Musk deixa governo nas próximas semanas, informou Trump a seu círculo íntimo, segundo site
De acordo com fontes do site “Político” que pediram anonimato, o presidente dos Estados Unidos segue satisfeito com o trabalho do bilionário, mas os dois chegaram à decisão mútua. Elon Musk e Donald Trump em conversa com jornalistas no Salão Oval em fevereiro
REUTERS/Kevin Lamarque/Foto de arquivo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ao seu círculo íntimo, incluindo membros de seu gabinete, que Elon Musk deixará o governo nas próximas semanas, segundo o site “Político”.
De acordo com três fontes que falaram em condição de anonimato, o republicano continua satisfeito com o trabalho do bilionário como seu conselheiro e líder do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), porém os dois chegaram à decisão de forma mútua.
Um alto funcionário do governo disse que Musk provavelmente manterá um papel informal como conselheiro e continuará a ser um rosto ocasional nos arredores da Casa Branca.
Outro afirmou que qualquer um que pense que Musk vai desaparecer completamente da órbita de Trump está “se enganando”.
Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A transição, disseram as fontes do site, provavelmente corresponderá ao fim do tempo de Musk como um “funcionário especial do governo”, um status especial que o isenta temporariamente de algumas regras éticas e de conflito de interesses, que dura 130 dias.
O anúncio teria sido feito durante uma reunião de gabinete em que Musk estava no dia 24 de março.
“Elon, quero agradecer a você. Sei que você passou por muita coisa”, disse Trump ao bilionário, em frente a repórteres após a reunião, mencionando ameaças de morte e a onda de vandalismo direcionado aos carros construídos pela Tesla antes de chamá-lo de “patriota” e “amigo meu”.
Ambos já haviam dado sinais de uma possível saída do empresário. Na quinta-feira passada, em entrevista à Fox News, ao ser questionado se ele estaria pronto para sair quando seu status especial de funcionário do governo expirasse, Musk essencialmente declarou missão cumprida:
“Acho que teremos realizado a maior parte do trabalho necessário para reduzir o déficit em US$ 1 trilhão dentro desse prazo”.
Na noite desta segunda (31), Trump disse aos repórteres: “Em algum momento Elon vai querer voltar para sua empresa”. E acrescentou: “Ele quer. Eu o manteria enquanto pudesse mantê-lo”.
A possível retirada de Musk do governo Trump ocorre em um momento em que alguns de seus membros e muitos aliados externos estão frustrados com a imprevisibilidade do bilionário e, cada vez mais, o veem como um fardo político.
Boné exaltando Trump em reunião de gabinete
Elon Musk durante reunião na Casa Branca
REUTERS/Carlos Barria
Há 10 dias, durante uma reunião de gabinete da Casa Branca, Elon Musk usou um boné para exaltar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O acessório vermelho, da cor do Partido Republicano, tinha os números 45 e 47 – uma referência aos mandatos do presidente – na lateral e a frase:
“Trump estava certo sobre tudo”.
Líder do chamado Departamento de Eficiência Governamental, mais conhecido como DOGE, que vem promovendo grandes cortes em departamentos do governo e na força de trabalho federal, Musk afirmou durante a reunião que membros de sua equipe vêm recebendo ameaças de morte diariamente.
45 e 47, na lateral do boné de Elon Musk, são referência aos mandatos de Trump na Casa Branca
REUTERS/Carlos Barriag1 > Mundo Read More