Do meio à lateral: reforço do Atlético-MG se mostrou versátil e teve passagem pela Seleção
Com Abel, Gabriel Menino executou várias funções e busca dar sequência na carreira em novo clube Quando surgiu na base do Palmeiras, o volante Gabriel Menino era apontado como um dos grandes talentos daquela geração. Quatro anos se passaram, ele viveu bons momentos no profissional, se mostrou versátil, foi para a Seleção e oscilou. Agora, quer dar sequência na carreira pelo Atlético-MG, seu novo clube.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Galo no WhatsApp!
O Galo foi campeão mineiro e chegou às finais da Copa do Brasil e da Libertadores
Mais notícias do Atlético
Atlético define saída de quatro jogadores: saiba quem são eles
Atlético enxuga folha com primeiras saídas e tem outros nomes monitorados pelo mercado
Menino foi envolvido na negociação do atacante Paulinho, vendido ao Palmeiras. Deixa o clube paulista aos 24 anos e com onze títulos conquistados: quatro edições de Paulistão (2020, 2022, 2023 e 2024), dois Brasileiros (2022 e 2023), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa (2023).
O volante surgiu na base Alviverde em 2017 e subiu para o profissional em 2020. Em pouco tempo provou sua versatilidade: apareceu no meio e como lateral-direto, posição que o fez ser convocado à Seleção Brasileira.
Terminou o ano com 57 jogos e como o líder de assistências do Palmeiras (2020). Ajudou na conquista da Libertadores, Paulistão e Copa do Brasil.
— Não conhecia o Gabriel de perto. Eu vi de perto que ele tem potencial para evoluir. Jogador de dinâmica, vai bem à frente, finaliza bem. É um jogador interessante — Luxemburgo, quando utilizou Menino durante pré-temporada, em 2020.
Conversa de Vanderlei Luxemburgo com Gabriel Menino
Cesar Greco / Ag. Palmeiras
No ano seguinte, Menino manteve a média de jogos, mas com queda nos números. Terminou a temporada com dois gols marcados e duas assistências.
Em 2022, o meia oscilou. Perdeu espaço no começo da temporada e só conseguiu recuperar no último semestre. Chegou a receber uma proposta do Vasco em dezembro, recusada pelo Alviverde. Em entrevista ao ge, ele reconheceu que se deslumbrou pela velocidade que sua carreira ganhou forma.
– O Abel sempre usou uma frase com a gente: nunca se esqueça de onde vieram. Deslumbrei um pouco, sabe? Aos 21 anos, viver tudo que estou vivendo desde o começo foi um baque na minha vida. Tive de colocar a cabeça em ordem. Eu tenho sonhos, missões que preciso cumprir e sonhos a serem realizados – explicou.
– Coloquei a cabeça no lugar, estou trabalhando muito mais para conquistar a confiança dos meus companheiros, principalmente do Abel e da comissão.
Gabriel Menino: melhores momentos no Paulista, no Brasileirão e na Libertadores em 2024
No ano passado, Menino voltou a ter papel importante pelo clube. Ajudou na conquista do Brasileiro, disputou 57 jogos, marcou oito gols e anotou quatro assistências. Uma lesão no final da temporada impediu uma maior sequência.
Nessa temporada, o volante iniciou renovando o contrato até 2027. Ganhou função mais ofensiva, como ponta, devindo aos desfalques do Palmeiras. Também foi testado como armador, na vaga de Veiga.
— Precisava de uns jogos para me firmar na equipe titular, tive uma conversa com o Weverton (antes do jogo contra o Bragantino), de que ia ter a chance como titular, mas como ponta esquerda. Era difícil, porque nunca tinha jogado ali. Ele falou: “desfruta, irmão. Dá o seu melhor, independente de tudo – disse Menino – sobre a nova função na época.
Abel Ferreira e Gabriel Menino no jogo do Palmeiras contra o São Bento
Cesar Greco/Palmeiras
Aos 24 anos, Gabriel Menino é uma das apostas do Atlético para 2025. A versatilidade, o perfil jovem e a experiência adquirida em um time vencedor foram pontos que pesaram para ele ser colocado na negociação envolvendo Paulinho.
Ainda sem técnico, não dá para saber a posição que o volante irá atuar no Atlético. No meio, na lateral ou até mesmo no ataque.
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧 geRead More