RBR pode trocar Lawson por Tsunoda já no GP do Japão, diz site

Desempenho muito abaixo do esperado faz com que a equipe considere promover japonês e enviar neozelandês de volta para a RB. Lawson foi 15º na China e ainda não pontuou Saiba quem são os seis novatos da F1 2025
Bastaram apenas duas corridas para a RBR perder a paciência com Liam Lawson. O neozelandês de 23 anos, recém-promovido à equipe após dois períodos distintos com a RB em 2023 e 2024, teve desempenho muito abaixo do esperado nos dois primeiros fins de semana do campeonato e pode perder a vaga para o japonês Yuki Tsunoda. A informação é do site “Motorsport”.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
GP da China: Piastri controla prova e vence; Bortoleto é 17º
Pilotos e equipes fazem homenagem a Eddie Jordan; veja
Liam Lawson dá entrevista com carro da RB na televisão ao fundo
Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
De acordo com a publicação, a RBR considera seriamente a troca e discute a possibilidade de fazer a inversão de pilotos já no GP do Japão, o próximo da temporada. A corrida em Suzuka está prevista para o dia 6 de abril, e Yuki Tsunoda vai dirigir em casa.
A decisão final sobre a situação de Lawson na RBR ainda não foi tomada, mas o site garante que a troca do jovem por Yuki Tsunoda é “provável”.
Yuki Tsunoda é cotado para assumir vaga de Liam Lawson na RBR
Alessio Morgese/Hasan Bratic/NurPhoto via Getty Images
Lawson faz a primeira temporada como titular na Fórmula 1 e chegou à RBR para o lugar do mexicano Sergio Pérez, dispensado pelos resultados ruins em 2024. Apesar disso, o novo contratado não passou sequer do Q1 nas classificações e ainda não pontuou na temporada. De quebra, vê o companheiro de equipe Max Verstappen ser o vice-líder do campeonato, com 36 pontos.
Lawson sofre pressão na RBR e admite dificuldade: “Falta tempo”
Confira a classificação atualizada da Fórmula 1
O pesadelo de Liam Lawson começou no GP da Austrália. Na classificação, o novato foi mal e acabou na 18ª posição. Em uma corrida caótica e com muita chuva, o neozelandês rodou na parte final e não conseguiu concluir a prova.
A expectativa da RBR era de melhora do segundo piloto da equipe na China, mas o desempenho ficou ainda pior. Lawson ficou com o último lugar nas classificações para a corrida sprint e a principal. Ainda que tenha ganho posições nas corridas e terminado em 14º e 15º, respectivamente, o jovem continua zerado na tabela. Compare o desempenho de Lawson com o companheiro de equipe Verstappen:
Verstappen x Lawson em 2025
Em entrevista após a classificação realizada no sábado, Lawson admitiu que estava tendo dificuldade em mostrar confiança. O recém-contratado e já ameaçado pela RBR afirmou que o “desempenho não é bom o suficiente”, mas ressaltou que “faltava tempo” para poder se recuperar.
Yuki Tsunoda, por sua vez, já somou três pontos com a RB – carro mais fraco na comparação com a RBR – após terminar em sexto lugar na corrida sprint da China. O piloto brigou no pelotão intermediário durante a prova principal, mas teve problema na asa dianteira e precisou ir aos boxes. Com isso, acabou em 19º – último entre os pilotos na pista, visto que Fernando Alonso abandonou a disputa.
História de Lawson na F1
Lawson iniciou a trajetória na Fórmula 1 no fim de 2023, substituindo o australiano Daniel Ricciardo por lesão durante cinco provas. No ano passado, Ricciardo foi demitido da RB por maus resultados, e Lawson foi o escolhido para ficar com a vaga. O piloto da Nova Zelândia teve desempenho regular e somou quatro pontos em seis corridas.
Liam Lawson tem início difícil na RBR e já encara pressão
QIan Jun/Paddocker/NurPhoto via Getty Images
A RBR se caracteriza por dar oportunidade aos pilotos mentorados em sua academia – e a RB é tida como uma equipe formadora para a escuderia principal. Com isso, o time de Milton Keynes viu em Lawson um bom substituto para o mexicano Sergio Pérez, demitido depois de cometer erros e não conseguir acompanhar o ritmo de Max Verstappen na última temporada.
Tsunoda, que está na RB desde 2021, também teve o nome considerado para a vaga. No entanto, a RBR optou por promover Lawson e manter o japonês na RB. O nome de Yuki era tido, inclusive, como um candidato a deixar a Fórmula 1 no fim de 2025. geRead More