Análise: Fortaleza larga com o pé direito no Brasileirão e eleva moral antes de estreia na Libertadores

Leão do Pici estreou no Brasileirão contra o Fluminense Fortaleza 2 x 0 Fluminense | Melhores momentos | 1ª rodada | Campeonato Brasileiro 2025
Se nos últimos jogos o torcedor do Fortaleza vaiava o time após o apito final, dessa vez o som das arquibancadas foi outro: aplausos. O Laion mostrou um futebol convincente e eficiente neste sábado na estreia do Campeonato Brasileiro e venceu o Fluminense por 2 a 0 no Castelão. E às vésperas de mais uma estreia (na Libertadores), eleva-se a moral e cresce o apoio da torcida, arma super importante que já levou o Tricolor e voos muito altos, e certamente pode ir ainda mais longe. Um novo primeiro passo foi dado.
+ Acompanhe as notícias do Fortaleza no Whatsapp
Leão absoluto
Vojvoda montou um Fortaleza forte na defesa e bastante ofensivo pelo lado direito, com Pikachu e Marinho. Contou com o retorno de Kuscevic na linha defensiva e, na frente, com a estrela do seu principal artilheiro.
+ Lucero, do Fortaleza, marca primeiro gol do Brasileirão 2025; assista
Estrela porque com apenas três minutos de bola rolando, Lucero abriu o placar fazendo, de quebra, o primeiro gol do Brasileirão 2025. Para um time que vinha apresentando um futebol aquém nos últimos jogos, o início não poderia ser mais animador.
Fortaleza, Fluminense, Tinga
Davi Rocha/SVM
Se a arquibancada vaiou os últimos jogos do Leão do Pici, foi cedo que o apoio começou. A vaia agora era direcionada ao adversário, sempre que tocava na bola. E ao lado do time, a massa tricolor viu uma jogada ensaiada funcionar. Aos 20 minutos, Pol Fernández cobrou escanteio na cabeça de Tinga, que acertou o ângulo de Fábio, ampliando o placar.
O Fortaleza era absoluto. Reforçando a ala direita com Marinho e Pikachu, o Tricolor do Pici infernizou a vida do Tricolor das Laranjeiras. E sempre que era atacado, fechava a porta como quem brada: “Aqui não!”.
Segura a pressão e comemora o resultado
Com a vantagem no placar, era natural que o Tricolor do Pici recuasse mais suas linhas após o intervalo. O Fluminense cresceu, mas o Fortaleza não deixou de marcar em momento algum. Lucero era o homem mais adiantado, enquanto os demais se compactavam para evitar que João Ricardo sofresse sustos.
A posse de bola chegou a 65% para o time visitante. A estratégia era clara: dar a posse de bola ao adversário e apostar nos contra-ataques. O Leão, no entanto, mostrava cansaço e Vojvoda começou a mexer.
+ Atuações do Fortaleza: Lucero e Tinga marcam, e Deyverson estreia no fim
Tinga sentiu uma lesão e precisou ser substituído. Entraram David Luiz, Zé Welison e Moisés, e a postura defensiva se manteve. Na reta final, Vojvoda viu o bom momento e promoveu a estreia de Deyverson na vaga de Lucero. O camisa 18 entrou aplaudido em campo, afinal, a expectativa é alta.
Alto também foi o som dos aplausos que ecoaram na Arena Castelão após o apito final. Bem diferente das vaias de jogos anteriores. Aparentemente, o Fortaleza voltou a ser o time com futebol eficiente e vistoso de outros tempos. O primeiro sinal foi dado, e muito bem dado. Resta agora manter, porque o sarrafo só tende a subir cada vez mais.
Tinga, Fortaleza, Fluminense
Davi Rocha/SVM
Agenda tricolor
Agora o Fortaleza vira a chave e muda de competição. Na terça (1), estreia na Libertadores da América contra o Racing, em casa, na mesma Arena Castelão. O jogo será às 21h30. O ge acompanha todos os lances em tempo real. geRead More