RÁDIO BPA

BPA CHANNEL
BPA CHANNEL
LIVE

TV BPA

Ferrari cobra F1 por não exibir Hamilton sugerindo ceder posição a Leclerc

Ferrari cobra F1 por não exibir Hamilton sugerindo ceder posição a Leclerc

Heptacampeão propôs que colega da Ferrari o passasse para tentar brigar por pódio no GP da China deste domingo; F1 se explicou, em nota Rafael Lopes analisa motivação de Hamilton para trajetória com a Ferrari na F1
O público que acompanhou o GP da China vencido neste domingo por Oscar Piastri só soube após a corrida que Lewis Hamilton, sexto colocado até a desclassificação por irregularidade técnica, é quem tinha sugerido ceder sua posição na corrida para Charles Leclerc – quinto antes também ser punido. A não-exibição da conversa pela F1 foi alvo de duras críticas do chefe da Ferrari, Frederic Vasseur.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Ferrari culpa estratégia e erro por desclassificações de Hamilton e Leclerc
Próxima corrida da F1 2025: veja data do GP do Japão
Lewis Hamilton e Fred Vasseur, chefe da Ferrari, no GP da China da F1 em 2025
Sam Bagnall/Sutton Images
– Isso é uma piada da FOM (Formula One Management, responsável pelos direitos comerciais e de exibição da categoria) porque o primeiro pedido veio de Lewis. Lewis nos pediu para fazer a troca, mas para criar uma confusão em torno da situação, eles transmitiram apenas a segunda parte da pergunta. Vamos debater isso com eles – cobrou Vasseur.
Chefe da RBR ainda acredita em potencial de Lawson
GP da China: Hamilton, Leclerc e Gasly são desclassificados após a prova
Mecânicos da Ferrari empurram carro de Lewis Hamilton até o grid do GP da China da F1 2025
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Todo o processo durou aproximadamente entre as voltas 16 a 21. Hamilton reduziu e Leclerc assumiu a quarta colocação antes ocupada pelo colega, seguindo à caça do terceiro lugar de George Russell. A dupla ferrarista havia retornado seus pit stops com pneus duros quando Lewis apareceu mais lento que o companheiro; a diferença entre o último giro deles antes da inversão chegou a 2s.
– Acho que vou deixar Charles me passar, porque estou tendo dificuldades – anunciou Hamilton pelo rádio da equipe.
Bortoleto completa primeira prova na F1, mas admite erro: “Corrida não foi ideal”
Riccardo Adami, engenheiro do heptacampeão, confirmou o pedido na volta 18, e pediu para que fizessem a inversão de posições na curva 14 do Circuito de Xangai.
– Sim (vou deixar) quando ele estiver mais perto. Se ele não conseguir alcançar os caras da frente, você traz a gente de volta de novo – respondeu o piloto.
Initial plugin text
– Você não pode imaginar o número de perguntas que tive sobre isso quando vim da garagem para cá: “É um problema?”, e eu disse: “Não, foi o Lewis que pediu para trocar”. Sinceramente, nós apreciamos muito o pedido de Lewis. Levamos uma volta para pedir a ele que trocasse com Charles e, então, o ritmo voltou. Ele disse “Ah, vamos ficar assim um pouco”, e nós dissemos “Não, se você aumentar o ritmo, nós trocamos”. A colaboração entre os dois é incrível e não posso reclamar nem por um segundo – completou Vasseur.
Leclerc questionou a demora na inversão de posições no momento em que estava na sexta colocação, e Hamilton, até então atrás de George Russell, era quinto. Bryan Bozzi, seu engenheiro, confirmou e disse que o heptacampeão já estava de sobreaviso sobre a decisão. Adami voltou a pedir a inversão para o veterano e, Leclerc, assumindo o quarto lugar, reclamou da demora.
Lewis Hamilton e Charles Leclerc no GP da China da F1 2025
Andy Hone/LAT Images
Apesar da troca, o monegasco não conseguiu se aproximar o suficiente do rival da Mercedes para passá-lo; no fim, ainda foi superado por Max Verstappen. Ele e Hamilton, que fez uma estratégia de duas paradas na prova, cruzaram a linha de chegada respectivamente em quinto e sexto.
No entanto, logo após o fim da corrida, ambos receberam a notícia da desclassificação: o monegasco, pelo carro abaixo do peso mínimo exigido e o heptacampeão, pelo desgaste excessivo na prancha de madeira em seu assoalho. Com isso, a escuderia italiana perdeu os 18 pontos conquistados na corrida.
George Russell à frente de Charles Leclerc no GP da China da F1, em 2025
Clive Mason/Getty Images
F1 nega intencionalidade ao não exibir mensagem
Em resposta, a categoria explicou por meio de um porta-voz que a decisão de não transmitir o pedido de Hamilton em primeira mão se deu por causa do surgimento de outros episódios na corrida. Posteriormente, a conversa foi publicada nas redes sociais da categoria:
– Não houve absolutamente nenhuma intenção de apresentar uma narrativa enganosa sobre o rádio da equipe Ferrari. Devido a outras situações que se desenvolveram durante a corrida, a mensagem de Lewis não foi reproduzida, mas isso não foi intencional. geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *