Com um terço dos jogos do Vitória, Universidad de Quito vem a Salvador após 1ª derrota no ano

Veja como chega equipe equatoriana para jogo desta quarta-feira, contra o Leão O Vitória vai voltar a fazer uma partida internacional depois de quase nove anos nesta quarta-feira, contra o Universidad Católica de Quito, na estreia pela Copa Sul-Americana 2025. Pela frente, o Rubro-Negro vai ter um adversário que está na quinta posição de sua liga nacional, mas que acabou de sofrer a primeira derrota nesta temporada.
Siga o ge Vitória nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Vitória em 2025
Uma das principais diferenças entre os clubes está no calendário. Ao fim da partida do Barradão, o Vitória terá disputado o triplo de partidas do Universidad: 24 contra oito. A proporção se mantém ao analisar o número de derrotas, já que, no último domingo, quando os baianos sofreram a terceira na temporada, os equatorianos foram superados pela primeira vez.
Vitória conhece adversários na Copa Sul-Americana
+ Grupo do Vitória na Copa Sul-Americana 2025: veja análise dos adversários
Treinado por Diego Martínez, o Universidad foi derrotado pelo Vinotinto, fora de casa, por 3 a 2. Em jogo da sexta rodada do Campeonato Equatoriano, os equatorianos chegaram a fazer 2 a 1, mas sofreram a a virada. O resultado fez com que o retrospecto fora de casa ficasse equilibrado: em três jogos como visitante em 2025, voltou para casa com uma vitória, um empate e uma derrota, resultando em um aproveitamento de 44,4%.
Ismael Díaz, destaque do Universidad Católica
API
Os números gerais nesta temporada melhoram, mas não muito. Em sete jogos, foram duas vitórias, quatro empates e uma derrota, conquistando 47,6% dos pontos. Entre o primeiro e o segundo triunfo, um intervalo de quase um mês (16 de fevereiro a 15 de março). Ao todo, foram 12 gols marcados e seis sofridos em 2025.
A artilharia da equipe é dividida entre o ponta-esquerda Ismael Díaz e o centroavante Byron Palacios, maiores destaques do time. Ambos contribuíram com quatro gols cada, e Palacios lidera o elenco nas participações diretas, já que tem também uma assistência.
Participações nos gols do Universidad de Quito:
Byron Palacios
Ismael Díaz
Mauro Díaz
Azarias Londoño
Gregori Anangonó
Daykol Romero
Luis Cangá
Todos os gols da equipe foram marcados pelo quarteto ofensivo que costuma ser titular: Palacios no comando, com Ldondoño na direita, Mauro Díaz como armador e Ismael Díaz na esquerda. Aliás, o time titular do Universidad é bastante marcado, com poucas alterações entre os jogos.
A equipe principal é formada por: Johan Lara (Rafael Romo); Gregori Anangonó, Luis Cangá, Carlos Medina e Luis Castillo; Rooney Troya e Jerónimo Cacciabue; Azarias Londoño (Daykol Romero), Mauro Díaz e Ismael Díaz; Byron Palacios.
Tabu contra brasileiros
Cruzeiro em vitória sobre o Universidad de Quito pela Sul-Americana
Fernando Moreno/AGIF
Nos dois confrontos com o Vitória no Grupo B, o Universidad Católica de Quito vai ter a missão de quebrar um tabu desde 2017. Em seis jogos contra brasileiros, todos pela Sul-Americana, os equatorianos nunca conseguiram vencer: foram cinco derrotas e um empate em compromissos diante de Cruzeiro, Santos e Fluminense.
Agora cabe ao Vitória manter a sequência positiva entre os brasileiros. O jogo está marcado para as 21h30 (horário de Brasília) desta quarta, no Barradão, e é válido pelo Grupo B da competição.
*Sob supervisão de Ruan Melo geRead More