Renato destaca reencontro de Ganso e Thiago Silva com Neymar em vitória do Fluminense: “Colírio para os olhos”

Treinador também valoriza gol no fim: “Não pode desistir em momento algum” O técnico Renato Gaúcho destacou o reencontro de Ganso e Thiago Silva com Neymar na vitória do Fluminense sobre o Santos, por 1 a 0, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Sem poupar elogios ao trio durante a coletiva de imprensa depois do jogo, o técnico falou da admiração que tem por eles e desejou um bom retorno aos gramados ao craque do Santos, que entrou no segundo tempo da partida.
Fluminense x Santos – Renato Gaúcho
André Durão
– A bola respeita demais eles. São jogadores muito acima da média, que o próprio adversário admira, que é bonito ver eles jogando, em todos os sentidos, e são jogadores que fazem falta no futebol brasileiro. Espero que o Neymar não se machuque mais, que ele possa voltar a ter uma sequência muito boa, para que ele possa ajudar também a seleção brasileira. Então são jogadores que você vê, e é bonito demais de ver. Até porque hoje em dia, infelizmente, a gente tem poucos jogadores que decidem. E quando a gente vê esses jogadores decidindo, jogando, realmente é um colírio para os olhos.
Samuel Xavier e Renato Gaúcho
André Durão
Depois do apito final do jogo, Renato Gaúcho deu um abraço em Neymar e conversou com o jogador do Santos de forma descontraída. Na entrevista coletiva, o treinador afirmou que não fez marcação individual no craque e explicou a conversa entre os dois. Antes de sair da sala de imprensa, o treinador ainda fez uma brincadeira com o atacante do Santos sobre o DVD que costuma mostrar aos jogadores.
– Quanto ao Neymar, ele veio brincar comigo depois do jogo: “Pô, você colocou um jogador para me marcar o jogo todo”. Eu falei: “Quer o que? Quer jogar livre? Então eu volto a jogar também (risos). Se me deixarem jogar, eu jogo”. Não coloquei especificamente o Samuel para marcá-lo. O Neymar é muito inteligente, então por qualquer setor que ele cai o jogador que está lá tem que pegar ele, tem que marcar. E é pouco. Ele escapa, vai de um lado para o outro, é um jogador diferenciado, bonito de ver jogar. Gostaria de tê-lo no meu time, mas está no adversário. É bonito vê-lo jogar.
Ninguém vai perguntar se eu vou dar meu DVD para o Neymar? (risos)
Fluminense x Santos – Renato Gaúcho
André Durão
Renato Gaúcho também valorizou o espírito aguerrido da equipe após o gol marcado por Samuel Xavier nos acréscimos. O técnico afirmou ainda que o time ainda precisa corrigir alguns erros, mas que tem ficado satisfeito com a intensidade dos jogadores em buscar os três pontos até o fim.
– Vitória muito importante. A gente não pode desistir em momento algum. Até o juiz apitar, as coisas acontecem. Tivemos uma intensidade muito grande desde o início. Buscamos o gol o tempo todo. Até pelo que fizemos em campo, fizemos por merecer. Enfrentamos uma equipe muito qualificada, que vai dar muito trabalho no Campeonato Brasileiro. O que eu tenho pedido pra eles, o que eu tenho corrigido, a resposta é dentro do campo. Estamos com seis pontos, um ponto atrás dos líderes. É um início de trabalho, temos muita coisa para corrigir. Apesar do pouco tempo, os jogadores têm feito o que temos pedido. O que eu tenho pedido pra eles, o que eu tenho corrigido, a resposta é dentro do campo. Uma equipe com uma intensidade muito alta, que eu gosto de ver, com posse de bola, e a gente podendo dar alegria para o nosso torcedor, que é o mais importante também.
Initial plugin text
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
O Fluminense chegou à segunda vitória consecutiva no Brasileirão e agora soma seis pontos. O time volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Corinthians, na Neo Química Arena às 19h30, pela quarta rodada da competição.
Confira outras respostas de Renato Gaúcho
Pouco tempo para treinar entre os jogos
– O pouco tempo que a gente tem a gente procura aproveitar da melhor maneira possível. Um pouco na prática, no campo, um pouco na sala de vídeo. A cada três dias tem um jogo, vão começar as viagens também, o desgaste é muito grande. Não é porque temos vencido que não temos coisas para corrigir. Melhoramos bastante, mas é importante a gente corrigir e não temos esse tempo. A sala de vídeo é importante, mas gosto muito da prática. O importante é que o grupo já assimilou bem a maneira que eu gosto de trabalhar. Já temos um ganho muito grande, apesar do pouco tempo. Os resultados dizem isso, o que o torcedor tem visto os jogadores fazerem em campo é o trabalho, é um grupo bom de se trabalhar, um grupo inteligente e que quer. Daqui a pouco teremos dificuldades, como qualquer outro time, porque é difícil o treinador chegar em um clube e não ter tempo de trabalhar. Hoje eu gostei muito da equipe pela intensidade que a gente teve, jogando praticamente o tempo todo dentro do campo do Santos. Uma equipe ofensiva, que não dá muitas oportunidades para o adversário. A tendência é ir melhorando, quando tivermos esse tempo a mais vamos melhorar ainda mais.
Samuel Xavier e Neymar discutem em Fluminense x Santos
André Durão / ge
Escalação repetida
– A gente fez uma boa partida contra o Bragantino, então não tinha muito o que mudar. O Ganso não começou porque ele jogou na quinta-feira, ele ficou um longo tempo parado, eu conversei com ele ontem, e ele achou melhor eu começar com outro jogador, ele entraria no segundo tempo, como aconteceu. É importante dar oportunidade para todo mundo, para eu conhecer os jogadores, é um jogo atrás do outro. Todo tempo que pudermos ganhar no campo e no vídeo… Quando corrijo no campo ou no vídeo é para todo mundo. Pelo desgaste, com viagem agora, temos que ter muito cuidado para não perder nenhum jogador.
Samuel Xavier fez o gol da vitória do Fluminense sobre o Santos pelo Brasileiro 2025
André Durão
+ Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Thiago Silva
– Eu segurei a última substituição, fizemos o gol e eu já tinha queimado a última substituição. Temos que esperar 24 horas para ele fazer o exame e ver o que aconteceu na coxa dele. Nos últimos minutos, eu coloquei ele de volante. Vamos esperar o resultado do exame.
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Thiago Santos no lugar do Martinelli
– Eu estava conversando com o Martinelli uns 10 minutos antes e ele estava mostrando um cansaço. Pedi para ele segurar mais. O Thiago tinha pedido para entrar de volante só numa emergência e era o único que eu tinha no banco, por isso que ele entrou no lugar do Martinelli. Também é bom na bola aérea defensiva e ofensiva. Se eu tivesse um volante a mais no banco ele entraria no lugar do Martinelli.
Dificuldade na criação
– Eu conhecia bem o Lima, é um jogador que pode jogar como segundo atacante e volta para ajudar na marcação. Principalmente porque a gente não tinha o Ganso nesse jogo. Não podemos comparar a criação do Lima com a do Ganso. O Ganso tem a qualidade do passe, é bonito vê-lo jogar. O Lima é um cara que ajuda mais em termos de marcação. É importante ter esses dois jogadores, até porque um não pode jogar todos os jogos. Ainda estou observando as características de cada um nos treinamentos, o Lezcano teve oportunidade na quinta e daqui a pouco vai ter mais.
Neymar e Thiago Silva
Lucas Merçon/FFC
Jogo contra o Corinthians
– Vamos curtir esse resto de domingo, essa vitória que foi sofrida, aguerrida. A partir de amanhã a gente começa a pensar no Corinthians. É um jogo muito difícil também, mas o Campeonato Brasileiro não tem jogo fácil para ninguém.
Samuel como ala?
– Dependendo do que o adversário propõe para a gente, eu tenho que jogar com as peças. A partir do momento que eu vi que eu podia soltar os laterais, eu soltei os dois e segurei mais um volante, até porque tinha o Neymar em campo. Foi dessa forma que ganhamos.
Hércules
– Estava com a perna muito pesada durante o jogo, sentiu também e tivemos que tirá-lo. Vai fazer exame amanhã para a gente constatar se tem lesão ou não.
Fluminense x Santos
André Durão
Poupará jogadores na sequência?
– Trabalhar em clube grande é isso, tem que disputar muitas competições e o desgaste é muito grande. Por isso tem que ter um grupo bom, um grupo grande, porque tem horas que você tem que poupar, tem horas que vai perder o jogador por lesão. Sempre falo que eles têm que estar preparados em todos os momentos. Vamos ver jogo a jogo (sobre poupar). Um jogador que está cansado, com perna pesada, temos que poupar para não ter lesão. Isso aí quem vai me dar resposta são os jogadores.
Leia mais notícias do Fluminense
Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More