Athletico e Coritiba voltam a jogar juntos a Série B depois de 30 anos; veja como foi a última vez

Em 1995, rivais estiveram lado a lado na Segunda Divisão e conquistaram os acessos à elite Assista ao primeiro episódio da série “Rebobinando 95”
A temporada de 2025 da Série B do Brasileiro trará um reencontro histórico entre Athletico e Coritiba, que voltam a disputar a mesma edição da competição após 30 anos. A última vez em que os dois clubes paranaenses se encontraram na segunda divisão nacional foi em 1995, com ambos garantindo o acesso.
Mais notícias do Athletico
Leia mais notícias do Coritiba
Naquela edição, que contou com 24 clubes e quatro fases, o Athletico se destacou desde o início, confirmando o favoritismo e terminando as fases seguintes sempre na primeira colocação. O Coritiba também teve um bom desempenho e garantiu o acesso junto com o rival.
O jogo do título do Athletico foi uma vitória por 4 a 1 sobre o Central-PE, na Baixada. Os gols foram marcados por Oséas (duas vezes), Everaldo e Paulo Rink.
— Fizemos parte daquele grupo maravilhoso. Quando fala Oséas e Paulo Rink, você lembra do Athletico Paranaense. Isso é importante. Tínhamos um grupo muito forte, e Oséas e Paulo Rink fizeram parte daquela história — disse o ex-atacante Oséas.
Paulo Rink e Oséas no Athletico de 1995
Athletico
Clique aqui e siga o canal ge Athletico no WhatsApp
Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
O Coritiba passou por altos e baixos naquela Série B. Paulo Cesar Carpegiani iniciou como treinador, mas foi dispensado no meio da competição. O ídolo Dirceu Krüger assumiu de forma interina e o acesso foi conquistado sob o comando de Lori Sandri.
No elenco, nomes consagrados como Ademir Alcantara e Pachequinho, além de um jovem que despontava como joia: Alex, que marcou o primeiro gol como profissional justamente contra o rival Athletico, na vitória por 3 a 0.
— Esse foi um Athletiba especial por vários motivos. O Coritiba conquistou o acesso à primeira divisão, marquei meu primeiro gol em um clássico e participei da jogada do último gol, marcado pelo Pachequinho — contou o ex-camisa 10.
alex 1995 coritiba x atlético-pr atletiba
reprodução/RPCTV
Outros encontros na Série B
Antes da campanha vitoriosa de 1995, Athletico e Coritiba já haviam disputado a Série B juntos em 1994, mas sem sucesso. Na temporada anterior ao acesso, o Furacão terminou em sexto lugar, e o Coxa como 14º colocado.
A primeira vez em que os dois clubes se encontraram na segunda divisão foi em 1990, com o Athletico terminando em segundo lugar e o Coritiba, entre os últimos colocados.
Após 1995, os dois clubes voltaram a cair para a Série B em diferentes ocasiões, mas nunca disputaram a mesma edição da competição. O Coritiba jogou a Série B em 2006, 2007, 2010, 2018, 2019, 2021, 2023 e 2024, enquanto o Athletico disputou a segunda divisão apenas em 2012.
Os jogadores que vestiram as camisas de Athletico e Coritiba
O reencontro em 2025 se deve ao rebaixamento do Athletico na última temporada e à permanência do Coritiba na Série B. O Athletico terminou o Brasileirão de 2024 em 17º lugar, com 18 derrotas em 38 jogos. Já o Coritiba fez sua pior campanha na Série B em 2024, terminando em 12º lugar, com apenas 14 vitórias em 38 jogos.
A Série B de 2025 promete ser emocionante para os torcedores paranaenses, com dois clássicos Athletiba já agendados: o primeiro na Ligga Arena, entre 27 e 29 de junho, e o segundo no Couto Pereira, entre 24 e 26 de outubro.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr geRead More