Profecia caseira se cumpre na Europa e alavanca sonho olímpico de prudentino em Portugal

Bom rendimento em provas nacionais da base do atletismo português faz jovem nascido no Oeste Paulista honrar prognóstico feito por treinador renomado Feita na pista de atletismo da Unesp em Presidente Prudente, a profecia relacionada à vida de João Elias Alves Lima se cumpriu a cerca de 8.000km do Oeste Paulista, do outro lado do Atlântico. E o prognóstico, feito há quase 15 anos, saiu de quem entende do assunto: o renomado treinador Dino Cintra.
João Elias faz 17 anos no próximo dia 1º de maio. Desde os 9, ao lado da família, está em Portugal. O pai, Ricardo Lima, atualmente não trabalha mais diretamente no campo esportivo, porém chegou a integrar o atletismo prudentino antes da ida em definitivo para a Europa. Além de atleta, foi profissional da área de educação física.
Prudentino João Elias foi vice-campeão sub-20 português
Ricardo Lima/Cedida
O incentivo inicial dentro de casa contribuiu para que, nas disputas mais recentes, João Elias conquistasse um resultado surpreendente até para o próprio jovem. Ainda pertencente à categoria sub-16, ele conquistou o segundo lugar nacional da categoria sub-20, nos 60m com barreiras. A competição indoor (pista coberta) também foi realizada em pista curta.
– Tenho gostado muito dos resultados. Não estava à espera de ser vice-campeão nacional sub-20, esperava um terceiro, quarto lugar. Daqui para frente, é melhorar. Vamos para cima deles – comentou o jovem.
– Pesa muito quando a gente vê o nosso filho nas pistas, ele ali uniformizado, pronto para sair no tiro. A adrenalina é muito grande, o sentimento, o peso, às vezes eu fecho o olho, me sinto muito mais nervoso do que quando eu ia competir – descreveu o pai.
Também recentemente, João Elias trocou de clube no cenário português. A troca envolveu dois grandes nomes, conhecidos dos torcedores de futebol. Ele deixou o Sporting e se transferiu ao Benfica.
Elton e João Elias, ao lado da bandeira do tradicional clube de Lisboa
Cedida
Essa movimentação faz entrar na história mais um prudentino. E este tem dedicação até hoje destinada à modalidade: o técnico Elton Ribeiro de Queiroz.
Ricardo e Elton se conhecem desde a época em que moravam no Oeste Paulista. Aliás, ambos trocaram convites para apadrinhamento em seus casamentos. Os caminhos se cruzaram em Portugal, e agora João Elias se aperfeiçoa nas pistas ao lado do “compadre” do pai.
– A troca foi muito tranquila. Tenho muito gratidão ao que o Sporting fez por mim. Ocorreu porque decidi acompanhar o treinador nesta nova jornada – explicou João sobre a mudança.
– Cá em Portugal, o trabalho com o João Elias está a ser desenvolvido há três anos. Vimos nele diferenciais que em outros garotos não se notam: velocidade, elasticidade, coordenação e força – avaliou Elton.
João Elias detalhou também que a rotina em Portugal está agitada, com pouco tempo até para ficar em casa. Ele estuda em tempo integral e cursa o 10º ano de desporto. Os treinos são realizados na pista Moniz Pereira, em Amadora, na região metropolitana de Lisboa.
Elton também chegou a Portugal em 2018. Lá, reside com a esposa e duas filhas. O início nas pistas se deu aos 13 anos, por meio do irmão, e foi atleta dos 15 aos 28. A ida para Portugal ocorreu após ter contato com João Ribeiro, treinador da seleção portuguesa, em um camping realizado em Prudente.
Pista Moniz Pereira, em Lisboa, local de treinos do prudentino
Sofia Serra/Câmara Municipal de Lisboa/Divulgação
Conforme a dupla, a agenda dos próximos meses está cheia acerca dos objetivos. O nacional da categoria sub-18 é um dos alvos. Os 100m e o 110m com barreiras são as provas de ofício da promessa. Ainda no radar, está um festival continental para a juventude, além do nacional sub-20 outra vez.
– Penso que essa crescente baseia-se não somente nos treinos, mas também em sua maturidade, determinação, seriedade, concentração e coragem. Pois há muitos atrativos para jovens nessa idade, que tiram o foco, e ele está indo na contramão dessas oportunidades, por isso, os resultados vêm. Assim digo o mesmo do restante do meu grupo. Temos atletas com marcas expressivas, recordistas nacionais, campeões nacionais e atletas que estão entre os 25 melhores do mundo – disse o técnico prudentino, sobre o trabalho de João e sobre o que ele vem desenvolvendo com outros atletas em Portugal.
Primeira impressão
Ricardo Lima lembrou que, quando João Elias tinha cerca de 3 anos e meio de idade, levou o filho a um treino em Prudente. Por lá, dentre atletas e treinadores conhecidos no meio, estava Dino Cintra. E o primeiro “teste” feito pelo pequeno atleta deixou uma boa impressão até para o experiente técnico.
– O começo com o João foi uma coisa muito interessante. Levei ele à pista da Unesp, e o Dino Cintra estava com alguns competidores do salto em distância. E o João comigo começou a brincar. E o Dino disse: “Deixa eu fazer um teste com ele.” Ele fez alguns testes, no salto em distância e em velocidade. Ele olhou para mim e disse: “Olha, o João vai ser muito melhor do que você. O João é muito veloz, tem uma capacidade muito grande.” – lembrou Ricardo.
Primeiro contato de João Elias com o atletismo ocorreu em Prudente, onde ainda residem familiares dele e do técnico Elton
Vinicius Alonso / TV Fronteira
Sonho impulsionado
Embora de forma comedida, com os “pés no chão”, é praticamente unânime a visão do trio quando o assunto diz respeito aos sonhos nas pistas. Todos demonstram ter ciência do desafio à frente, porém não abrem mão do direito de sonhar alto. Elton ressaltou a necessidade de crescer degrau a degrau.
– O sonho de qualquer atleta, não só do atletismo, é estar nas Olimpíadas. É isso, mas sou pé no chão. Não crio muitas expectativas, vejo que estou no caminho. É difícil, preciso trabalhar muito para isso, mas acredito que vou conseguir – finalizou João Elias.
Veja mais notícias sobre o esporte no Oeste Paulista geRead More