América-MG pede explicações à CBF após polêmicas no jogo com o Coritiba na Série B; veja lances
Veja a análise do VAR do gol anulado do América-MG após toque de mão de Júlio César
Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba no domingo, que tirou o time da zona de rebaixamento, o América-MG deixou a partida na bronca com a arbitragem. O Coelho informou nesta segunda-feira que protocolou um pedido de explicações à Comissão de Arbitragem da CBF sobre a atuação do árbitro e do VAR em dois lances polêmicos no jogo — um gol anulado do América e a interferência da equipe de vídeo em possível pênalti que acabou não sendo marcado para o Coritiba.
O Coritiba também reclamou da atuação da arbitragem na partida — em especial, da não marcação de um pênalti no último lance do jogo. Na manhã desta segunda-feira, a CBF divulgou os áudios que mostram a atuação do VAR nos dois lances.
+ América-MG vence o Coritiba e sai da zona de rebaixamento na Série B
+ Coritiba posta foto de Jacy com rosto ferido e reclama de pênalti não marcado; veja
Choque de Gustavo com Jacy gerou polêmica em América-MG x Coritiba
Reprodução
Gol anulado
A primeira marcação questionada pela equipe mineira foi o gol anulado de Júlio César aos 27 minutos do segundo tempo, quando o clube já vencia o jogo por 1 a 0. Após chute de Rafa Silva, a bola desviou no lateral-esquerdo e entrou. O árbitro Lucas Guimarães Rechatiko Horn validou o gol, mas o anulou em seguida por recomendação da árbitra de vídeo Charly Wendy Straub Deretti.
— A gente tem um braço que está colado, mas esse jogador, quando toca nele, a bola entra direto do gol. É uma revisão factual de imediatez — disse Charly a Lucas na comunicação por áudio.
América-MG reclama de gol anulado contra o Coritiba
Reprodução/ESPN
Ao divulgar o áudio da ação do VAR, a CBF apontou que a regra usada para a anulação do gol está relacionada ao toque de mão ou braço que gera gol no adversário. Conforme a norma, mesmo que o toque ocorra em uma ação acidental, o lance deve ser anulado, com marcação de falta.
O América questiona o critério utilizado para anular o gol, alegando que “as imagens não permitem concluir que a bola toca no braço” do atleta Júlio César. Segundo o clube, por esse motivo, deveria prevalecer a decisão de campo.
Pênalti não marcado
Coritiba reclama de pênalti em derrota para o América-MG
O segundo lance polêmico deixou tanto Coelho, quanto Coxa insatisfeitos. No último minuto dos acréscimos, o goleiro Gustavo subiu na área para afastar um cruzamento e se chocou com Jacy, do Coritiba. Após a trombada, Jacy saiu com um corte no rosto (assista ao lance e à análise do VAR).
O juiz não marcou o pênalti em campo, mas foi novamente chamado à cabine pela árbitra de vídeo, que recomendou a revisão do lance.
— Para mim tem um contato sim e eu entendo como faltoso. […] Lucas, te recomendo uma revisão para possível penal. Vou te mostrar o contato no rosto do jogador [Jacy] — disse Charly, ao chamar o árbitro para ir ao VAR.
Ao assistir às imagens do lance na cabine, Lucas Guimarães interpretou o contato como movimento natural, optou por manter a decisão e não assinalou a penalidade.
— Esse goleiro raspa na bola e depois há um movimento natural [no Jacy]. Existe o toque do goleiro e depois, esse lance para mim é acidental — opina o árbitro.
+ Confira a tabela da Série B
VAR vê pênalti para o Coritiba em lance polêmico
Para o Coritiba, o árbitro deveria ter marcado o pênalti, que daria a chance ao clube paranaense de empatar a partida e seguir com a mesma pontuação do líder Goiás na tabela. O América reclama da interferência do VAR, por não ver “qualquer movimento faltoso” na ação de Gustavo, defendendo que o lance não seria passível de revisão.
Após o jogo, o Coritiba publicou uma foto nas redes sociais que mostra um machucado na testa de Jacy. Em texto assinado por William Thomas, head esportivo do clube, o Coxa citou outros jogos com possíveis erros de arbitragem e destacou que “estará presente na reunião técnica da CBF nesta segunda-feira, exigindo respostas e responsabilização”.
Coritiba posta foto de Jacy com ferimento na testa
Divulgação/Coritiba
– Não aceitaremos que falhas reiteradas de arbitragem comprometam o trabalho desenvolvido por nossos atletas, comissão técnica e diretoria. Nossa posição seguirá firme: cobraremos da CBF e de sua Comissão de Arbitragem mais qualidade, competência e seriedade nas decisões. O Coritiba reafirma ao seu torcedor que não permanecerá inerte diante das injustiças – escreveu o clube.
Com a vitória, o América-MG chegou aos 30 pontos e deixou o Z-4 da Série B, ocupando a 16ª posição. O Coritiba tem 47 pontos e perdeu a liderança para o Goiás, que tem 48 pontos. geRead More


