Arritmia, ruptura de LCA, hidronefrose: os problemas de saúde de atletas em 2024
Relembre os casos de saúde que acometeram jogadores neste ano Cardiologistas analisam protocolo de atendimento a Izquierdo na partida entre Nacional e São Paulo
Lesões musculares não são as únicas razões para afastamento de atletas. Em 2024, esportistas sofreram com diferentes problemas de saúde, de leves a graves, abordados em reportagens explicativas de EU Atleta. O ano teve as comuns rupturas do ligamento cruzado anterior (LCA), a hidronefrose em Gerson, do Flamengo, e a arritmia que levou à morte do zagueiro Izquierdo.
+ EU Atleta tem canal no WhatsApp; veja como seguir
Morre Izquierdo, jogador do Nacional-URU que passou mal em partida contra o São Paulo
Morte de Izquierdo
No caso mais marcante desta temporada, o uruguaio Juan Manuel Izquierdo passou mal durante jogo do Nacional-URU contra o São Paulo pela Conmebol Libertadores, no Morumbis, em agosto.
Ele sofreu uma arritmia cardíaca, o que levou a uma parada cardiorrespiratória e a um comprometimento neurológico. Ele morreu cinco dias depois.
Segundo especialistas, uma arritmia cardíaca pode causar tontura e desmaio e, posteriormente, comprometer o funcionamento cerebral, como aconteceu com Izquierdo, porque o batimento irregular do coração prejudica o bombeamento de sangue para o corpo e, consequentemente, para órgãos vitais, como o cérebro.
Uma arritmia cardíaca é o batimento do coração em ritmo anormal, seja irregular, muito rápido ou muito lento. Ela pode ser tanto benigna quanto mortal.
Tite é internado em hospital no Rio após passar mal em La Paz
Fibrilação atrial de Tite
Um dos tipos de arritmia cardíaca afetou Tite, na época à frente do Flamengo, depois de um jogo da Libertadores realizado em La Paz, na Bolívia, a 3.600 metros acima do nível do mar.
Ele teve uma fibrilação atrial, o tipo mais comum de arritmia cardíaca, em que o coração tem os batimentos acelerados e em ritmo irregular por causa de uma perturbação elétrica no átrio.
Tal condição recebe esse nome porque atinge os átrios, cavidades musculares superiores do coração, levando a contrações desorganizadas e descompassadas deles.
Quando ocorre, a fibrilação atrial pode ser silenciosa, mas tem as palpitações como sintomas mais comuns. O paciente também pode sentir falta de ar, tontura, cansaço e mal-estar.
Os batimentos dessincronizados podem levar à formação de coágulos de sangue, o que pode desencadear acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, o tratamento rápido e assertivo é tão importante.
Gols, assistências e melhores lances de Gérson no Brasileirão 2024
Hidronefrose e cirurgia de Gerson
Gerson, do Flamengo, teve problema de saúde não relacionado com o esporte. Com infecção renal, o volante recebeu o diagnóstico de hidronefrose e precisou passar por cirurgia, ficando dois meses afastado do futebol.
Hidronefrose é a dilatação do rim, provocada pela obstrução ou pelo bloqueio da passagem da urina em algum ponto de via urinária. O inchaço acontece quando a urina não consegue passar para a bexiga e se acumula no rim, prejudicando o funcionamento do órgão.
Hidronefrose pode ser desde um problema simples, sem consequência nenhuma e de resolução fácil, até um problema mais sério, com consequências e que dependa de cirurgia para resolver e, mesmo assim, possa deixar sequelas.
Por isso que Gerson, depois da cirurgia, sempre lembra do momento difícil pelo qual passou. Ele virou titular da Seleção Brasileira e viveu o melhor ano da carreira.
Luiz Araújo em campo é novidade na reapresentação do Flamengo
Lesão na cartilagem de Luiz Araújo
O Flamengo, que registrou 30 contusões de atletas em 2024, viu também o atacante Luiz Araújo passar quase três meses sem jogar devido a uma lesão osteocondral.
Trata-se de uma condição que afeta a cartilagem articular, o tecido que recobre e protege os ossos nas articulações permitindo que eles se movimentem suavemente uns sobre os outros.
Essas lesões ocorrem quando há desgaste ou dano direto à cartilagem, que pode ser causado por traumas, como quedas ou impactos durante esportes, ou pelo desgaste gradual associado ao envelhecimento ou à sobrecarga nas articulações.
Atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas estão entre os grupos mais vulneráveis a esse tipo de lesão. A cartilagem, uma vez danificada, não tem a mesma capacidade de regeneração que outros tecidos do corpo, o que pode resultar em dor, inchaço, instabilidade e limitação dos movimentos da articulação.
Pedro sofre grave lesão, e Dorival Júnior convoca João Pedro
Rupturas do LCA
O atacante Pedro, do Flamengo, sofreu, em setembro, a mesma lesão do zagueiro Bremer, da Juventus, ocorrida em outubro. A ruptura do LCS é uma das mais comuns no joelho e também uma das mais temidas por atletas, já que o tempo de recuperação costuma ser longo.
O LCA é um ligamento que tem como função a estabilização do joelho, especialmente em movimentos com giro, aceleração e desaceleração.
O LCA corre da frente da tíbia (osso da canela) para trás e levemente para fora até a base do fêmur (osso da coxa). Este ligamento impede que a tíbia se mova para frente do fêmur, principalmente quando se freia e quando existe mudança brusca de direção, movimentos primordiais para quem joga futebol, por exemplo.
Com os movimentos, o LCA pode ser danificado, na lesão de tipo mais leve, romper parcialmente ou romper totalmente. O tratamento de lesões de LCA pode ser por meio de fisioterapeuta, mas as rupturas demandam cirurgia para reconstrução ligamentar.
Vini Jr.: a trajetória do melhor jogador do mundo no Real Madrid
Velha nova lesão de Vini Jr.
Vini Jr., eleito o melhor jogador do mundo em 2024 no prêmio Fifa The Best, teve uma lesão que já havia sofrido duas vezes no ano passado.
Ele voltou a ter uma lesão no bíceps femoral – contusão que atinge o músculo bíceps femoral, também chamado de bíceps da coxa. Trata-se de um longo músculo da face posterior da coxa que se estende do quadril ao joelho, cujas principais funções são estender o quadril e flexionar o joelho. geRead More