Respaldado pela direção, aprovado pela torcida? Quinteros completa três meses de Grêmio

Na partida de sábado, contra o Atlético-MG, treinador será cobrado por melhora no desempenho do time Quinteros trabalha para definir time titular do Grêmio para sábado
Quando entrar no gramado da Arena para a estreia no Brasileirão diante do Atlético-MG, às 18h30 de sábado, o técnico Gustavo Quinteros terá ultrapassado a marca de 90 dias à frente do Grêmio.
De maneira metafórica, nesta sexta-feira o argentino naturalizado boliviano encerrou o período que empresas privadas costumam chamar de “contrato de experiência”. Porém, mesmo mantido no cargo, ele segue em busca de aprovação.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O trabalho de Quinteros está respaldado pela direção, mas é uma incógnita para a torcida, que espera ver evolução no time já diante do Galo. A desconfiança da massa tricolor se reflete na mobilização para o jogo: até a tarde de quinta-feira, apenas 3.191 ingressos haviam sido vendidos.
Veja também
+ Grêmio fez proposta por algoz de Quinteros
+ Quinteros repetiu a escalação apenas duas vezes
+ Grêmio tem retorno de selecionáveis para estreia
Entre constantes alterações na equipe titular, por lesões ou escolhas do próprio treinador, o Tricolor chegou à final do Gauchão. Oscilou de goleadas empolgantes contra equipes frágeis — Caxias, Monsoon, São Luiz e Pelotas — a doses de sofrimento diante dos times da Série A do Brasileirão — Juventude e Inter.
— Não tenho dúvidas de que foi uma questão de encaixe do time. Tivemos nove contratações e 12 ou 13 saídas. Teve atleta que jogou um jogo só (Luan Cândido). Na final, enfrentamos um time que tinha mais conjunto, que estava mais encaixado — comentou o vice-presidente de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, em conversa recente com o ge.
Gustavo Quinteros foi anunciado como técnico do Grêmio em 28 de dezembro.
Lucas Uebel / Grêmio Divulgação
O Grêmio em 2025
14 jogos
6 vitórias
5 empates
3 derrotas
27 gols marcados
13 gols sofridos
54% de aproveitamento
Campeão argentino com o Vélez Sarsfield em 2024, Quinteros tem crédito com a diretoria. A perspectiva de que haverá evolução foi colocada pelo presidente Alberto Guerra inclusive no momento mais doído da temporada.
— A gente obviamente queria ganhar, mas sempre um ganha e o resto não presta. São profissionais extremamente qualificados, sabem do potencial, do momento do clube, do time, do treinador, da adaptação inclusive do treinador a um país novo, do estilo de jogo. Estamos contentes com o que a gente tem visto e sabemos que vamos melhorar — argumentou Guerra na entrevista coletiva depois da segunda partida da final do Gauchão.
Nas últimas duas semanas, Quinteros teve o tão esperado tempo para trabalhar com o grupo. Não pode contar com Braithwaite, lesionado. Aravena, Cristian Oliveira e Villasanti somaram-se ao elenco na quinta-feira após servirem às respectivas seleções.
O que dá para esperar do time do Grêmio?
Nos recentes treinamentos, o técnico testou diferentes formações. Uma delas, utilizada no jogo-treino contra o Azuris, teve Edenilson junto de outros dois volantes — no caso, Camilo e Dodi. Esse modelo apareceu no Gre-Nal do Beira-Rio, com Villasanti em vez de Dodi.
Além disso, Quinteros também treinou o modelo com Cristaldo e Monsalve juntos, retirando um dos volantes. A tendência é que o treinador não abra mão de dois atacantes nas pontas: Aravena ou Amuzu na esquerda e Cristian Oliveira na direita.
Ouça o podcast ge Grêmio
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More