RÁDIO BPA

TV BPA

Clube mais antigo do estado, Dom Bosco completa 100 anos em processo de reconstrução

Clube mais antigo do estado, Dom Bosco completa 100 anos em processo de reconstrução

Azulão da Colina vai jogar a segunda divisão do Mato-Grossense no ano do centenário Clube mais antigo de Mato Grosso e segundo mais antigo do Centro-Oeste, o Dom Bosco completa 100 anos de história. Em fase de reconstrução a equipe vai jogar a segunda divisão do Campeonato Mato-Grossense em 2025.
A reportagem do ge entrou em contato com o vice-presidente do clube, Paulo Emílio Magalhães, que detalhou os próximos passos do clube.
No ano do centenário, Dom Bosco volta a disputar a Copinha
— O clube vai retornar ao bons tempos. Evitamos fazer dívidas. Temos um patrimônio no centro da capital, é muito importante para o Dom Bosco. Estamos realizando estudos para ver o que é o melhor para o clube.
Sobre a fase atual da equipe que vai jogar pela segunda vez na história a segunda divisão do estadual – competição começa no fim de abril – o vice-presidente diz que alguns jovens jogadores que estão disputando a copinha vão integrar o time profissional.
— Temos todas as bases funcionando do Sub-13 até o Sub-20. Existem bons valores, vários jovens que estamos confiando e que acreditamos que vão ter um grande futuro. É aproveitar a vitrine da Copinha. Vamos utilizar cerca de dez ou mais jogadores para a disputa da segunda divisão – disse o dirigente ao ge.
+ Veja a tabela da Copinha 2025
Elenco do Dom Bosco na Copinha 2025
Vagner Ansanelo
Centenário do Clube Esportivo Dom Bosco
Com uma série de comemorações previstas, o Dom Bosco mudou o escudo para o ano do centenário, com referência ao primeiro utilizado pelo clube. Esse novo escudo já está sendo utilizado pela equipe Sub-20 na Copa São Paulo.
Buscando apoio, o clube planeja no ano de seu centenário apresentar novos projetos, envolvendo as categorias de base.
Monograma com as letras C, D e B, que representam as iniciais de “Club Dom Bosco”
Dom Bosco
Fundação
A história do Dom Bosco se inicia em 1905, com o padre Antônio Maria Malan, que, após uma viagem a Cuiabá, trouxe duas bolas de futebol. Durante os primeiros 20 anos, o futebol no clube era uma atividade restrita aos alunos do colégio.
Foi apenas em 4 de janeiro de 1925 que, incentivados pelo padre Ricardo Remetter, um grupo de alunos do Liceu Salesiano, que faziam parte do Oratório Festivo Dom Bosco, fundaram o “Club Dom Bosco”.
O primeiro presidente do clube foi o mestre salesiano João Botas. Assim, o clube passou a ter uma atuação mais ampla e organizada, fora dos muros do colégio, marcando um novo capítulo na história do futebol em Mato Grosso.
Escudos do Dom Bosco
Dom Bosco
Títulos
O time conquistou seis títulos do Campeonato Mato-Grossense da primeira divisão (1958,1960,1963,1966,1971 e 1991) um da segunda divisão (2014) e um da Copa FMF (2015). O Clube da Colina Iluminada disputou o Campeonato Brasileiro em seis edições, sendo três delas na elite do futebol brasileiro.
Grandes feitos
Em 1965 o Dom Bosco enfrentou o Santos Futebol Clube, que contava com o maior jogador de todos os tempos, Pelé. A partida foi disputada no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.
O Santos venceu por 6 a 2. Pelé marcou três gols, acompanhado por Coutinho, que fez dois, e Peixinho, que completou o placar. Pelo lado do Dom Bosco, os gols foram anotados por Uizer e Pretinho.
Dom Bosco e Santos se enfrentaram no Dutrinha
Acervo Joacil Maria
Em 29 de abril de 1970, o Dom Bosco fez história ao ser o primeiro time de Mato Grosso a jogar no Estádio do Maracanã. Naquela partida, o Leão da Colina enfrentou o São Cristóvão. A partida terminou com o placar de 1 a 1.
> Siga o canal do ge MT no WhatsApp
Entre 1977 e 1979, o Dom Bosco apresentou o melhor time de sua história. Chamado de “Academia” o time contava com jogadores de destaque como Mão de Onça, Tuca, Ailton Silva, Valter Silva, Zé Maria, Roberto Dias, Edu, Fidélis, Barga, Gonçalves, Juju, Adilson e Veiga. A equipe foi comandada pelo treinador Roberto Pinto, que, depois de um período vitorioso, foi sucedido por Orlando Peçanha. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *