RÁDIO BPA

TV BPA

Setembro Verde: Mascotes de Remo, Paysandu e Tuna visitam crianças em tratamento na Santa Casa

Setembro Verde: Mascotes de Remo, Paysandu e Tuna visitam crianças em tratamento na Santa Casa

Os mascotes de Remo, Paysandu e Tuna participaram, nesta sexta-feira, dia 26, de uma ação especial na Santa Casa de Misericórdia, em Belém, em alusão ao Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos.
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
Os personagens percorreram setores como o ambulatório pediátrico, a unidade de hemodiálise infantil, a Enfermaria Menino Jesus e o Espaço Acolher, que atende crianças e adolescentes vítimas de escalpelamento. Além da interação lúdica, houve esclarecimentos às famílias sobre a importância da doação de órgãos.
Mascotes de Remo, Paysandu e Tuna levam esperança e alegria a crianças em tratamento na Santa Casa
Ascom Santa Casa
Na hemodiálise infantil, os pacientes receberam atenção especial. A terapeuta ocupacional Fernanda Lobato explicou que as crianças atendidas estão em estágio avançado de doença renal crônica e fazem sessões de quatro horas, três vezes por semana.
— Nosso objetivo é que a hemodiálise seja apenas uma fase de transição até o transplante, que garante melhor qualidade de vida.
Na Enfermaria Menino Jesus, a visita emocionou a família de Walace Brito, de 8 anos, que recebeu um transplante renal no início de setembro. A mãe, Raimunda Pinto, lembrou que o filho passou quase seis anos em hemodiálise após perder os rins devido a um câncer.
— Esse transplante mudou completamente a vida dele, que agora pode sonhar com uma infância normal — disse, emocionada.
Para o coordenador da CET, Alfredo Abud, a parceria com os clubes é estratégica para ampliar o alcance da mensagem.
— Estamos no Setembro Verde, período em que concentramos ações para sensibilizar a população. Contar com Remo, Paysandu e Tuna é fundamental para mobilizar mais pessoas. A doação salva vidas, e cada sim faz a diferença.
Até agosto de 2025, o Pará registrou 193 doações de órgãos e tecidos e realizou 309 transplantes. Atualmente, cerca de 1.500 pessoas aguardam na fila por um rim, córnea ou fígado.
Qualquer pessoa pode ser potencial doadora. Não é necessário registrar declaração em cartório ou em documentos oficiais. O essencial é manifestar o desejo à família, responsável pela autorização legal.
A campanha do Setembro Verde segue com atividades em todo o Estado, incentivando a solidariedade e buscando reduzir o tempo de espera de quem sonha com uma segunda chance de viver. geRead More