Oceanman 2025: Yuri Dahia assume liderança no fim e vence etapa em Salvador

Atleta master passa Victoria Rosário e vence prova na Baía de Todos-os-Santos. ge transmitiu ao vivo prova deste domingo, na Baía de Todos-os-Santos A principal prova do Oceanman teve Yuri Dahia como grande vencedor. Ela assumiu a liderança da competição na metade final e foi campeão pela primeira vez da etapa do maior circuito amador de natação em Salvador, disputada na Baía de Todos-os-Santos.
O ge transmitiu ao vivo o evento que faz parte da celebração aos 476 anos de Salvador. A transmissão começou por volta das 7h (horário de Brasília), com narração de Danilo Ribeiro, comentários de Alex Pussieldi e Leandro Tanajura e reportagem de Sérgio Pinheiro.
Yuri Dahia vence prova dos 10 km
TV Bahia
Yuri é atleta master do Yacht Clube da Bahia. Ele esteve no pelotão de frente desde o início, mas só ultrapassou Victoria Rosário, que liderou boa parte da competição, na parte final da prova. Nos últimos metros, ele disputou braçada a braçada com Luis Renato Topan, segundo colocado.
– Tentava me afastar e não conseguia. Fiz muita força. Foi massa. Parabéns aos organizadores.
Victoria Rosário no Oceanman
TV Bahia
Já Victoria Rosário leva o tricampeonato entre as mulheres. Ela é integrante da seleção brasileira e, no ano passado, conquistou a segunda medalha nos Jogos da Juventude disputados em João Pessoa.
– Prova foi boa. Dificuldade só de me localizar, primeira prova em linha reta.
Na prova dos 5 km, Sinara Pazos, mãe de Arthur Pazos, bicampeão da prova dos 10 km e que não participou da etapa deste domingo, levou o tricampeonato.
Já Davi Magalhães foi campeão pela primeira vez da prova dos 5 km.
Vencedores do Oceanman:
Melhor tempo geral: Yuri Dahia
10 km masculino: Yuri Dahia
10 km feminino: Victoria Rosário (tricampeã)
5 km masculino: Davi Magalhães
5 km feminino: Sinara Pazos (tricampeã)
O Oceanman
Circuito principal do Oceanman
Oceanman
Em sua terceira edição em Salvador, o Oceanman contou com 670 atletas de 20 países nas cinco provas. O circuito realiza etapas seletivas em 35 países, que classificam os melhores atletas para o Mundial, que vai ser disputado no mês de dezembro deste ano, em local ainda não definido. Além de Salvador, as provas serão realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Em Salvador, os circuitos passaram por alguns dos mais famosos pontos turísticos da capital baiana: Forte de Santa Maria, Forte de São Diogo, Forte de São Marcelo e o Museu de Arte Moderna (MAM), além da chegada no Porto da Barra.
O evento deste domingo contou com a presença de brasileiros medalhistas olímpicos. Poliana Okimoto (medalhista em Paris 2024) e Edvaldo Valério (Sydney 2000).
– Está sendo uma experiência maravilhosa estar em Salvador, passando por pontos turísticos da cidade. Isso traz mais atletas para nossa modalidade, estimula crianças – iniciou Poliana.
– Não podemos perder nossa essência. Evento de grande relevância. A gente vem desenvolvendo atletas importantes desde 2019. A ideia é fomentar – conclui Edvaldo Valério. geRead More