RÁDIO BPA

BPA CHANNEL
BPA CHANNEL
LIVE

TV BPA

Dorival vê vitória merecida da Seleção e cita “melhora considerável a cada rodada”

Dorival vê vitória merecida da Seleção e cita “melhora considerável a cada rodada”

Técnico diz que “ninguém está satisfeito”, mas vê evolução do Brasil após triunfo por 2 a 1 sobre a Colômbia, no Mané Garrincha, em Brasília, pelas Eliminatórias Brasil 2 x 1 Colômbia | Melhores momentos | 13ª rodada | Eliminatórias da Copa do Mundo
O técnico Dorival Júnior reconheceu “que o caminho não é o ideal” e que ainda não está satisfeito com o desempenho da Seleção, mas viu como merecida a vitória do Brasil por 2 a 1 sobre a Colômbia, nesta quinta-feira, em Brasília, e apontou evolução no desempenho da equipe.
Com o resultado, o Brasil subiu para a segunda colocação nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, ainda restando o complemento da 13ª rodada.
– Eu acho que, primeiro, foi uma vitória muito importante pelo momento e situação, mas acima de tudo pelo processo que vem melhorando a cada momento. Temos acompanhado o processo, fortalecido tudo o que os jogadores vem realizando. O caminho não é o ideal, mas caminhamos para uma melhora considerável a cada rodada. Enfrentamos um time muito difícil, organizado – analisou o treinador.
– Tivemos que mexer no meio do jogo, em uma partida de velocidade absurda, até que o jogador se adapte, você tem que ter um tempo. É óbvio que não tivemos esse momento. Mas na realidade acho que a vantagem que a equipe colombiana teve a partir dessa substituição é que eles mudaram a forma de marcação, porque nós estávamos encontrando vários espaços. Eles buscaram uma alteração, tentamos nos corrigir, às vezes isso é difícil, você não consegue passar uma informação com clareza. Os nossos dois jogadores da saída de bola viraram alvo fácil da marcação. Praticamente com o volante adversário ficando livre. O Alisson passava muito tempo com a bola nos pés porque não tínhamos opções. Foi isso que aconteceu. No intervalo, fizemos uma alteração importante, nos posicionamos novamente e tivemos um volume suficiente que merecemos o resultado – completou Dorival.
Dorival Júnior em Brasil x Colômbia
André Durão/ge
Mais notícias da Seleção:
+ Atuações: veja quem foi bem, quem foi mal e dê suas notas
+ Entenda por que o Brasil fez sete substituições contra a Colômbia
+ Médico da Seleção tranquiliza sobre situação de Alisson: “Encontra-se normal”
Dorival ponderou a dificuldade das Eliminatórias e também a falta de tempo para treinar:
– Procuro olhar pra frente. Se temos que lamentar, são os resultados anteriores, que merecemos vencer e não conseguimos os dois resultados. A equipe vem evoluindo, vem melhorando, eu tenho dito isso. As Eliminatórias, com exceção das etapas com o Tite, nunca foram tranquilas, nunca foram fáceis. Sempre foram etapas bem complicadas, me lembro de classificações decididas nas últimas rodadas. Uma em Porto Alegre, num jogo memorável. O futebol sul-americano evoluiu, as disputas são muito grandes. Olhamos aí as qualidades do time colombiano, e temos que valorizar a nossa vitória. A nossa equipe vem num processo de formação, a deles, não. Estamos dando algo diferente daquilo que vinha sendo apresentado. Temos que tentar acelerar isso. Para quem ficou quatro meses sem ver esse jogadores, vendo a entrega e a dedicação deles, a torcida vibrando e apoiando o time, sem vaiar em momento nenhum. Se olharmos bem, a maioria desses jogadores não tem 40 partidas pela Seleção. Alguns deles têm três ou quatro participações. O próprio treinador, deve estar na 15ª – disse Dorival, antes de arrematar:
– Ninguém está satisfeito ou aliviado com nada. Nossa preocupação é constante e continuará sendo, se Deus quiser, até a Copa do Mundo.
O próximo compromisso do Brasil será na terça-feira, em clássico contra a Argentina, em Buenos Aires. Para este jogo Dorival não poderá contar com o zagueiro Gabriel Magalhães e o meio-campista Bruno Guimarães, ambos suspensos. Gerson, que foi substituído no primeiro tempo com dores na coxa, é dúvida, assim como o goleiro Alisson, que sofreu um choque de cabeça na etapa final do duelo contra a Colômbia.
– Nós já estamos começando a estudar (substitutos), buscando alternativas. Espero que o mais rápido possível nos posicionemos a respeito das alterações. Vamos tentar priorizar aqueles que já estão no país. Dentro de uma necessidade, aí sim buscaremos nomes de fora.
Na pré-lista de convocados, as opções para a zaga são Fabrício Bruno, Beraldo e Alexsandro. Já para o meio, foram selecionados previamente João Gomes, Ederson, Andreas Pereira e Alisson.
Confira abaixo outros trechos da entrevista coletiva de Dorival Júnior:
Vitória traz alívio?
– O que eu não quero é justamente essa aí: não existe alívio. Não quero essa palavra. Temos que manter nossa concentração e foco para o jogo seguinte. Vamos buscar fazer um grande jogo lá dentro, independente das nossas perdas, de três ou quatro jogadores. Vamos fazer um grande jogo perante um adversário muito difícil. Não tenho dúvidas disso. Teremos uma equipe que vai buscar jogar de igual para igual, contra um adversário dos mais difíceis, o atual campeão mundial.
Argentina
– Seleção da Argentina joga e não deixa jogar. É um meio-campo muito habilidoso, de forte combate, que está totalmente ambientado e adaptado que joga junto há quase duas temporadas. Temos que competir ao extremo. Entender as dificuldades, ter uma leitura completa da seleção argentina e passar as informações completas aos jogadores, para ter todos os detalhes para fazer um grande jogo.
Vini Jr
– Primeiro que buscamos dar toda a liberdade para os jogadores. Ninguém cumpre posicionamento rigoroso, com a exceção de um (camisa) 9 mais posicional. Dou toda a liberdade para eles buscarem o espaço dentro de uma partida, tem momentos que ele está pelo lado do campo, ou entre os zagueiros. Queremos deixar eles em condições, facilitar sempre o máximo possível. Nós procuramos raramente mudar algo que eles desempenham em suas equipes, buscamos sempre conversar com esses jogadores. É pouco tempo para adaptar uma situação diferente. Queremos usar o que eles já usam nas seleções deles. Eles têm liberdade ofensivamente falando, de trocas, de infiltração, de aberturas, e de movimentação quando temos a posse de bola. Nossa compactação melhorou. Tivemos retomadas importantes e uma saída veloz, o que provocou um desconforto no adversário.
Por que Joelinton no lugar de Gerson?
– Primeiro, simples. A bola aérea adversária é uma das melhores da competição, tem um ótimo aproveitamento em bolas pelo alto ofensivas. Perdendo o Gerson, perdemos um jogador de bolas paradas. Já havíamos perdido Danilo, nossos laterais eram mais baixos hoje. Não podíamos perder outro naquela hora. É uma jogada muito forte deles. Eles teriam um melhor aproveitamento sem um jogador nosso mais alto.
João Pedro
– Natural que mereça (mais oportunidades). Quando tivemos o Igor (Jesus), na prática teria sido o Pedro, mas quando tivemos o Igor a equipe apresentou uma boa evolução. Com o João a ideia era a mesma, e a equipe começou muito bem. Hora com o João, hora com o Rodrygo pela direita, flutuando, sendo mais um homem nas nossas iniciações. E do lado esquerdo, ora om Raphinha, ora com o vini. O gol sai numa troca do Raphinha com o João e uma infiltração do Vini vindo do lado direito, buscando a última linha adversária. As movimentações vinham acontecendo, a gente havia criado duas ou três boas oportunidades além do pênalti. A ideia era essa, mobilidade constante buscando com dois jogadores a marcação dos últimos homens adversários ou provocando dúvida entre eles. Aconteceu, tiramos proveito, fizemos o gol, eles mudaram a marcação e a partir daí acabamos incorrendo num erro que foi difícil a correção, só conseguimos no intervalo. Quando os quatro homens de frente começaram a ser alvos fáceis e diminuíram suas flutuações, paramos de ter saídas mais consistentes. Não acontecendo, tiveram um pouco mais de volume, trouxeram dificuldades. Foi o momento da crescida da equipe adversária e sofremos o gol.
Suspensões
– São alterações obrigatórias, não temos como fugir de condições como essa. De uma partida para outra, infelizmente, temos muitas baixas, com desconvocações ou suspensões. Isso dificulta o equilíbrio de uma equipe que busca uma formação ideal. O time está começando a ter uma cara diferente. As alterações não seriam ideais neste momento. Gostaria de tê-los em campo para jogar com outras peças dentro da partida.
Wesley
– Muito saudável a participação do Wesley, um garoto em processo de evolução muito claro. Vamos torcer para que tenha tranquilidade de desenvolver o trabalho. É um menino que chama a atenção e merece todo cuidado possível. Se continuar nesse processo, fatalmente em pouco tempo será uma realidade muito clara, isso se já não é nesse momento.
Sétima substituição
– Quando foi mostrada a saída de um atleta, nós ficamos com isso na cabeça e pedi para o Dimas consultar o quarto árbitro para saber se a nossa ideia era correta, se poderíamos ter mais duas. Ele nos relatou que sim, seguramos um pouco, saiu o gol, e naquele instante vimos a necessidade da alteração.
Endrick e Estêvão preteridos
– Eu entendo a torcida pedir esses dois jogadores, mas eles tinham uma bola aérea muito boa e eu não podia abrir mão de ter mais um jogador dentro da nossa área com essa condição. Tanto que no último minuto nós optamos, nunca fizemos isso, pela colocação de um terceiro homem na área porque se as jogadas tivessem fluído provavelmente aconteceriam dessa forma: bolas alçadas na área. Foi apenas isso.
Prefere que Argentina ganhe ou perca do Uruguai?
– Sinceramente, eu penso em confirmar o quanto antes a nossa classificação. Não me importa o que venha a acontecer, temos que nos preocupar com o nosso rendimento, buscarmos melhorar a cada rodada, acredito que vem acontecendo nessas últimas etapas. Vamos continuar trabalhando com intensidade em busca do melhor acerto possível e que façamos um grande jogo. Resultado será muito importante e vamos nos concentrar e buscar a melhor atuação possível.
+ CLIQUE AQUI e veja mais notícias da Seleção geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *