Grupo do Fluminense no Mundial de Clubes 2025: veja análise dos times
Borussia Dortmund, da Alemanha, Ulsan, da Coreia do Sul, e Mamelodi Sundowns, da África do Sul, serão os adversários tricolores Fluminense: veja o sorteio que definiu o grupo no Mundial de Clubes de 2025
Campeão da Libertadores de 2023, o Fluminense ficou no Grupo F do Mundial de Clubes 2025. O Borussia Dortmund, da Alemanha, o Ulsan, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, serão os adversários do Tricolor na primeira fase. Confira abaixo uma análise dos times que estão no caminho tricolor.
+ Mundial de Clubes 2025: veja os grupos completos
Fluminense no sorteio do Mundial de Clubes 2025
Getty Images
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Borussia Dortmund (Alemanha)
Destaques: o Dortmund tem como um dos destaques o atacante da Guiné Serhou Guirassy. Ele chegou ao clube após brilhar no Stuttgart com 30 gols em 30 jogos na temporada 2023/2024. O time pagou a multa rescisória de 18 milhões de euros (R$ 109 milhões) para tirá-lo do Stuttgart. Nesta temporada, pelo Dortmund, ele tem 10 gols e três assistências em 15 jogos.
O goleiro suíço Kobel e o volante austríaco Sabitzer também estão entre os principais jogadores da equipe, que conta com nomes com passagens importantes pela seleção alemã, como o meia Brandt, o volante Emre Can e os zagueiros Süle e Schlotterbeck.
Serhou Guirassy fez dois gols na vitória do Borussia Dortmund sobre o Bochum
REUTERS/Leon Kuegeler
Treinador: o ex-jogador Nuri Şahin é o treinador do time desde junho deste ano. Aposentado na temporada 2021/22, quando assumiu o comando técnico do Antalyaspor, da Turquia, Sahin foi auxiliar técnico do Dortmund na campanha do vice-campeonato da Champions na última temporada. Sahin foi revelado nas categorias de base do Dortmund e se destacou no time comandado por Jürgen Klopp, campeão alemão em 2011. Após o título, foi vendido para o Real Madrid por 10 milhões de euros.
Nuri Sahin
Divulgação
Apesar do talento, Sahin teve uma carreira prejudicada pelas lesões. Do Real Madrid foi emprestado para o Liverpool e depois retornou ao Borussia Dortmund, não conseguindo voltar a demonstrar o nível do início de sua trajetória. Após passagem curta pelo Werder Bremen, chegou ao Antalyaspor, da Turquia, onde se aposentou.
O que fez para estar no Mundial: o Borussia garantiu vaga pela pontuação no ranking criado pela Fifa. O time alemão carimbou o passaporte em março deste ano, após eliminação do RB Leipzig para o Real Madrid na Champions League.
Initial plugin text
O ranking da entidade máxima do futebol considera o desempenho dos clubes na principal competição de cada continente entre 2021 e 2024, sempre a partir da fase de grupos. Na ocasião, o Borussia estava na nona colocação na lista e, com as restrições impostas pela Fifa, não pôde mais ser alcançado.
Momento: o Borussia não vem se destacando no campeonato alemão – foi campeão pela última vez em 2012. Com 20 pontos na atual edição, o time está na quinta colocação – o Bayern lidera com 30 pontos. São seis vitórias, dois empates e quatro derrotas na Bundesliga. Na Champions, porém, a situação é melhor. Com 12 pontos em cinco jogos, o time acumula quatro vitórias e uma derrota (para o Real Madrid) e ocupa o quarto lugar na primeira fase.
Yan Couto permanecerá no Borussia Dortmund, após o pagamento de multa rescisória com o City
Getty Images
Brasileiro no Borussia: o Fluminense terá pela frente um brasileiro contra o Borussia. O lateral direito Yan Couto, de 22 anos. Revelado pelo Coritiba, ele chegou ao time alemão nesta temporada por empréstimo do Manchester City e acumula 11 jogos e uma assistência.
Ulsan Hyundai (Coreia do Sul)
Destaques: um dos destaques do time é o atacante da Coreia do Sul Min-kyu Joo, de 34 anos. Em 45 jogos na temporada, ele acumula 15 gols e cinco assistências. Em 2015, chamou a atenção por marcar um golaço parecido com o de James Rodriguez na Copa 2014, eleito o gol mais bonito daquele mundial.
Joo Min-kyu Seoul fez golaço como James Rodriguez
Reprodução
O time também tem o brasileiro Yago Cariello em alta. Revelado pelo America-RJ e com uma passagem curta pela base do Vasco em 2018, ele tem seis gols e uma assistência em 20 jogos pelo Ulsan Hyundai.
Treinador: o time é treinado pelo ex-jogador Kim Do-hoon, que fez carreira no futebol asiático. Ele atuou na seleção da Coreia do Sul antes de ser treinador.
O que fez para estar no Mundial: o Ulsan garantiu vaga através do ranking da Confederação Asiática de Futebol, por ter feito boas campanhas entre 2021 e 2023.
Jogadores do Ulsan comemoram vitória sobre o Yokohama, que garante equipe da Coreia do Sul no Mundial de Clubes
Getty Images
Momento: o Ulsan vive grande momento na Coreia do Sul. O time conquistou em novembro, com duas rodadas de antecedência, o tricampeonato sul-coreano. Na ocasião, o time chegou a 68 pontos e abriu sete de vantagem sobre o Gangown, o vice-líder.
Os brasileiros Matheus Sales e Yago Cariello comemoram o título coreano com o Ulsan
Divulgação
Brasileiro no Ulsan: Yago não é o único brasileiro atuando no time da Coreia do Sul. Além dele, o volante Matheus Sales chegou este ano ao Ulsan, depois de defender o Atlético-GO. Os dois participaram da campanha do tricampeonato.
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Destaques: o goleiro sul-africano Ronwen Williams é um dos principais nomes do Mamelodi Sundowns. Recentemente, ele fez parte da lista de melhores goleiros da Bola de Ouro. Além dele, o brasileiro Lucas Ribeiro, revelado pelo Moto Club, do Maranhão. O atacante foi o artilheiro da temporada 2023/2024 com 15 gols e ajudou o time a conquistar o Campeonato Sul-Africano com quatro rodadas de antecedência.
Lucas Ribeiro, jogador do Mamelodi Sundowns
Reprodução: Mamelodi Sundowns
Treinador: o Mamelodi é comandando por Manqoba Mngqithi, considerado um dos melhores treinadores da África do Sul na atualidade.
O que fez para estar no Mundial: o Mamelodi Sundowns garantiu participação no Mundial de Clubes devido ao ranking da Confederação Africana de Futebol.
Mamelodi Sundowns domina o futebol sul-africano com uniforme parecido com o da Seleção
Reprodução: @sundownsfc
Momento: o momento do Mamelodi Sundowns, que tem uniforme inspirado na seleção brasileira, é muito bom. Atual heptacampeã nacional de forma seguida, a equipe teve a conquista mais recente em maio, quando somou 23 pontos a mais sobre o segundo colocado. No atual torneio, com oito rodadas disputadas, lidera novamente. Recentemente, a equipe também ficou com o vice-campeonato da Copa da Liga Sul-Africana.
Jogadores do Mamelodi Sundowns comemoram sétimo título sul-africano seguido
Brasileiros no Mamelodi: além do brasileiro Lucas Ribeiro, de 26 anos, o time conta com Arthur Sales, de 22 anos. Revelado pelo Vasco, ele fez parte do elenco do Bahia no ano passado antes de atuar pelo time africano.
Arthur Sales em ação pelo Bahia
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More