Piastri lamenta batida e dias atípicos em Baku: “Erros do início ao fim”
Jornalista Rodrigo França analisa GP do Azerbaijão vencido por Verstappen
A McLaren completou neste domingo do GP do Azerbaijão um fim de semana para esquecer no Circuito de Baku. Depois de ver Oscar Piastri bater na classificação de sábado e Lando Norris obter um discreto sétimo lugar na sessão, a equipe sofreu com o desfalque do australiano na corrida deste domingo: Oscar bateu ainda na largada da prova, erro que classificou como “bobo e simples”.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Hamilton diz que vai se desculpar com Leclerc por não devolver posição; entenda
Verstappen vence em Baku, e Williams tem 1º pódio em quatro anos; Bortoleto é 11º
Oscar Piastri abandona a corrida no Azerbaijão após bater na primeira volta
Rudy Carezzevoli/Getty Images
– Se eu sentisse que a minha cabeça estava em um estado de espírito completamente diferente, seria mais fácil explicar, e também seria um problema para corrigir. Mas este fim de semana foi como qualquer outro. Infelizmente, houve muitos erros do início ao fim, todas as sessões foram confusas. Reparar isso é a prioridade para o futuro – declarou Piastri, após a prova.
Embora tenha demonstrado bom ritmo nos treinos livres desde a sexta-feira, Piastri foi uma das “vítimas” da combinação de ventos fortes com os trechos estreitos e velozes do Circuito de Baku: bateu no Q3, ainda sem tempo de volta marcado, repetindo a sina de outros cinco rivais.
Oscar Piastri bateu na classificação do GP do Azerbaijão da F1 2025
Getty Images
Ele partiu da nona colocação na prova deste domingo e, como se não bastasse o azar do sábado, queimou a largada – Fernando Alonso, atrás do australiano em 11º, reagiu subitamente a Piastri e foi punido com 11s. Piastri ainda parou de movimentar o carro ao perceber o deslize, e aí, foi ultrapassado por vários carros. Porém, foi reto na primeira curva da pista, acionando uma bandeira amarela.
– Certamente não foi o meu melhor momento. Eu simplesmente antecipei demais a largada. Foi um erro bobo e simples, na verdade: não antecipei o ar sujo da maneira que deveria, entrei na curva muito rápido e foi isso. O nível de aderência era baixo, mas eu deveria saber disso. Simplesmente não tomei as decisões certas no momento certo – disse ele, tentando explicar o incidente.
Como resultado, a McLaren pontuou apenas com Lando Norris na corrida. Mas o inglês também não passou ileso; tendo perdido a chance de capitalizar a ausência do colega na classificação, anotou só o sétimo tempo no grid de largada. Neste domingo, Lando ainda foi superado na largada, caiu para nono e prejudicou-se com um pit stop lento, de 4s. Mesmo assim, chegou em sétimo na prova.
Oscar Piastri assiste corrida de longe após abandonar GP do Azerbaijão da F1 em 2025
Rudy Carezzevoli/Getty Images
Os resultados, somados ao terceiro lugar de George Russell (Mercedes), adiaram a decisão do título de construtores – possivelmente a favor da McLaren – para o GP de Singapura. No Mundial de pilotos, Norris diminuiu a diferença na vice-liderança para Piastri, de 31 para 25 pontos.
– No final das contas, senti que o ritmo ainda foi bom neste fim de semana. É raro cometer tantos erros de execução, então estou focado em deixar isso para trás. Eu ficaria muito mais preocupado se esses erros tivessem ocorrido porque eu estava tentando compensar a falta de ritmo ou coisas assim – ponderou Oscar.
Lando Norris e Oscar Piastri nos treinos para o GP do Azerbaijão
Simon Galloway/LAT Images
Chefe da equipe inglesa, Andrea Stella minimizou o impacto do acidente sofrido por seu piloto. O gestor destacou a consistência dele, e tratou o turbulento fim de semana em Baku como um episódio isolado:
– A classificação de ontem não foi boa e hoje não conseguimos melhorar a situação. Na verdade, pioramos ainda mais as coisas com o acidente em que Oscar se envolveu. Foram erros atípicos de Oscar. Mas esperamos que todos tenham se acumulado neste evento e que agora tenhamos tranquilidade para o resto da temporada. Ele é provavelmente o piloto mais sólido e consistente, torcemos para que tenha sido um evento isolado para ele. geRead More


