Arthur Elias projeta retorno de Marta à Seleção para amistosos no Brasil

Camisa 10 não foi chamada para os dois amistosos desta data Fifa de abril, nos Estados Unidos. Em maio, Seleção tem previstos jogos em solo brasileiro e deve contar com a volta da rainha A seleção feminina vai para a segunda data Fifa do ano com o grupo começando a ser encaminhado para a disputa da Copa América. Serão dois amistosos importantes contra os Estados Unidos, dias 5 e 8 de abril, em Los Angeles e San Jose, respectivamente, nos EUA. A lista de 23 atletas divulgada pelo técnico Arthur Elias na última quarta-feira não conta com um nome importante. Marta ficou novamente fora da convocação assim como as últimas relações do treinador após a disputa dos Jogos Olímpicos. Mas isso não é uma despedida. O comandante ressalta que a rainha tem sempre as portas abertas e vê como mais interessante tê-la nos amistosos que a Seleção fará no Brasil na data Fifa que vai de 26 de maio a 3 de junho.
– Passa por uma análise mais completa. Ela ser convocada para uma convocação nos Estados Unidos é claro que é interessante por esse aspecto de jogar lá, mas não pode ser o critério maior, pelo contrário. Até porque a próxima convocação será no Brasil e tem essa importância muito grande um nome como a Marta vir atuar no nosso país mais uma vez. As portas estão super abertas, ela sabe disso. O que eu pretendo fazer na seleção é sempre trazer as atletas nos seus principais momentos e também o que elas já fizeram na seleção. A Marta tudo o que ela já fez pela seleção, pelo futebol, futebol feminino em geral mundial, pela sociedade, é algo muito grandioso. Então ela fica fora de qualquer análise nesse sentido. O que a gente precisa ver da Marta é o momento de trazê-la. Ela fez poucos jogos. Dois jogos, três jogos pelo clube dela, que é um clube que está muito bem. A maneira que o Orlando tem jogado começa a se assemelhar com alguns conceitos que a gente tem na seleção. Então acredito que ela está se preparando bem lá também e vai ter chances na seleção, nem chance, mas uma conversa que a gente vai ter em breve.
O objetivo do técnico é até mesmo aproveitar os duelos nos EUA para posteriormente visitar tanto a camisa 10 da seleção quanto outras jogadoras que atuam no país. O comandante da seleção feminina ressaltou a importância desse contato para avaliar também atletas como Rafaelle, que esteve na Olimpíada. A zagueira voltou a atuar pelo Orlando Pride depois de ter sofrido lesão no término dos Jogos Olímpicos e ter ficado fora do final da temporada do seu time em 2024.
– Pretendo, acabando a convocação, fazer visitas técnicas nos Estados Unidos e um dos clubes que vou estar é o Orlando. Não só conversar e observar a Marta, bater um papo com todas as brasileiras que estão lá, Luana que está afastada, Angel (Angelina) que tem vindo bastante, tem sido uma liderança da seleção. A Rafa, que depois das Olimpíadas passou processos de lesão e tem atuado muito bem ainda que com pouco volume, mas tem jogado bem nesse retorno. Então a gente quer acompanhar elas tanto de longe quanto de perto o máximo possível para tomar as decisões para frente, para a próxima convocação – afirmou Arthur Elias em entrevista exclusiva ao ge.globo.
Sobre a lista para a Copa América, Arthur Elias afirmou que ainda tem mais duas datas Fifa para definir a lista. No entanto, diz que as jogadoras que vêm repetindo convocações certamente têm mais chances de estarem no grupo final para a disputa da competição, que ocorre entre 12 de julho e 2 de agosto, no Equador.
– Em relação à escolha dos nomes em relação à Copa América, temos essa data Fifa, temos a próxima data Fifa que o planejamento é que seja no Brasil também contra uma outra seleção muito forte. Então depois dessas duas datas Fifa é que vamos fechar o elenco. Claro que quanto mais próximo, mais próximo está dessa definição. Agora jogando essas duas partidas vamos fazer uma avaliação. Vamos ver também outras atletas que ficaram fora da lista. Como elas vão desempenhar nos seus clubes, como elas podem agregar na próxima convocação também. E aí define o grupo. Mas essas jogadoras que repetiram certamente vão se aproximando de ter essa vaga na Copa América – afirmou.
No calendário, um rival forte, uma reedição da final olímpica de 2024. Arthur Elias comenta que para ser campeão é preciso enfrentar as melhores e é esse o objetivo dos próximos amistosos contra as americanas. O jogo do dia 5 de abril está marcado para às 18h (de Brasília) com transmissão do Sportv. O duelo do dia 8 de abril ocorre às 23h30 (de Brasília) com transmissão de TV Globo e Sportv.
– Se você quer ser campeão de qualquer competição a melhor preparação é enfrentar os melhores e a gente vai enfrentar a atual campeã olímpica, atual número 1 do ranking. Tem esse histórico favorável contra a seleção brasileira, o que para mim também é muito positivo porque, na construção de uma equipe vencedora, você quebrar esses paradigmas. Trazer uma outra forma de encarar os desafios, a mentalidade das jogadoras para enfrentar uma equipe que tem um emocional muito forte, mas que também, assim como a nossa, tem renovado seu grupo, tem criado alternativas táticas diferentes do que a gente enfrentou nas Olimpíadas. Acho que vai ser um jogo muito importante para nossa preparação não só para a Copa América como para Copa do Mundo e para reforçar esse momento da seleção brasileira e ser uma seleção vista pelo mundo como umas das principais seleções que hoje a gente tem no futebol feminino – declarou.
Marta foi campeã da NWSL com o Orlando Pride na última temporada
Nathan Ray Seebeck-Imagn Images/Reuters geRead More