RÁDIO BPA

TV BPA

Skatista Sandro Dias quebra recorde mundial ao descer megarrampa em prédio; veja vídeos

Skatista Sandro Dias quebra recorde mundial ao descer megarrampa em prédio; veja vídeos

Assista ao vivo: Sandro Dias desce de prédio em Porto Alegre
Sandro Dias, o Mineirinho, entrou para a história do skate mundial nesta quinta-feira. Aos 50 anos, o skatista paulista quebrou um recorde mundial ao descer de uma altura de 65 metros da megarrampa construída no fachada do prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre.
A marca foi atingida na terceira descida de Mineirinho na rampa gigantesca — nas duas primeiras, ele desceu de alturas de 55 metros e 60 metros, progressivamente. Um último drop (descida, no jargão os skatistas) de uma altura ainda maior, de 70 metros de altura, deve ocorrer na sequência.
O recorde de maior drop já pertencia a Mineirinho e foi obtido durante os preparativos para o evento na capital gaúcha, no início do mês. No dia 7 de setembro, o skatistas atingiu a altura de 64 metros na maior descida. O evento, porém, não foi considerado oficial.
Representantes do Guinness World Records estão em Porto Alegre para conferir o recorde de Mineirinho. Além da maior altura, o skatista também persegue um outro recorde: a maior velocidade alcançada em um skate padrão. O número deve ser confirmado em breve.
Veja o drop de 65 metros
Novo recorde mundial! Sandro Dias, o Mineirinho, faz drop de 65m de altura, o maior da história do skate
Veja o drop de 60 metros
60 metros! Sandro Dias, o Mineirinho, faz novo drop impressionante e chega a 85km/h
Veja o drop de 55 metros
Sandro Dias, o Mineirinho, faz drop de 55m de altura sem cair do skate
A ação promovida pela Red Bull com apoio do Governo do Rio Grande do Sul foi batizada de “Building Drop” e transformou o prédio de 21 andares e 85 metros de altura em uma rampa gigantesca, montada na ala norte do edifício icônico da capital gaúcha.
O próprio formato do prédio lembra uma rampa de skate, o que desde sempre alimentou a imaginação de skatistas e não-skatistas na capital gaúcha. A edificação inaugurada em 1987 abriga secretarias do governo do Rio Grande do Sul, de órgãos públicos e até de uma orquestra.
Longa preparação e testes finais
No início do mês, Sandro Dias esteve em Porto Alegre para testar na estrutura, com descidas em duas plataformas de alturas diferentes para viabilizar o “drop”, como é chamada a descida. Na altura mais baixa fez testes em três oportunidades. Já na plataforma intermediária, Mineirinho desceu mais vezes.
Ao logo da preparação, o skatista treinou com o uso de coletes com mais de 40kg para simular os efeitos de Força-G no corpo, além de testar, com o apoio de motos, altas velocidades em pistas de asfalto para simular o impacto dos ventos e entender a estabilização do skate.
Sandro Dias “Mineirinho” desceu prédio da CAFF de skate
Hexacampeão mundial de skate vertical, Mineirinho já havia participado de uma ação semelhante em 2019, ao dropar uma pista montada na Ponte Estaiadinha, em São Paulo.
A ideia de transformar o prédio em pista de skate não é nova. Desde sua inauguração nos anos 1980, a curva icônica do CAFF alimentava o imaginário dos porto-alegrenses como cenário perfeito para uma manobra radical. O sonho, enfim, virou realidade.
Além do espetáculo esportivo, como contrapartida pelo uso do espaço público, a Red Bull se comprometeu a construir duas novas pistas de skate públicas em municípios gaúchos, fomentando o esporte local.
Sandro Dias, o Mineirinho, concretizará o sonho de descer o edifício de Porto Alegre
Joerg Mitter/Red Bull Content Pool geRead More