RÁDIO BPA

TV BPA

Embaixador brasileiro que deixou Damasco retornará após situação na Síria ficar mais segura, diz Itamaraty

Embaixador brasileiro que deixou Damasco retornará após situação na Síria ficar mais segura, diz Itamaraty

 André Luiz Azevedo dos Santos e funcionários da embaixada na Síria foram para o Líbano após tensão aumentar na região. Bashar al-Assad deixou poder após rebeldes tomarem o controle do país. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (9) à GloboNews que o embaixador brasileiro na Síria, André Luiz Azevedo da Silva, retornará a Damasco quando a situação no país ficar mais segura.
A tensão no país aumentou nas últimas semanas e se agravou no fim de semana após grupos rebeldes tomarem o controle de Damasco. O ditador Bashar al-Assad, que estava no poder havia mais de 20 anos, ganhou refúgio na Rússia.
Nesse cenário, e diante do relato de que embaixadas passaram a ser atacadas na Síria, o governo brasileiro decidiu retirar o corpo diplomático de Damasco.
O grupo se deslocou por transporte terrestre em direção ao Líbano, país vizinho, e a informação é de que já cruzou a fronteira.
A orientação do Ministério das Relações Exteriores é que o grupo aguarde no país vizinho que a situação na Síria se estabilize e seja garantida a segurança dos funcionários.
“Várias embaixadas em processo de evacuação até a situação de segurança se estabilizar, inclusive a nossa. Houve alguns incidentes envolvendo embaixadas no final de semana, a nossa não foi afetada, mas a situação das ruas ainda está instável“, afirmou à GloboNews de forma reservada um diplomata a par da operação de retirada dos funcionários da embaixada em Damasco.
Por ora, o governo não considera o fechamento da embaixada em Damasco. Enquanto o corpo diplomático estiver no Líbano, a representação brasileira poderá ser conduzida por um funcionário administrativo, por exemplo.
“Assim que governo transitório assumir a responsabilidade pela situação na Síria e a ordem e a segurança forem restabelecidas em Damasco, o embaixador André Luiz Azevedo dos Santos deverá retornar do Líbano para a capital síria”, informou o Ministério das Relações Exteriores.
Repatriação
O Itamaraty divulgou um alerta consular com orientações aos cerca de 3,5 mil brasileiros que vivem atualmente na Síria – país que enfrenta uma escalada de tensões desde o fim de semana.
O documento inclui uma orientação para que os brasileiros interessados em deixar o país façam a viagem por meios próprios. Ou seja, sem aguardar medidas do Itamaraty.
Diplomatas ouvidos pela GloboNewsafirmam que, neste momento, o governo Luiz Inácio Lula da Silva ainda não prepara uma ação de repatriação desses cidadãos brasileiros na Síria.
Segundo eles, ainda “não houve demanda expressiva, até o momento”, para justificar o envio de um voo da Força Aérea Brasileira, por exemplo – como aconteceu no ano passado em Israel e na Palestina e, mais recentemente, no Líbano.
Mesmo assim, diplomatas afirmam que a medida não pode ser descartada neste momento – porque a demanda pode mudar.g1 > Mundo Read More  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *