Inter x Sport: polícia diz que banana estava em copo plástico arremessado ao banco de reservas

Delegada responsável pelo suposto caso de racismo afirma que autora do arremesso ao banco de reservas do Sport será ouvida ainda nesta semana Inter é denunciado pela Procuradoria do STJD por caso de racismo contra atletas do Sport
A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira uma atualização sobre o suposto caso de racismo na partida entre Inter e Sport, disputada em Porto Alegre, pela 3ª rodada do Brasileirão Feminino.
Segundo a delegada Tatiana Bastos, diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância, imagens enviadas pelo Internacional à autoridade policial mostram que a ex-jogadora da base colorada, indicada pelo clube como autora do arremesso da banana ao banco de reservas da equipe adversária, teria atirado um copo plástico e, dentro dele, estaria a casca da fruta.
Conforme a policial civil, a menina prestará depoimento nesta semana. Além dela, “outras testemunhas presentes nos momentos dos fatos serão intimadas”, diz o texto.
Denunciados
Na última sexta-feira, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Inter e a equipe de arbitragem pelo fato, ocorrido no dia 31 de março. Na ocasião, um pedaço de banana foi arremessado em direção do banco de reservas do time pernambucano.
A denúncia contra a equipe de arbitragem é por omissão à aplicação do Protocolo Antirracista, previsto no Regulamento Geral de Competições da CBF. Desde que o protocolo começou a valer em 16 de maio de 2024, quando a Fifa publicou uma circular sobre o tema, é a primeira vez que a arbitragem é denunciada pela Procuradoria do STJD.
Devem responder pelo caso a árbitra Cássia Franca de Souza, as assistentes Ariela Duarte da Silveira e Estefani Adriati Estrela da Rosa e a quarta árbitra Andressa Hartmann.
Elas poderão ser julgadas por infração ao artigo 261-A, do CBJD, cujo texto diz o seguinte: “Deixar o árbitro, auxiliar ou membro da equipe de arbitragem de cumprir as obrigações relativas à sua função”. A pena prevista é de suspensão de 15 a 90 dias, além do pagamento de multa.
Inter já identificou responsável por arremessar casca de banana contra atletas do Sport
No dia seguinte ao jogo, o Inter afirmou que uma de suas atletas da base foi responsável por atirar a banana em direção ao banco de reservas do Sport. Ela teve o contrato rescindido.
O clube gaúcho foi denunciado em três artigos do CBJD, pelos atos discriminatórios e por não ter enviado formalmente à Justiça Desportiva o nome da atleta responsável pelo ato.
A Procuradoria pede que o clube seja punido com a perda de 3 pontos no Brasileirão Feminino, além do pagamento de multa de R$ 100 mil. Antes do julgamento do caso, o clube já foi punido pelo presidente do STJD com a perda de três mandos de campo. geRead More