Gustavo Quinteros é bom de Sul-Americana? Veja o histórico do treinador do Grêmio

Treinador já comandou cinco equipes diferentes na competição que começa nesta quarta-feira para o Grêmio, contra o Sportivo Luqueño ge Grêmio projeta a estreia na Copa Sul-Americana
Se vencer a Sul-Americana de 2025, o Grêmio dividirá o ineditismo do título com o técnico Gustavo Quinteros. Nesta quarta-feira, a equipe gaúcha estreia no Grupo D da competição continental diante do Sportivo Luqueño, às 21h30, no Defensores del Chaco.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O mais longe que o treinador chegou na competição foram as quartas de final de 2014, quando estava no comando do Emelec e acabou eliminado pelo São Paulo. Perdeu por 4 a 2 no Morumbis e venceu por 3 a 2 no Equador. Faltou um gol para levar a decisão aos pênaltis. (Veja o histórico de Quinteros na Sul-Americana no fim do texto)
Mas esta não foi a única vez na qual Quinteros teve um time brasileiro como algoz. Em 2022, treinava o Colo-Colo que venceu o Inter por 2 a 0 no Chile, mas perdeu por 4 a 1 no Beira-Rio e ficou pelo caminho nas oitavas.
Gustavo Quinteros foi tietado por gremistas no aeroporto
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
No ano seguinte, também com o Colo-Colo, parou diante do América-MG, na fase de playoffs, antes das oitavas de final. A equipe chilena venceu por 2 a 1 em casa e foi goleada por 5 a 1 em Minas Gerais.
Veja também:
+ Braithwaite viaja para estreia na Sul-Americana
+ Os 50 inscritos na competição
+ Presidente diz que Grêmio “atrai multidões” no continente
Em outras quatro oportunidades, os times de Gustavo Quinteros não chegaram sequer à fase de grupos, caindo na etapa preliminar ou na chamada “segunda fase”. No total de oito participações das quais se tem registro, chegou duas vezes às oitavas de final, uma aos playoffs e uma nas quartas.
O Tricolor estreia na competição diante do Sportivo Luqueño nesta quarta, às 21h30min, no estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai. A provável escalação tem: Tiago Volpi; Igor (João Lucas), Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Camilo, Villasanti e Edenilson (Cristaldo); Cristian Olivera, Amuzu (Aravena) e Arezo (Braithwaite).
Gustavo Quinteros da Sul-Americana
2008 – Blooming (Bolívia) – Eliminado na fase preliminar para o Olimpia, do Parauai
2010 – Oriente Petrolero (Bolívia) – Eliminado na segunda fase para o Tolima, da Colômbia
2012 – Emelec (Equador) – Eliminado nas oitavas de final para a Universidad de Chile
2013 – Emelec (Equador) – Eliminado na segunda fase para a Universidade Católica, do Chile
2014 – Emelec (Equador) – Eliminado nas quartas de final para o São Paulo
2019 – Universidad Católica (Chile) – Eliminado na segunda fase para o Independiente Del Valle, do Equador
2022 – Colo-Colo (Chile) – Eliminado nas oitavas de final para o Inter
2023 – Colo-Colo (Chile) – Eliminado nos playoffs para o América-MG
Ouça o podcast ge Grêmio
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More