destaques da seleção do Rio de Janeiro que vai disputar a final do Favelão, contra Minas Gerais, neste sábado, a partir de 15h, no Pacaembu, com transmissão da Globo.
Taça das Favelas: final amanhã, ao vivo na Globo
– Assim como elas querem o título para Minas, a gente quer defender o bicampeonato. Acredito que vai ser um jogo muito duro. Na minha opinião, o resultado vai sair no segundo tempo. Espero que venha para gente. Estou apostando em um gol meu, feio ou bonito. Mas mesmo que não for um gol meu, que seja da minha goleiro, quero que a gente feche com chave de ouro – projetou Marcelly.
Embora seja cria do bairro de Jardim América, no subúrbio do Rio, Marcelly debutou na Taça das Favelas representando a Cidade de Deus e foi campeã da edição de 2013. Seu futebol chamou a atenção e ela passou por clubes como Fluminense, Botafogo e Duque de Caxias, no Rio. Em 2020, ela deu mais salto ao ser contratada pelo Marítimo, de Portugal, onde por três anos viveu o auge da carreira.
No ano passado, no entanto, uma nova mudança não saiu como ela planejou. Marcelly decidiu se transferir para o futebol turco, para defender o Fatih Vatan, mas após cinco meses sofreu uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho e teve de ficar fora dos gramados por cerca de um ano.
Marcelly, atacante da seleção do Rio de Janeiro, na Taça das Favelas
PC Junior
A adaptação na Turquia após a cirurgia não foi das melhores, e Marcelly decidiu realizar tratamento no Brasil. Na reta final da recuperação, aceitou um convite para integrar novamente o time da Cidade de Deus na edição regional da Taça das Favelas. Começou no banco de reservas, contribuindo com a experiência mais do que com o futebol. Aos poucos foi retomando a confiança e a forma física para ajudar sua equipe a conquistar o terceiro título da competição.
A evolução continuou quando Marcelly foi convocada para representar a seleção do Rio de Janeiro na edição nacional da Taça. A liderança e o desempenho, com gols importantes, lhe renderam a braçadeira de capitã e, agora, ela quer o título nacional.
– É bacana. A gente pode compartilhar uma experiência da vida, do que passei para chegar aqui. Incentivando a não desistir, porque são muitas barreiras para chegar. Eu só fui sair do Brasil com 23 anos. Nunca veio nada de forma fácil, sempre busquei e quero compartilhar as experiências. Estamos muito felizes – disse Marcelly.
Legado
A seleção feminina do Rio de Janeiro quer manter a hegemonia da Taça das Favelas Brasil. O time carioca ganhou as duas edições realizadas desde a criação do torneio e agora se aproxima do tricampeonato.
– Se Deus quiser vamos trazer o tri. Estou bastante feliz, animada e ansiosa – disse a zagueira Larissa Araújo.
Larissa, da seleção do Rio, fala sobre a expectativa de jogar a final da Taça das Favelas
Assim como Marcelly, Larissa construiu uma sólida carreira profissional após surgir na edição do Rio da Taça das Favelas. Ao todo, ela venceu por quatro vezes. A jogadora, de 27 anos, viveu seu auge no Vasco da Gama e também passou pelo América-MG.
Recentemente, ela teve de interromper a carreira por problemas familiares e se sente feliz representando as favelas do Rio, mas deixa o futuro em aberto.
– Minha trajetória é grande. Estou jogando a Taça há uns 12 anos. Bastante importante jogar, dá bastante visibilidade. O pessoal te chama para jogar em clube. Ainda tem aquela faísca para jogar. Vamos ver o que o futebol traz, o futebol é muita surpresa – contou.
Final nacional da Taça das Favelas entre as seleções do Rio e de Minas acontece no sábado
A Globo transmite as decisões da Taça das Favelas Brasil direto do Pacaembu, neste sábado, a partir de 15h. Rio e Minas Gerais fazem a final feminina e, na sequência, Espírito Santo e São Paulo disputam o título na categoria masculina. geRead More