Por título inédito, Atlético-MG inicia 10ª participação na Sul-Americana e busca reescrever história

Galo estreia nesta terça-feira, contra o Cienciano, do Peru, em Cusco; melhor campanha do Galo na competição foi semifinal em 2019 O Atlético-MG inicia nesta terça-feira a busca por um título inédito na história centenária do clube. O Galo enfrenta o Cienciano, do Peru, às 21h30 (de Brasília), no estádio Garcilaso de la Vega, em Cusco, pela Sul-Americana. Esta é a décima participação do Atlético na competição.
+ Clique aqui e siga o canal da torcida do Galo no WhatsApp!
ge Atlético analisa estreia na Copa Sul-Americana contra o Cienciano
Mais notícias do Atlético
Menino se reencontra e lembra fase ruim: “Mulheres, amigos e festas”
O Atlético volta a disputar a competição depois de cinco anos. A última vez foi em 2020, quando foi eliminado na primeira fase para o Unión, da Argentina, ainda com o técnico Dudamel no comando. De lá para cá, o clube sempre esteve presente na Libertadores.
Agora, cinco anos depois, o torcedor tem a chance de ver o clube alvinegro escrever uma nova história na Sul-Americana. A melhor campanha do Atlético na competição foi em 2019, quando chegou a semifinal. Caiu para o Colón, da Argentina, nos pênaltis, com Réver e Cazares desperdiçando as batidas.
A primeira participação foi em 2003. O clube caiu ainda na fase preliminar somente com brasileiros. Venceu o Corinthians e perdeu para o Fluminense, terminando em segundo lugar no Grupo 2. No ano seguinte, em 2004, também saiu na fase preliminar ao ser derrotado duas vezes pelo Goiás.
Time do Atlético-MG
Gilson Lobo/AGIF
O Atlético voltaria à competição em 2008, quando foi eliminado para o Botafogo, com duas derrotas ainda na primeira fase. Na temporada seguinte, um reencontro com o Goiás e nova eliminação, desta vez nos pênaltis, após dois empates.
Em 2010, o Galo avançou mais, chegou as quartas de final da competição e parou no Palmeiras. Com um empate e uma derrota, a equipe deu adeus a competição. Em 2011, mais uma vez, o Botafogo foi a pedra no caminho. Eliminação na segunda fase para o time carioca com duas derrotas.
Júnior Santos cria rap para o Atlético-MG na Sul-Americana
O Galo só voltou à Sul-Americana em 2018. Em 2012, não esteve presente em competições internacionais. Em 2013, venceu a Libertadores iniciando a sequência de cincos anos seguidos no maior campeonato de clubes do continente. O Atlético retornou à Sula em 2018. Foi eliminado pelo San Lorenzo, da Argentina, após um empate e uma derrota ainda na primeira fase.
Ao todo, Galo tem 28 jogos, com 10 vitórias, seis empates, e 12 derrotas na Sul-Americana. Em 2025, o Alvinegro está no Grupo H da competição. Além do Ciencieno, do Peru, o Atlético vai encarar o Caracas, da Venezuela, e o Deportivo Iquique, do Chile.
Números do Atlético na Sul-Americana:
Jogos: 28
Vitórias: 10
Empates: 6
Derrotas: 12
Gols marcados: 29
Gols sofridos: 34
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
Ouça o podcast ge Atlético
geRead More