RÁDIO BPA

TV BPA

GP do Azerbaijão: Verstappen vence e Williams tem 1º pódio em 3 anos; Bortoleto é 12º

GP do Azerbaijão: Verstappen vence e Williams tem 1º pódio em 3 anos; Bortoleto é 12º

Pole position, Max Verstappen conquistou uma vitória segura neste domingo do GP do Azerbaijão liderando de ponta a ponta. O pódio foi completado por George Russell, que foi de quinto a segundo e ajudou a Mercedes a recuperar a vice-liderança do Mundial; e Carlos Sainz, que conquistou seu primeiro top 3 pela Williams e quebrou um jejum da equipe de três anos. Gabriel Bortoleto foi 12º.
Max Verstappen no GP do Azerbaijão
James Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Bortoleto se beneficiou, já na largada, da batida que tirou Oscar Piastri da prova: de 13º, subiu para 12º. Ele superou o mentor Fernando Alonso e entrou na zona de pontuação após os pit stops dos carros à frente. Porém, perdeu posições ao fazer sua parada no 27º giro; de oitavo. Para assegurar ao menos o 12º lugar, o brasileiro passou Esteban Ocon, o colega Nico Hulkenberg e Lance Stroll.
Sainz passou boa parte da prova em segundo lugar, posição que obteve graças ao caos na classificação deste sábado. No entanto, a estratégia da Mercedes de deixar Russell mais tempo na pista fez com que o inglês subisse ao top 3 da prova; a parada do espanhol deixou o piloto da Mercedes na vice-liderança da corrida de forma definitiva. Ainda assim, valeu o
Resultado
A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP de Singapura, válido como a 18ª rodada da temporada. Veja o calendário.
A largada
Enquanto o pole Verstappen conseguia manter a dianteira à frente de Sainz e Lawson com facilidade, mais atrás, em nono lugar, o líder do campeonato Oscar Piastri batia. O australiano queimou a largada e parou novamente, sendo ultrapassado no grid após o apagar das luzes. Depois, passou reto e acertou as barreiras da curva 5.
Com isso, Charles Leclerc subiu uma posição, e Lewis Hamilton, que já havia passado Fernando Alonso do 12º lugar, apareceu em décimo. O espanhol, por sinal, seria punido na volta 6 por também queimar a largada, reagindo instintivamente a Piastri à sua frente. Bortoleto foi outro beneficiado com a retirada do piloto da McLaren indo de 13º a 12º.
No pelotão do meio, Norris encostou em Tsunoda, mas não conseguiu passar o japonês da RBR nas duas curvas seguintes; enquanto o rival ultrapassava Russell, quinto colocado, o piloto da McLaren era superado por Isack Hadjar. Mais à frente, Russell recuperou o quinto lugar. geRead More