Da Série B à Libertadores: Gabriel Xavier completa 100 jogos pelo Bahia e entra em lista seleta

Autor de um dos gols do time na final contra o Vitória, zagueiro é o sétimo jogador formado na base a atingir marca no século O Ba-Vi do último domingo, válido pelo jogo de ida da final do Campeonato Baiano, representa mais que o primeiro ato da decisão estadual para um dos 22 atletas em campo. Ao ser titular na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Gabriel Xavier completou 100 jogos pelo Bahia. E, melhor que isso, anotou um dos gols da vitória do Esquadrão.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Bahia 2 x 0 Vitória | Gols | Final | Campeonato Baiano
O zagueiro de 23 anos nasceu em Andradina, interior de São Paulo, e passou pelo Araçatuba e pelo Mirassol antes de chegar à categoria de base do Bahia, em 2020. Estreou como profissional pelo Tricolor em 2022 e, de lá para cá, conquistou o título estadual de 2023 e a titularidade absoluta da equipe.
– Muito especial. A gente sabe que essa marca acaba sendo para poucos que conseguem ficar uma trajetória grande no clube. Em agosto completo cinco anos de Bahia, e é um sentimento de muita felicidade e muito agradecimento. Muito feliz mesmo porque eu acho que não poderia ser em um dia mais especial completar os 100 jogos com essa camisa, com essa torcida incrível, com a minha família ao lado – celebrou após a partida do último domingo.
A afinidade com as redes não é o ponto forte do zagueiro, que marcou apenas o terceiro gol com a camisa do Bahia no último domingo. Já o aproveitamento como defensor é destacável: são 16 cartões amarelos e nenhuma expulsão até aqui.
Gabriel Xavier completa 100 jogos pelo Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Veja abaixo os jogos de Gabriel Xavier por competição:
Campeonato Brasileiro Série A: 48 jogos
Campeonato Brasileiro Série B: 14 jogos
Campeonato Baiano: 14 jogos
Copa do Brasil: 13 jogos
Copa do Nordeste: sete jogos
Libertadores: três jogos
Amistoso: um jogo
Pivete de Aço
Gabriel Xavier celebra 100 jogos pelo Bahia
Letícia Martins / Divulgação / EC Bahia
Completar 100 jogos com a camisa do clube pelo qual foi revelado é um feito ainda mais especial – e raro. No século XXI, ele é apenas o sétimo jogador formado na base a atingir a marca.
Jogadores formados na base do Bahia com mais jogos no século
Nonato: 175
Ávine: 164 jogos
Marcone: 158 jogos
Matheus Bahia: 117 jogos
Patrick de Lucca: 109 jogos
Ananias: 106 jogos
Entre os jogadores do elenco atual do Bahia, Gabriel é o sexto a atingir a marca centenária. Ele só está atrás de Rezende (137), Marcos Felipe (126), Cauly (124), Kanu (111) e Ademir (104). Além disso, assim como Rezende e Danilo Fernandes, é um dos únicos que pernamecem no elenco desde a Série B de 2022.
Da Série B à Libertadores: Gabriel Xavier ao lado de Danilo Fernandes e Rezende
Divulgação / EC Bahia
Caminhada até titularidade
Gabriel Lehman Xavier começou no sub-15 do Araçatuba antes de se transferir ao Mirassol, clube por qual atuou nas categorias sub-17, sub-19 e sub-20. Sua estreia no futebol profissional foi pelo clube paulista, em 2019, quando saiu do banco na derrota por 3 a 1 para o RB Brasil, pelo Troféu do Interior.
Em 2020, foi emprestado pelo Mirassol ao Famalicão, de Portugal, e defendeu as categorias de base do clube europeu. No fim do mesmo ano foi repassado pelos paulistas ao Bahia, também por empréstimo, e iniciou sua trajetória tricolor. Ele participou da campanha que terminou na final da Copa do Brasil sub-20 e, em 2021, disputou o Brasileirão de Aspirantes com a equipe sub-23.
Gabriel Xavier no início de caminhada no Bahia
Felipe Oliveira/EC Bahia
A partir de 2022, o zagueiro passou a integrar a equipe principal e não saiu mais. Durante o Campeonato Brasileiro da Série B, aproveitou o espaço com a lesão de Luiz Otávio e teve boa sequência na reta final da campanha de acesso do Bahia. A Série A do ano seguinte, no entanto, ainda não seria seu momento de afirmação do jogador, que fez apenas 13 jogos, sendo 10 como titular e três saindo do banco.
A consolidação de Gabriel veio na temporada de 2024. Após disputar espaço no início do ano com Kanu, Víctor Cuesta e David Duarte, conquistou vaga no time titular ao longo do Campeonato Brasileiro. O defensor foi um dos mais constantes de todo o elenco do Bahia e foi titular em 35 das 38 rodadas, além de liderar o grupo tricolor em minutos disputados (3.150). Em alta, teve o seu contrato com o Tricolor renovado até o fim de 2029.
Gabriel Xavier disputa bola em Bahia x Cruzeiro
Rafael Rodrigues/EC Bahia
Gabriel Xavier abriu a atual temporada com uma lesão no joelho sofrida ainda durante a pré-temporada em Girona, na Espanha. A concorrência também aumentou para o jogador, que viu Ramos Mingo, contratado nesta temporada, ganhar moral com Rogério Ceni. O zagueiro prata da casa, então, mostrou versatilidade e ganhou minutos também atuando como lateral-direito. Até aqui, ele tem seis jogos em 2025, todos como titular.
Com contrato longo e pouca idade, Gabriel tem tudo para ampliar o número de jogos pelo Bahia. E também ir além disso ao aumentar o número de conquistas pelo clube. A próxima oportunidade já está ao alcance da mão. Neste domingo, o defensor revê o Vitória em busca da primeira taça como titular do Tricolor.
– Muito incrível. A gente sabe como é a trajetória, como é difícil você subir da base e conquistar o carinho do torcedor. E eu agradeço muito ao torcedor por todo carinho e por tudo que eles sempre me ajudaram e apoiaram. Agradecer a minha família, quem eu amo muito e quem me apoia. Muito feliz. Muito feliz pelo triunfo, muito feliz pelo gol e muito feliz pelo triunfo da final que nos da vantagem, mas sabemos que é o jogo [da volta] é muito difícil e temos que continuar concentrados – concluiu o zagueiro.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More