Clube mais antigo do estado, Dom Bosco completa 100 anos em processo de reconstrução
Azulão da Colina vai jogar a segunda divisão do Mato-Grossense no ano do centenário Clube mais antigo de Mato Grosso e segundo mais antigo do Centro-Oeste, o Dom Bosco completa 100 anos de história. Em fase de reconstrução a equipe vai jogar a segunda divisão do Campeonato Mato-Grossense em 2025.
A reportagem do ge entrou em contato com o vice-presidente do clube, Paulo Emílio Magalhães, que detalhou os próximos passos do clube.
No ano do centenário, Dom Bosco volta a disputar a Copinha
— O clube vai retornar ao bons tempos. Evitamos fazer dívidas. Temos um patrimônio no centro da capital, é muito importante para o Dom Bosco. Estamos realizando estudos para ver o que é o melhor para o clube.
Sobre a fase atual da equipe que vai jogar pela segunda vez na história a segunda divisão do estadual – competição começa no fim de abril – o vice-presidente diz que alguns jovens jogadores que estão disputando a copinha vão integrar o time profissional.
— Temos todas as bases funcionando do Sub-13 até o Sub-20. Existem bons valores, vários jovens que estamos confiando e que acreditamos que vão ter um grande futuro. É aproveitar a vitrine da Copinha. Vamos utilizar cerca de dez ou mais jogadores para a disputa da segunda divisão – disse o dirigente ao ge.
+ Veja a tabela da Copinha 2025
Elenco do Dom Bosco na Copinha 2025
Vagner Ansanelo
Centenário do Clube Esportivo Dom Bosco
Com uma série de comemorações previstas, o Dom Bosco mudou o escudo para o ano do centenário, com referência ao primeiro utilizado pelo clube. Esse novo escudo já está sendo utilizado pela equipe Sub-20 na Copa São Paulo.
Buscando apoio, o clube planeja no ano de seu centenário apresentar novos projetos, envolvendo as categorias de base.
Monograma com as letras C, D e B, que representam as iniciais de “Club Dom Bosco”
Dom Bosco
Fundação
A história do Dom Bosco se inicia em 1905, com o padre Antônio Maria Malan, que, após uma viagem a Cuiabá, trouxe duas bolas de futebol. Durante os primeiros 20 anos, o futebol no clube era uma atividade restrita aos alunos do colégio.
Foi apenas em 4 de janeiro de 1925 que, incentivados pelo padre Ricardo Remetter, um grupo de alunos do Liceu Salesiano, que faziam parte do Oratório Festivo Dom Bosco, fundaram o “Club Dom Bosco”.
O primeiro presidente do clube foi o mestre salesiano João Botas. Assim, o clube passou a ter uma atuação mais ampla e organizada, fora dos muros do colégio, marcando um novo capítulo na história do futebol em Mato Grosso.
Escudos do Dom Bosco
Dom Bosco
Títulos
O time conquistou seis títulos do Campeonato Mato-Grossense da primeira divisão (1958,1960,1963,1966,1971 e 1991) um da segunda divisão (2014) e um da Copa FMF (2015). O Clube da Colina Iluminada disputou o Campeonato Brasileiro em seis edições, sendo três delas na elite do futebol brasileiro.
Grandes feitos
Em 1965 o Dom Bosco enfrentou o Santos Futebol Clube, que contava com o maior jogador de todos os tempos, Pelé. A partida foi disputada no Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.
O Santos venceu por 6 a 2. Pelé marcou três gols, acompanhado por Coutinho, que fez dois, e Peixinho, que completou o placar. Pelo lado do Dom Bosco, os gols foram anotados por Uizer e Pretinho.
Dom Bosco e Santos se enfrentaram no Dutrinha
Acervo Joacil Maria
Em 29 de abril de 1970, o Dom Bosco fez história ao ser o primeiro time de Mato Grosso a jogar no Estádio do Maracanã. Naquela partida, o Leão da Colina enfrentou o São Cristóvão. A partida terminou com o placar de 1 a 1.
> Siga o canal do ge MT no WhatsApp
Entre 1977 e 1979, o Dom Bosco apresentou o melhor time de sua história. Chamado de “Academia” o time contava com jogadores de destaque como Mão de Onça, Tuca, Ailton Silva, Valter Silva, Zé Maria, Roberto Dias, Edu, Fidélis, Barga, Gonçalves, Juju, Adilson e Veiga. A equipe foi comandada pelo treinador Roberto Pinto, que, depois de um período vitorioso, foi sucedido por Orlando Peçanha. geRead More