RÁDIO BPA

BPA CHANNEL
BPA CHANNEL
LIVE

TV BPA

Torcedor chileno dribla distância e mantém de longe a paixão pelo Botafogo: “Fui escolhido”

Torcedor chileno dribla distância e mantém de longe a paixão pelo Botafogo: “Fui escolhido”

José Lizana “virou a casaca” após ouvir histórias sobre Garrincha, tornou-se sócio-torcedor em 2015 e passou a paixão pelo Botafogo à filha A cerca de 3.800 km do Rio de Janeiro, bate um coração ao melhor estilo “fui escolhido”. Chileno e torcedor do Botafogo, José Lizana vai viver nesta quarta-feira a emoção de assistir ao seu time do coração de perto: o Alvinegro enfrenta a Universidad de Chile em sua estreia na Libertadores, às 21h30, no estádio Nacional, em Santiago.
Estrela Solitária: entenda a coincidência que liga o Botafogo ao Chile
Ao ge, o botafoguense contou o início de sua história com o clube, a admiração pelos ídolos Garrincha e Dodô, entre outros, e como passou o Botafogo adiante para sua filha.
+ Escalação do Botafogo: Paiva faz testes no ataque antes de enfrentar a Universidad de Chile
— Meu pai me falava muito do feito épico e da grande habilidade que Mané Garrincha teve em 1962 na Copa do Mundo, praticamente carregando a Seleção nas costas e conquistando aquele título tão precioso em que o Chile ficou em terceiro lugar. Depois disso, ele sempre me falava das habilidades de Garrincha e de como o Botafogo havia se tornado um dos clubes mais importantes da América do Sul, assim como o Santos de Pelé. Essas são as minhas primeiras lembranças de ter ouvido o nome Botafogo pelo meu pai, que também era torcedor do Universidad de Chile. E, depois disso, só me restou investigar — disse.
As histórias contadas pelo pai fizeram com que José virasse a casaca: antes torcedor do O’Higgins, clube chileno da cidade de Rancagua onde chegou a jogar em divisões inferiores, Lizana passou a se identificar com o Botafogo.
+ Estrela Solitária: entenda a coincidência que liga o Botafogo ao Chile
José Lizana é chileno e mantém paixão pelo Botafogo à distância
Arquivo pessoal
— Quando eu tive o primeiro encontro com o Botafogo no Rio de Janeiro, na sede de General Severiano, fiquei chocado e impressionado com a grandeza e a riqueza histórica que o Botafogo tem. Não tive outra opção a não ser dizer que eu não podia ter dois amores. Acho que no coração, pelo menos no meu, só cabe o Botafogo, nenhum outro clube — disse, acrescentando:
— Sinto que fui escolhido porque nesse caminho, quando fiz essa conversão, eu tinha conhecido o Botafogo em Viña del Mar em uma pré-temporada. Estive com os jogadores e naquele time jogava o Dodô, que depois virou o meu ídolo. Pude conversar com eles e os conheci por acaso.
Em 2015, Lizana chamou a atenção do próprio Botafogo após uma campanha da torcida, que visava possibilitar que o chileno se tornasse sócio-torcedor. O sistema de cadastro automático cobrava a inserção de um CPF, documento brasileiro. Após o apelo de torcedores alvinegros, o clube incluiu o chileno em seu quadro de sócios.
+ Veja como está o Estádio Nacional de Santiago, que recebe Universidad de Chile x Botafogo na Libertadores; fotos
José Lizana é chileno e mantém paixão pelo Botafogo à distância
Divulgação/BFR
A distância para o Rio de Janeiro e o estádio Nilton Santos – onde há uma cadeira com seu nome – impede que Lizana acompanhe o time mais de perto, mas ele busca matar a saudade em outros países da América do Sul. O chileno foi à Argentina em duas ocasiões recentes: a final da Conmebol Libertadores, contra o Atlético-MG, e a disputa da Recopa Sul-Americana contra o Racing.
A linhagem botafoguense chilena não termina em José Lizana, que fez questão de repassar a paixão à sua filha de dez anos. O amor pelo Alvinegro também motiva o torcedor a planejar uma intervenção urbana clandestina.
Chileno José Lizana e sua cadeira no estádio Nilton Santos
Arquivo pessoal
— Ela (filha) também tem suas camisas do Botafogo e diz aos colegas da escola que é torcedora, anda por aí carregando uma pequena taça da Libertadores da Universidad Católica e diz, “eu tenho e você não” (o Colo-Colo é o único chileno campeão, em 1991). É muito legal. Eu teria um passaporte brasileiro só para ficar perto do Botafogo — destacou José, acrescentando:
+ Atual campeão, Botafogo estreia na Libertadores com novo técnico e 11 jogadores novos
José e amigos assistem ao jogo entre Magallanes e Botafogo na Sul-Americana
Arquivo pessoal
— Aqui em Rancagua, há uma rua chamada Botafogo. Tenho o plano de intervir e, clandestinamente, colocar “Botafogo de Futebol e Regatas” nas placas. Já tenho o projeto montado, vou colocar os palmares e os troféus que o Botafogo ganhou para que agora se torne oficialmente “Botafogo de Futebol e Regatas”, e não apenas Botafogo. Estou começando esse projeto para poder concluí-lo aqui na minha cidade e fazer com que a rua também se identifique com o clube.
O Botafogo inicia a campanha de defesa do título da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira. O Alvinegro vai a campo às 21h30, no estádio Nacional, para encarar a Universidad de Chile. A partida é válida pela primeira rodada do grupo A.
Initial plugin text
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *