Catarinense celebra sétima temporada consecutiva em Portugal: “Sempre foi um objetivo”
Goleiro Bruno Brígido, do Estrela Amadora, conversa com o ge para o Catarinenses pelo Mundo “Um dos objetivos que eu tinha era jogar na Europa”. O catarinense Bruno Brígido vem cumprindo com êxito essa meta desde 2018, quando deixou o Guarani para defender o Feirense, de Portugal. Agora, no Estrela Amadora, foi eleito o melhor em campo nas últimas duas partidas.
Bruno Brigido
Divulgação/Estrela Amadora
+Veja mais histórias de catarinenses pelo mundo
– Começou um pouco difícil para a nossa equipe, mas houveram algumas mudanças e agora, mais recentemente, conseguimos bons resultados. Também tem coincidido na crescente da minha performance e tem sido positivo. Conseguimos tirar proveito, pontuar bastante e distanciar das últimas posições que é nosso objetivo principal, neste momento – disse.
Ao ge, para a série “Catarinenses pelo Mundo”, o goleiro também fala da carreira, expectativa para os próximos anos e o carinho pelo Criciúma.
Natural de Criciúma, foi, digamos que no quintal de casa, revelado para o mundo do futebol. Em 2011, subindo das categorias de base para o profissional do Tigre, teve a primeira oportunidade no profissional. Já em 2013 levantou a taça de campeão Catarinense com a equipe. Quando surgiu a oportunidade de ir para Portugal, Brígido estava no Guarani.
– Sempre foi um objetivo meu desde que eu comecei a jogar futebol profissionalmente. Um dos objetivos que eu tinha era jogar na Europa e quando apareceu a oportunidade, eu tinha 25 para 26 anos, eu resolvi arriscar. Eu lembro que eu estava no Guarani, estava bem, tinha feito um primeiro semestre muito bom. […] Acho que foi uma decisão seguindo aquilo que eu tinha traçado como objetivo, não me arrependo, e já estou aqui finalizando minha sétima temporada – relembra.
Bruno Brígido – Criciúma
Foto: João Lucas Cardoso
No Estrela Amadora desde 2022, já entrou em campo 79 vezes pelo time português. E a temporada de 2024/2025 vem sendo especial – sendo eleito o melhor goleiro da 3ª rodada da Liga Portugal, após o confronto contra o Benfica. O contrato com o time português vai até junho de 2025. A maior diferença do futebol brasileiro para o português, segundo ele, está na intensidade e a aplicação tática.
Bruno mora em Portugal com a esposa e os dois filhos, que já nasceram no país. Ele revelou ao ge como é a rotina na Europa.
– Por norma, os nossos treinos são pela manhã. Quando a semana ocorre de semana normal, sem nenhum jogo no meio da semana, nós costumamos treinar sempre pela manhã. […] Aqui o português tem muito costume de ir até a pastelaria, que aí seria a nossa padaria. Então gostamos de sentar, pegar um solzinho. O tempo aqui é um pouco mais frio, principalmente no inverno. Aqui tem muitos parques, então a gente sempre passa, leva as crianças.
Bruno Brígido – Estrela Amadora
Divulgação/Estrela Amadora
Com 70 jogos com a camisa do Criciúma, ele deixou o Carvoeiro no início da temporada de 2015, mas revelou que mesmo de longe segue acompanhando.
– Eu acompanho bem o Criciúma. Minha base toda foi feita no Criciúma. Acompanhei o ano da subida, esse ano, infelizmente, com a descida. Os dois anos que foi campeão Catarinense, estava aqui de longe torcendo. Tenho muitos amigos ainda no clube, meus pais ainda vão aos jogos. Lembro quando tinha meus oito, nove anos, ia para o estádio entrar com os jogadores de mãos dadas e depois tive a oportunidade de representar o Criciúma e não tem como deixar de acompanhar.
Mais informações do esporte catarinense em ge.globo/sc geRead More