Bortoleto admite largada ruim no Japão: “A parte boa foi só terminar a corrida”

Brasileiro saiu mal, caiu para último na primeira volta do GP do Japão e encerrou a prova em 19º. Piloto da Sauber ressaltou dificuldade para ultrapassagens em Suzuka Conheça a história de Gabriel Bortoleto, piloto brasileiro da F1
Depois de largar em 17º, Gabriel Bortoleto teve uma corrida de pouco brilho no Japão e terminou na 19ª e penúltima posição. Ainda sem pontuar no campeonato, o brasileiro pouco pôde fazer com o limitado carro da Sauber, especialmente depois da largada ruim que teve.
O novato não teve o monoposto totalmente sob controle quando a prova começou e acabou sendo ultrapassado por Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll; com isso, caiu para último ainda na primeira volta. Depois da prova, Bortoleto admitiu o mau início, mas fez a ressalva de que Doohan e Stroll estavam com pneus macios, enquanto ele usava compostos duros:
– Sobre a estratégia, a gente decidiu antes da corrida e assumiu ela. Minha largada não foi muito boa, não consegui sair bem. Tinham dois pilotos com pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia ficar na frente deles na largada. Dava para ter segurado o Ocon, mas ele teve uma largada um pouco melhor do que a minha e me passou – falou à “Band”.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Veja classificação atualizada do Mundial da F1
Próxima corrida da F1: data e horários do GP do Bahrein
Gabriel Bortoleto no GP do Japão de Fórmula 1
Sam Bloxham/LAT Images
Durante a prova, Bortoleto teve ritmo semelhante ao dos pilotos no pelotão do fundo e ficou à frente de Stroll, único a fazer duas paradas. Nas últimas voltas, cinco carros disputavam posições e Bortoleto conseguiu tirar a distância de 2s5 que tinha em relação a Ocon.
Verstappen e Norris se divertem com lance polêmico no GP do Japão
Antonelli se torna piloto mais novo a liderar corrida na história da F1
No entanto, o brasileiro – assim como os outros pilotos – teve dificuldade em achar brechas na pista de Suzuka, que possui poucos pontos de ultrapassagem, mesmo com a ativação do DRS (sistema de redução de arrasto). Sendo assim, teve que se contentar com a penúltima colocação.
– A gente sabe que Suzuka é um circuito muito difícil de ultrapassar, a gente só é capaz quando tem uma vantagem muito grande. No final, eu estava bem mais rápido que o Ocon, mas estava difícil. (…) A parte boa de hoje foi só terminar a corrida, entender os pneus. Entre os caras na minha frente, eu era quem tinha mais pneu. Acho que se a pista tivesse mais oportunidade de ultrapassar, eu conseguiria – concluiu.
Gabriel Bortoleto no GP do Japão da F1 em 2025
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Bortoleto é um dos cinco pilotos que ainda não somaram pontos na Fórmula 1 em 2025; além dele, Fernando Alonso, Jack Doohan, Liam Lawson e Pierre Gasly seguem zerados. A melhor colocação do brasileiro foi o 14º lugar, no GP da China.
A F1 retorna já na próxima semana, em 13 de abril, com o GP do Bahrein. A etapa no Circuito de Sakhir é válida como a quarta da temporada; veja o calendário completo. geRead More